TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DOS ARTIGOS: “COMO PESSOAS DESEMPENHO DESEMPENHO E REMUNERAÇÃO” E “SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO TRADICIONAIS EA REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA”

Por:   •  19/5/2018  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DOS ARTIGOS: “COMO AS PESSOAS DESASSOCIAM DESEMPENHO E REMUNERAÇÃO” E “SISTEMAS DE REMUNERAÇÃO TRADICIONAIS E A REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA”.

Esta resenha é sobre o artigo: Como as pessoas desassociam desempenho e remuneração, por Juliane Yamaoka, do livro: Na conta e medida certas, páginas 45 e 46; e sobre o artigo: Sistemas de remuneração tradicionais e a remuneração estratégica, por Camila Hatsumi Minamide, FONTE: HTTPS://carreiras.empregos.com.br/seu-emprego/sistemas-de-remuneracao-tradicionais-e-aremuneracao-estrategica/.

Nas empresas brasileiras o dinheiro é o principal elemento motivador, mas psicólogos e lideres de negócio descobriram que dinheiro não é um dos principais motivadores da força de trabalho. Além disso, remuneração por mérito não é efetiva, fatores como autonomia, domínio e propósito são muito importantes para que uma pessoa se sinta motivada. As empresas utilizam algumas tendências para desassociar remuneração e desempenho, como feedbacks frequentes, avaliações constantes, avaliações de desempenho sem critérios de nota e definição de objetivos pelos funcionários através da aprovação dos gestores; através disso é possível ter uma alocação mais precisa dos pagamentos, mais clareza e alinhamento entre os objetivos individuais do funcionário com os objetivos da equipe e da empresa.

A remuneração estratégica tem destaque sobre a remuneração tradicional, pois vivemos em um ambiente de transformação constante, e as empresas também mudam. A remuneração tradicional possui muitos problemas, pois é um sistema inflexível, limitado, conservador, desatualizado e com muitas divergências. Já a remuneração estratégica é um conjunto de diferentes maneiras para remunerar os funcionários, representando um elo entre os indivíduos e a nova realidade das organizações.

Há vários tipos de remuneração (remuneração funcional, salário Indireto, remuneração por habilidades e competências, remuneração variável, participação acionária e alternativas criativas), e cada organização possui seu contexto e suas particularidades, assim esse sistema permite escolher os tipos de remuneração de acordo com a realidade e proposta da empresa.

Para a implantação de um sistema de remuneração estratégica é preciso seguir as seguintes etapas: diagnóstico da empresa, direcionamento da empresa, definição do modelo conceitual de remuneração, construção de um sistema de remuneração, implantação do sistema de remuneração estratégica e a garantia de evolução contínua do sistema.

Acredito que há uma grande relatividade, com relação aos colaboradores e empresas, assim o valor de cada coisa e a motivação de cada um varia bastante. As empresas precisam definir seus objetivos e traçar um perfil organizacional e a partir disto escolher a melhor forma de remunerar os colaboradores, sendo que seria interessante cada colaborador ter a possibilidade de escolher com a aprovação da empresa qual remuneração agrega mais valor para ele e é possível diante da realidade da empresa.

FACULDA SOBREP

ALUNA: GABRIELLI ROSA DA COSTA

RESENHA DOS ARTIGOS SOBRE REMUNERAÇÃO

Santa Maria, Rio Grande do Sul.

2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com