TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulário para Atividade Online

Por:   •  12/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

Formulário para Atividade Online – AO 03

Nome da Disciplina:

Contabilidade Pública

Natureza:

Obrigatória

Cursista:

Natália Rodrigues Ribeiro

Polo:

UEG Quirinópolis

Tutor:

Lourenço Costa

Turma:

A

Atividade: Questionário Online

Prezados (as) alunos (as),

Este formulário tem como objetivo o treino da atividade, antes da realização no formulário padrão, que é considerado para o envio de tarefa, em formato de pdf.

1. (0,80 ponto) Quanto às etapas pelas quais passa a receita pública, explique resumidamente como elas acontecem.

As etapas utilizadas na receita pública são: Arrecadação, Lançamento, Recolhimento e Previsão. Podemos resumir cada uma como, sendo a previsão a estimativa da receita que será obtida utilizando de critérios confiáveis que consigam chegar a uma precisão com base certeira.

Já a arrecadação é o momento em que o Estado recebe esses tributos que foram  previstos anteriormente, no recolhimento os valores arrecadados são transferidos a sua conta especifica no tesouro nacional e por fim temos o lançamento onde acontece a repartição onde se verifica a procedência do credito e se identifica o pagador e inscreve o devedor do tributo.

2. (0,30 ponto) Com as recentes mudanças trazidas pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público no que diz respeito à estrutura da Receita Pública, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta:

a) Previsão, Lançamento e Recolhimento.

b) Categoria Econômica, Origem, Espécie, Elemento e Subelemento.

c) Estimativa, Lançamento, Arrecadação e Recolhimento.

d) Categoria Econômica, Origem, Espécie, Desdobramentos e Tipo. X

e) Previsão, Categoria Econômica, Origem, Lançamento e Recolhimento.

3. (0,30 ponto) Assim como a receita, a despesa pública tem percorre etapas que devem ser obedecidas. A execução, particularmente, é dividida ainda em três estágios, que devem ser atendidos numa ordem específica, sendo respectivamente:

a) Previsão, liquidação e pagamento.

b) Liquidação, lançamento e pagamento.

c) Empenho, liquidação e pagamento. X

d) Lançamento, liquidação e pagamento.

e) Licitação, empenho e pagamento.

4. (0,50 ponto) Sabendo que a despesa pública também é classificada por Categoria Econômica, podendo ser Corrente ou de Capital, explique o que diferencia tais categorias.

O que diferencia corrente e capital é que se obtém a corrente contemplando as receitas tributárias sendo os impostos, taxas e contribuições de melhoria, enquanto a de capital é proveniente da constituição de dívidas, de bens e direitos sendo proveniente então de recursos financeiros por aquisição de dividas.

5. (0,30 ponto) A figura dos Restos a Pagar é uma possibilidade da administração pública executar ou simplesmente pagar, no exercício seguinte, as despesas que, por diversas razões, não puderam ser integralmente quitadas no exercício corrente. Sendo assim, os RAP podem ser classificados em processados e não processados, sendo o que os diferencia o ato de:

a) Empenhar.

b) Planejar.

c) Licitar.

d) Liquidar. X

e) Pagar.

6. (0,30 ponto) O prefeito do município de Tão Tão Distante decidiu renovar a frota de veículos oficiais tendo em vista que o custo de manutenção tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Sendo assim, autorizou a abertura de uma licitação para realizar a aquisição. A equipe do departamento responsável pelos processos licitatórios procurou o Departamento de Contabilidade para identificar qual o código da dotação orçamentária que deveria constar no edital e, posteriormente, ser emitida a nota do empenho. Sendo assim, analise as alternativas abaixo e assinale a que corresponde adequadamente ao código que a despesa deverá ser empenhada:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com