TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão das Organizações

Por:   •  17/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.172 Palavras (21 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 21

Gestão de organizações

1.As organizações

Definição: Duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.

Ou

Agrupamento relativamente duradouro de pessoas num sistema estruturado e evolutivo, cujos esforços coordenados visam alcançar objetivos num ambiente dinâmico.

Um organismo social:

  1. Um sistema aberto (ao ambiente onde se insere) existe trocas com o exterior
  2. Evolução dinâmica (mudam e evoluem com o seu ambiente)

A perspetiva social da organização:

  1. Duas ou mais pessoas
  2. Que interagem entre si através de relações recíprocas
  3. Para atingirem objetivos comuns: lucrativos / não lucrativos; outros (de outra natureza)

Razões para a existência de organizações

Razões sociais: Necessidade das pessoas (seres gregários) se organizarem para melhor relacionamento com outras.

Razões materiais: Aumento de capacidade (eficiência); redução do tempo (para alcançar um objetivo); acumulação de conhecimento.

Efeito sinergia: Efeito multiplicador da atividade dos seus membros.

Teoria dos sistemas

Integra as ciências naturais com as ciências sociais, na direção da Teoria dos sistemas. Para o autor, não existe uma visão do mundo em áreas diferentes. A Teoria geral dos sistemas refere que se deve estudar os sistemas de uma forma global, envolvendo todas as independências de suas partes.

Três prossupostos básicos da Teoria dos Sistemas

  1. Os sistemas existem dentro de sistemas, em que cada sistema é constituído de subsistemas e simultaneamente faz parte de um sistema maior, o suprassistema.
  2. São abertos, em que cada um existe dentro de 1 meio ambiente constituído por outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de trocas com o seu ambiente, de energia e informação, por exemplo.
  3. As funções de um sistema dependem da sua estrutura, cada sistema tem um objetivo ou finalidade e que consiste o seu papel nas trocas que estabelece com os outros dentro do seu meio ambiente.

Definição de sistema

Conjunto de elementos dinamicamente relacionais, executando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre dados e/ou energia e/ou matéria para obter informação e/ou energia e/ou matéria. É um todo organizado ou complexo, um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário orientado para uma finalidade. É um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado cujas características são diferentes das suas unidades. É maior que a soma das suas partes.

Princípios básicos da abordagem de sistema

Para que possa ser compreendido é fundamental a identificação de cada parte componente do sistema. Entender um sistema significa fazer as devidas relações entre seus elementos de modo que se ajustem logicamente num todo. A investigação de qualquer parte do sistema deve ser sempre realizada em relação ao todo.

Sistema aberto

Caracteriza-se por um constante intercâmbio de transações com o ambiente e conserva-se constante intercâmbio de transações com o ambiente e conserva-se constantemente no mesmo estado (autorregulação), embora exista uma constante renovação da matéria e energia (equilíbrio dinâmico ou homeostasia).

Assim, o sistema aberto é influenciado pelo meio ambiente e influi sobre ele, alcançado um estado de equilíbrio dinâmico nesse meio.

Sistemas: funcionamento

Sistemas para serem viáveis a longo prazo, devem perseguir com clareza seus objetivos, serem governados por retroalimentação e apresentar a capacidade de adaptar-se a mudança ambientais.

Para pode funcionar, todo o sistema apresenta os seguintes parâmetros:

  1. Entradas (ou inputs)- A energia e insumos (recursos) transformados pelo sistema como matérias-primas, trabalho humano, informações,…
  2. Operação ou processamento- O processo usado pelo sistema para converter os recursos retirados do ambiente, para obtenção de produtos para consumo do próprio sistema ou serem devolvidos ao ambiente. Exemplos: planeamento, tomada de decisão, comunicação, coordenação, armazenamento, transporte, transformação, distribuição,…
  3. Saídas (ou resultados ou outputs)- O produto ou serviço resultante do processo de transformação no sistema. Bens e serviços (privados ou públicos)
  4. Retroação (feedback) (positiva ou negativa)- Informações sistemáticas sobre algum aspeto do sistema que possam ser utilizadas para avaliar e monitorar de modo a melhorar o seu desempenho. Exemplos: número de unidades produzidas, qualidade do produto, relação entre quantidade produzida e os insumos ou recursos gastos, outros tipos de relações entre esforço e resultado,…
  5. Entropia (significa que o sistema tende à desintegração, à desorganização, à deterioração)- A tendência dos sistemas de perderem sua energia, a sua vitalidade, dissolvendo-se ao longo do tempo

As organizações empresariais

O que distingue as empresas das demais organizações sociais:

  1. Orientadas para o lucro;
  2. Assumem riscos;
  3. Geridas segundo uma filosofia de negócio;
  4. Reconhecidas pelos governos e pelas outras organizações;
  5. Avaliadas sob o ponto de vista contabilístico;

O papel da gestão surge como um elemento agregador e motor de todo o processo, desde a transformação dos inputs recebidos do seu ambiente externo à devolução dos outputs ao mesmo ambiente. A empresa é influenciada pelas forças do ambiente externo, que a rodeia, mas vai também afetar o mesmo ambiente. 

Tipos de empresa:

Forma judicial: Individual; Sociedade em nome coletivo; Sociedade por quotas; Sociedade em comandita; Sociedade de Cooperativa; Sociedade anónima.

Âmbito de atividade: Comercial; Industrial.

Setor de atividade: setor primário; setor secundário; setor terciário.

Dimensão: Micro empresa; Pequena empresa; Média empresa; Grande empresa.

Posse de meios de produção: Privada; Pública; Mista.

Distribuição geográfica: Nacional; Internacional.

2. A gestão das organizações

Gestão- Processo de integração de recursos, tendente à consecução dos objetivos estabelecidos através do desempenho das atividades de planeamento, organização, direção e controlo.

Eficiência- é uma métrica segundo a qual os recursos (fatores de produção, dinheiro, tempo) são convertidos em resultados da forma mais económica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (996 Kb)   docx (864.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com