TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Social da Escola

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

LORENA DE ALMEIDA

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Ituiutaba / MG

2016

LORENA DE ALMEIDA[pic 1]

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Trabalho Interdisciplinar apresentado como exigência curricular das disciplinas Sociedade Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Seminário da Prática I, Educação a Distância, do 1º semestre do Curso Matemática.

Professores: Wilson Sanches, Regina Celia Adamuz, Sandra C. Malzinoti Vedoato, Marlizete Cristina Bonafini Steinle

Ituiutaba / MG

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

ESCOLA DE HOJE        5

INCLUSÃO SOCIAL        5

PERMANÊNCIA ESCOLAR        5

ALGUNS PAPÉIS DO PROFESSOR        6

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa abordar assuntos inerentes a escola, tais como: Escola de hoje. Inclusão social. Permanência escolar. Papéis do Professor.

As escolas da década passada eram totalmente diferentes do ambiente escolar de hoje. Usava-se na sala de aula o quadro negro na maior parte do tempo, poucas escolas utilizavam ou possuíam louça eletrônica, ou recursos da internet. Atualmente o uso da internet tem abrangido e feito parte do ambiente escolar e contribuído grandemente para o ensino aprendizagem (ESPECIAL TECNOLOGIA, 2014).

Independente da abrangência da utilização da internet no ambiente escolar, não tem alterado o fato das escolas na maioria das vezes ser tratadas como uma instituição abstrata. Cada vez mais se tem escrito sobre a forma genérica que tem dado a escola, principalmente em relação a escola pública (BUENO, 2001).

A inclusão social ainda é considerada um tabu, visto que a sociedade tem pouca experiência sobre ela. As diferenças só poderão se tornar iguais quando pessoas consideradas diferentes forem colocadas em grupos que as aceitem (BARROS, 2016).

A falta de aceitação no grupo escolar pode ocasionar o abandono dos estudos sem finalização, isso acarretará em perda social, de recurso e de tempo de todos os envolvidos no processo de ensino (LOBO, 2012).

ESCOLA DE HOJE

A escola que os pais, os avós, frequentava antigamente era diferente, mesmo que o prédio seja o mesmo atualmente. Se observar fotografias será possível verificar que muitas coisas eram diferentes, tais como: os móveis, uniformes, penteados dos cabelos. As quantidades de recursos de anos atrás eram bem inferiores para a escola pública, mesmo assim a qualidade do ensino aprendizado dos alunos em relação ao interesse era bem superior aos dos dias atuais. Os últimos acontecimentos da escola pública no Brasil têm mostrado mudanças assustadoras com relação ao comportamento dos alunos, alguns dos problemas observados é a falta de interesse pelo conteúdo ministrado e o desrespeito pelos professores. Os pontos mais críticos das dificuldades na escola está no bullyng e na violência. (LUCENA, 2016)

Para Lucena (2016) pra resolver esses problemas escolares, é necessário a união da família dos alunos com a escola e a sociedade de uma forma geral, aconselhando em casa sobre a importância da escola, os pais devem cobrar resultados positivos tanto do corpo docente quanto do discente. O autor ainda complementa que os salários dos professores deveriam ficar sobre a responsabilidade do governo federal, deixando a cargo dos estados e municípios somente a fiscalização.

INCLUSÃO SOCIAL

Muitas pessoas são excluídas do meio social devido a alguma característica física, tais como: cor dos olhos, cor da pele, altura, peso e formação física. Também são excluídos os de baixa condições financeiras, idosos, negros e portadores de deficiências físicas. “A inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade. ” (BARROS, 2016)

Há leis definidas para cada área, como exemplo temos a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei8.213/91), entre outras.

Em 1981 a ONU (Organização das Nações Unidas), criou um decreto tornando tal ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadores de Deficiências (AIPPD), mostrou que pessoas com alguma necessidade especial também tem o mesmo direito que outros cidadãos. Nossa cultura tem pouca experiência em relação à inclusão social, há várias pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos. Deve-se pensar que as diferenças se fazem iguais quando as pessoas são colocadas em grupos que as aceitem (BARROS, 2016).

PERMANÊNCIA ESCOLAR

São diversos os fatores que contribuem que alguns alunos deixem seus estudos, entre esses fatores estão dificuldades financeiras, necessidade de trabalhar para contribuir com sustento de casa, escola distante de casa, falta de transporte escolar e até mesmo bullyng. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes. O ensino fundamental é obrigatório para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, é de responsabilidade da família e do Estado garantir a eles uma educação integral (PACIEVITCH, 2016).

De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), de 100 alunos que ingressam na escola na 1ª série, 5 não concluem o fundamental.

 Abandonar os estudos sem finalizar representa uma perda social, aos professores, a instituição de ensino, ao sistema de educação e a toda a sociedade (LOBO, 2012).

De acordo com Santos e Cerqueira (2009), “lutas históricas pela democratização do acesso e garantia da permanência marcam a trajetória educacional brasileira”. Atualmente existem diversos programas de incentivo a qualificação, que visam trazer oportunidade de estudos nichos sociais e tais oportunidades não estão sendo aproveitadas adequadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com