TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE ESTOQUES: INFORMATIZAÇÃO DE ESTOQUES EM UMA EMPRESA DO RAMO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Por:   •  31/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.852 Palavras (20 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

FACULDADE SÃO JUDAS TADEU

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RAFAEL ARANHA DE JESUS

GESTÃO DE ESTOQUES: INFORMATIZAÇÃO DE ESTOQUES

EM UMA EMPRESA DO RAMO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

2018

RJ

[pic 2]

FACULDADE SÃO JUDAS TADEU

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RAFAEL ARANHA DE JESUS

GESTÃO DE ESTOQUES: INFORMATIZAÇÃO DE ESTOQUES

EM UMA EMPRESA DO RAMO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Apresentação de Projeto de Artigo à Faculdade São Judas Tadeu como requisito para aprovação na disciplina de PIP 1 do curso de Ciências Contábeis.

2018

RJ

  1. INTRODUÇÃO

  1. Contextualização

Diante da competitividade do mercado atual, a busca por meios de satisfazer cada dia mais os clientes tem sido uma crescente nas empresas de pequeno e médio porte. Um dos problemas observados que geram uma constante reclamação é a demora no atendimento seguida de informações desencontradas.

Buscando deparar um meio de diminuir a demanda de reclamações, encontramos na gestão eficaz do estoque uma possibilidade de tornar o serviço de atendimento ao cliente, rápido, organizado e cada vez mais eficiente.

Uma boa apuração de custos de mercadorias, pode ter um grau de alavancagem enorme na instituição, buscando averiguar os custos diretos e indiretos e as variáveis do mercado atual, fazendo com que torne mais fácil a tomada de decisão e alocando de forma eficaz os recursos mais eficientes e rentáveis para a empresa.

Desta maneira o presente trabalho busca elucidar alternativas de gerir com qualidade o estoque para obter um atendimento rápido e organizado em uma empresa de pequeno porte no ramo do varejo de material de construção.

Em uma empresa, o estoque organizado é crucial para o desempenho assertivo do atendimento final ao cliente. Nesse contexto percebemos que um estoque sem controle resulta na deficiência da gestão de todo o empreendimento, tendo como um resultado negativo a diminuição do número de clientes satisfeitos.

  1. JUSTIFICATIVA

           Diante de uma expectativa sempre elevada por parte dos consumidores em relação a produtos mais eficientes e com melhor preço de mercado, fez com que indústrias e o próprio comercio do varejo busque introduzir em seu negócio materiais e serviços mais tecnológicos, sempre buscando algo que possa os diferenciar dos demais no mercado.

A partir da responsabilidade que é gerir uma empresa de material de construção com qualidade para atender de forma rápida e eficaz seus clientes a gestão informatizada de estoques torna-se uma grande aliada neste processo. Tendo em vista a dificuldade de atualização desses sistemas, essa pesquisa justifica-se, buscando apresentar soluções para amenizar essas demandas negativas.

No processo de gestão estoques devemos analisar o momento conveniente de realizar a compra, qual seria a frequência exata para esse evento e quantidade a ser comprada de forma com que essa solicitação seja a mais precisa possível.

Na armazenagem dos materiais de estoque deve ser estudado detalhadamente de forma em que seus produtos sejam guardados de acordo com as normas, mantendo inventários periódicos retirando os itens de armazenagem que estejam obsoletos e quebrados do mesmo.

            De acordo com Moreira (2012) apud Silva e Rabelo (2017, p. 239), os estoques referem-se a uma quantidade de bens sem produtividade que permanecem na empresa por um espaço de tempo aguardando sua venda ou despacho.

Mesmo em uma empresa pequena, a informatização torna-se um meio fundamental para obter um gerenciamento eficaz, porém encontra-se grande deficiência na manutenção desse procedimento. Um dos problemas mais encontrados nesse gerenciamento é a atualização das informações dos estoques.

1.3- OBJETIVO GERAL

O objetivo geral deste trabalho é verificar a melhor forma de gerir a informatização dos estoques, o uso de suas devidas tarefas e adequações no âmbito empresarial.

      1.4- OBEJTIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer o que é gestão de estoques;
  • Compreender as ferramentas de controle de estoques;
  • Apontar meios de sanar as deficiências na gestão informatizada de estoques;
  • Verificar informações sobre o método utilizado no controle do estoque;
  • Entender a aplicação do sistema informatizado do estoque.

     1.5 PROBLEMA

Numa gestão de estoques empresarial tem que ter um sistema informatizado adequado que possa proporcionar ao gestor um posicionamento sucinto em sua tomada de decisão. Com isso, a informatização do controle de estoques proporciona eficiência nos negócios?

1.6 - HIPÓTESE

Uma empresa tendo o controle físico e financeiro de sua estocagem, fica com a necessidade de ter a informação da quantidade de itens disponíveis em seu estoque, seja ela matéria-prima, mercadoria para revenda, estoque de reserva e qual a quantia em moeda, significa seu inventário, muitas empresas pecam nesse sentido não realizando de forma eficaz seus registros em seus sistemas, seja num estoque informatizado ou em fichas.

Uma das consequências negativas da falta de controle fica muitas vezes na situação de não ser possível averiguar se o consumo verdadeiro dos materiais está em concordância com a sua necessidade. Com isso, não conhecendo ao certo o verdadeiro consumo médio das mercadorias, faz com que se dificulte a aquisição dos materiais que buscam estreitar a necessidade de capital de giro da empresa.

Uma consequência positiva, é no melhor aproveitamento de suas mercadorias e insumos, fazendo com que o gestor tenha a viabilidade de efetuar sua tomada de decisão de forma correta, alinhando programar a devida necessidade para a instituição, diminuindo perdas com produtos obsoletos e de baixa rotatividade e aumentando o grau de alavancagem na esfera empresarial.

         

  1.7 – METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a realização desse trabalho será a pesquisa bibliográfica em livros e artigos, que abordem gestão de estoques informatizadas, em uma abordagem descritiva e qualitativa e com estudo de caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (216.2 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com