TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finalidade da contabilidade

Seminário: Finalidade da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

O objetivo da contabilidade

A contabilidade é a ciência social que estuda o patrimônio das ações, procurando expor resultados ao usuário por meio de análises. Esses usuários podem ser tanto pessoa física quanto jurídica, sendo ela interessada na instituição e nas informações prestadas, referente à empresa a ser analisada. As informações podem ser físicas, financeiras, econômicas e de produtividade.

1. Informações de natureza física: é um complemento aos valores monetários, como número de funcionários, número de clientes de uma empresa, número de serviço de produção, entre outros.

2. Informações de natureza financeira: São os fluxos de caixa, capital de giro, etc.

3. Informações de natureza econômica: São as demonstrações do resultado em exercício, capital e patrimônio.

4. Informação de natureza de produtividade: é a avaliação mista de conceitos físicos e financeiros, como receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.

Dessas informações, as de natureza financeira e econômica constituem a principal parte da contabilidade, enquanto as de natureza física e de produtividade são complementos as demonstrações tradicionais.

A contabilidade tem como objetivo principal expor a situação atual da empresa e fazer com o que o proprietário ou administrador reflita sobre uma situação futura. Esses objetivos devem contribuir em importantes decisões a serem tomadas e interferir de forma positiva no futuro da empresa. Para que isso aconteça, a instituição deve colaborar com alguns fatores. São eles:

1. Divulgação de informações: a empresa deve divulgar a prestadora de serviços responsável pela análise todas as informações necessárias para se obter uma completa avaliação sobre seu patrimônio e resultados. As informações que não estiveram explicitas, devem constar em notas explicativas ou quadros complementares.

2. Ignorar o excesso de burocracia: A contabilidade deve deixar de lado algumas normas jurídicas, visando melhor informar. Deve-se se apegar mais em passar a informação do que como ela está sendo passada.

Ao contrário do que muitos pensam, a contabilidade é uma ciência social, que têm como objetivo informar a empresa da sua situação por meio de resultados. Uma vez feito isso, ela interfere diretamente na tomada de decisões de acionistas, sócios e investidores para contribuir (ou não, dependendo da situação) com o aumento de investimento financeiro na empresa.

Entretanto, ela tem também sua parcela quantitativa, por se basear na equação patrimonial básica: ATIVO = PASSIVA + PATRIMONIO LÍQUIDO.

Cidadão x Empresa

Uma empresa é como um corpo humano. Ela possui membros, que trabalham para o melhor funcionamento e se algum deles faltar, a empresa pode até funcionar, mas não perfeitamente. Essa comparação também existe quando se trata de finanças. Ambas requerem uma boa administração para não ficar em maus lençóis. Olhando de longe até parece complicado, mas a palavra chave para o sucesso financeiro, tanto pessoal quanto empresarial é a organização.

È necessário ter um controle, saber quanto exatamente se pode gastar, sempre de acordo com o que se ganha. Na vida particular, um simples orçamento, contendo débitos e ganhos, já contribui para que haja certa ordem. Já nas empresas é necessário um balanço, contendo detalhadamente os gastos, ganhos e lucros, para que através dessas informações se possa manter a empresa financeiramente saudável.

Seguindo essa linha de pensamento, onde a organização e uma boa administração é a chave para o sucesso, fica mais fácil alcançar os objetivos na área. Pois, tanto nas finanças particulares quanto na empresarial, todo mundo deseja um estabilidade, uma vida tranquila e sem muitas turbulências, onde haja uma reserva para emergências.

Não se pode esquecer também que não basta organizar se não fizer alguns sacrifícios visando não esbanjar o que pode faltar no futuro. É necessário ter mais controle e pulso firme na hora de dizer não a si mesmo e reduzir os custos onde se é necessário. Isso fica claro quando se têm um conhecimento total do patrimônio, o que facilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com