TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCIERA E ORÇAMETO EMRPESARIAL

Por:   •  23/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL................................. 4

2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA....................................................... 4

2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA 4

2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO............................................. 5

2.4 RISCO E RETORNO 5

2.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO........................................................ 6

2.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO...................... 7

3 NOÇÕES DE ATUÁRIA 8

3.1 CONCEITO DE ATUÁRIA 8

3.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL 8

4 DIREITO EMPRESARIAL................................................................................... 10

4.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES..................... 10

4.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES SIMPLES............ 10

5 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS.......................................................................................................... 13

1 INTRODUÇÃO

Considerando que no atual cenário brasileiro administrar uma empresa requer muita responsabilidade e exige muitos esforços e conhecimento de quem está dominando a mesma, ou seja, seus gestores financeiros.

O planejamento se faz necessário em todas as atividades da empresa principalmente nas atividades da área financeira, onde se podem considerar que os recursos são escassos e os riscos são grandes. Para se tornar eficaz uma gestão financeira tornou-se atualmente um fator crítico de sucesso.

Então fica claro que a gestão financeira de uma empresa precisa envolver um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômicos financeiros através da eficiência operacional e do controle das atividades financeiras.

Dessa forma o seguinte proposto pretende discutir o da gestão financeira e orçamento empresarial, conceito de gestão financeira e fluxo de caixa, riscos e retorno, noções de atuária, o direito empresarial em umas sociedades empresariais e simples e principalmente as obrigações dos empresários e sociedades empresariais.

2 GESTÃO FINANCIERA E ORÇAMETO EMRPESARIAL

2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

Gestão financeira envolve um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômicos financeiros através da eficiência operacional e do controle das atividades financeiras.

A gestão financeira exige planejamento para o futuro de uma pessoa ou uma empresa para assegurar um fluxo de caixa positivo. Ela inclui a administração e manutenção de ativos financeiros. Além disso, o conceito de gestão financeira abrange o processo de identificar e gerenciar riscos.

A principal preocupação da gestão financeira é a avaliação das técnicas de qualificação financeira. Um gestor financeiro olha para os dados disponíveis para avaliar o desempenho das empresas. A administração financeira é uma abordagem interdisciplinar que apoia em contabilidade gerencial e finanças cooperativas.

2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

Em tempos atuais é muito importante que se trabalhe com fluxo de caixa, pois esse é um relatório que trabalha com informações atuais. O fluxo de caixa projeta períodos futuros de todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando o saldo do caixa para o período seguinte, portanto evidencia de forma transparente e verdadeira a situação financeira da empresa. Com a situação da economia mundial, é indispensável que o gestor financeiro da empresa esteja preparado para novos desafios.

O fluxo de caixa é uma ferramenta imprescindível à boa gestão das organizações, pois é o mecanismo mais adequado para obtenção das informações pertencentes aos ingresso e desembolsos por meio dos relatórios geridos por essa prática, servindo como ferramenta de gestão financeira e estratégica.

2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO

Diz respeito à captação de recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, no que tange a todas as atividades e operações da empresa; operações estas que necessitam de capital ou de qualquer outro tipo de recurso necessário para a execução de metas ou planos da empresa.

Leva-se sempre em conta a combinação dos financiamentos a curto e longo prazo com a estrutura de capital, ou seja, não se tomará emprestado mais do que a empresa é capaz de pagar e de se responsabilizar, seja a curto ou a longo prazo. O administrador financeiro pesquisa fontes de financiamento confiáveis e viáveis, com ênfase no equilíbrio entre juros, benefícios e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com