TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................04
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...............................................................05
  3. DESENVOLVIMENTO..............................................................................05

           3.1. Conceito de Ética..............................................................................05    

3.2. Artigo do Código de Ética do Contador.............................................06    

3.3. O Comportamento do Contador, diante das fraudes efetuadas pela

Schincariol .........................................................................................07    

3.4. Penalidades que o contador poderá sofrer por não  ter  seguido  o

 Código de Ética.................................................................................08    

3.5. Comportamento Organizacional.........................................................09

3.6. A situação Econômica da Organização, os dados apresentado até

o seu fechamento e após sua reabertura como uma nova marca....12

3.7. A   expansão   da   empresa   e   o   pape l da  contabilidade  no  caso

Schincariol.........................................................................................13

3.8. Aspectos Éticos desconsiderados nas estratégias e argumentos  dos

responsáveis da empresa..................................................................18

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................19
  2. REFERÊNCIAS..........................................................................................20


  1. INTRODUÇÃO

No mundo empresarial competitivo e acirrado em que vivemos, muito se tem falado da importância da ética, do comportamento de gestores de todos os níveis profissionais, nos mais diversos ramos, o quão é importante agir dentro dos ditames éticos, levando em consideração primeiramente o crescimento da empresa a qual faz parte. O mercado impõe às empresas novos desafios e demandas, produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, tem crescido nos últimos anos a percepção sob a perda de ética em negociações comerciais. Dessa forma, cria-se um grande desafio na área de Gestão Empresarial em alinhar estratégias para sanar problemas do não cumprimento da Ética.

O estudo em questão sobre ética nos negócios visa explicar a relação de parceria entre domínios aparentemente incompatíveis, ou seja, o do lucro e o da educação das vontades individuais e em grupos. Nesta perspectiva, a ideia é mostrar que a ética nem sempre deverá ser entendida como ameaça ou obstáculo, sendo melhor enquadra-la como aliada no desenvolvimento empresarial, não existe empresa no cenário contemporâneo, com pretensões de aumento de sua competitividade, onde escolhem a ética não como aliada, más como adversária, justificando tal escolha e tomando decisões antiéticas, colocando a culpa, na alta carga tributária atual.

Em ética empresarial, a menor das infrações pode provocar um impacto enorme na reputação e na imagem de uma companhia ou das equipes que a compõe, sendo perdido rapidamente que foi construído em um longo tempo. Um exemplo de prejuízo foi da empresa Schincariol, que ao fraudar o Fisco, sonegando mais de 1 bilhão de reais em impostos, com isso tendo em seu caixa prejuízo de mais de 600 milhões só de multas, sem falar no dinheiro bruto de sonegação, tendo que devolver de alguma forma o prejuízo encontrado.

O caráter que um indivíduo tem é decisivo para a sua vida e consequentemente seu sucesso, pois ainda que os fatores externos propiciem em um sentido ou outro o caráter, pois a ética é uma prática impreterivelmente individual, intransferível e íntima.

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O cenário acelerado de mudanças bem como a alta competitividade no mercado impõe às empresas novos desafios e demandas. Produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, tem crescido nos últimos anos a percepção sob a perda de ética em negociações comerciais. Dessa forma, cria-se um grande desafio na área de Gestão Empresarial em alinhar estratégias para sanar problemas do não cumprimento da Ética. A gestão da ética nos negócios e das relações de trabalho é um dos pilares de sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos.

O objetivo geral deste trabalho acadêmico é de explorar principalmente os aspectos relacionados à conduta ética nos negócios e os impactos financeiros, causados após decisões antiéticas tomadas por gestores, o estudo visa indicar a viabilidade e sucesso da aplicação de métodos e modelos que evitem os impactos decorrentes da má conduta de seus administradores, em especial o caso da empresa Schincariol, onde a mesma demonstrou através de seus administradores, total irresponsabilidade e total comportamento antiético, não só causando prejuízos absurdos, como maculando a imagem perante toda sociedade brasileira.

A gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes

  1. DESENVOLVIMENTO

  1.  Gestão Financeira e Orçamento Empresarial
  1.  Conceito de Gestão Financeira
  2. . A gestão financeira tem como conceito básico, ou seja, é um conjunto de atividades administrativas envolvendo as bases da administração, planejamento, análise e controle, objetivando maximizar os resultados positivos econômicos e/ou financeiros. Sendo de suma importância a integração das ações de obtenção, operação e controle dos recursos financeiros, vindo com isso a determinação e utilização dos recursos financeiro, o inventário dos recursos disponíveis existentes, captação de recursos externos de forma eficiente e eficaz.
  1. Gestão Financeira faz parte do ramo das ciências humanas, por tratar e trabalhar com grupo de pessoas, mantendo a união e a sinergia entre as mesmas, para que se consiga a estruturação da empresa e os recursos existentes. A gestão financeira tem como uma de suas principais tarefas dentro da função de gestão financeira; a obtenção de recursos financeiros; conseguir de forma vantajosa para a empresa financiamentos, levando em considerações vários fatores como custos, prazos, condições contratuais, entre outras tantas condições, também tem uma tarefa importantíssima que e a determinação das necessidades dos recursos financeiros, como também analisar e estudar as informações obtidas, dando resposta de uma forma segura sobre a situação financeira da empresa. Executando tais tarefas de forma responsável e profissional, o gestor financeiro possibilita que uma determinada empresa consiga atingir e manter um nível de atividade desejada com sucesso em suas atividades empresariais. Uma gestão bem elaborada e bem conduzida, por profissionais competentes e qualificados, contribui bastante para diminuir as despesas financeiras, onde essa é a maior preocupação dos empresários, tendo em vista que se os custos financeiros forem mal administrados e consequentemente mal empregados, podem absorver valores significativos da receita operacional da empresa.

3.2.2  Podemos dizer que fluxo de caixa é a ferramenta administrativa mais utilizada por gestores financeiros,  é uma arte e também uma ciência de lidar, ou melhor, administrar de forma responsável e profissional a parte principal de qualquer empresa, que são os recurso nela existente, procurando sempre aumentar a riqueza dos empresários, tendo o cuidado de realizar o controle rígido e seguro do caixa, colhendo informações para que a atividade da empresa transcorra de maneira a conseguir seus objetivos final que é o lucro propriamente dito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (234.1 Kb)   docx (318.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com