TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestões Operacionais Críticas

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Gestões Operacionais Críticas

Analisando as fases do gerenciamento por problemas para os processos programados com o objetivo de transpor os conhecimentos adquiridos sobre gerenciamento por problemas dos processos a pedido para os processos programados.

Pesquisa: Programa de atendimento de creches no município de Cajueiro

Questionamentos:

1. Qual o problema de Carga x Capacidade mais divulgado na imprensa local relativo a esse serviço público?

        O maior problema se assenta no fato de a carga exigida para atender as crianças em idade de frequentar a educação infantil ser superior à capacidade disponível nas creches existentes em decorrência da ausência de espaço físico suficiente para alocá-las.

2. A qual macroatividade esse problema está relacionado? (Considere o modelo apresentado na Figura 16).

        Obviamente, o gestor da pasta da Secretaria de Educação foi relapso ao não promover o monitoramento no que diz respeito ao levantamento do quantitativo de crianças (público-alvo) em idade para frequentar a educação infantil no município; contudo, como o estrangulamento se dá pela ausência de espaço físico que comporte a demanda, a macroatividade em evidência se assenta na execução (projetos executores) já que, a partir da construção de novos espaços destinados às creches serão efetivamente potencializados os serviços e, consequentemente, obtidos os resultados, os quais se materializam nas crianças devidamente matriculadas.

3. Quais perguntas, decisões e ações você formularia para esses problemas?

3.1. Perguntas:

  • Qual o quantitativo do público-alvo?
  • Quantos funcionários são necessários para suprir a demanda?
  • Existe limitação de capital humano ou somente de estrutura física para atender a demanda? Sendo limitada a quantidade de recursos humanos, existe previsão para realização de concurso público ou contratação de caráter emergencial? Há recurso financeiro para sustentar tal fim?
  • Obedecendo a LDBEN n.º 9.394/96, qual o quantitativo máximo de crianças por sala?
  • Está previsto no Plano Plurianual a construção de unidades para o atendimento de crianças em idade de frequentar creches?  Há dotação orçamentária para tal finalidade?

3.2. Decisões:

  • Buscar temporariamente apoio junto à iniciativa privada existente no município, no sentido de transferir o excedente para unidades particulares, mediante celebração de parceria público-privado;
  • Locar imóveis que satisfaçam os fins, se existentes no município, visando minimizar o problema até que a construção de novas unidades seja realizada;

3.3. Ações:

  • Mapear a quantidade de usuários na faixa etária apta a estar frequentando a modalidade de ensino educação infantil;
  • Monitorar o processo de ensino desenvolvido pelas unidades particulares na qual forem alocadas as crianças excedentes;
  • Avaliar a viabilidade de adesão ao Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), ligado ao MEC, com vistas à elaboração de projetos de construção de espaços físicos destinados à creche.

        

REFERÊNCIAS:

MALMEGRIN, Maria Leonídia. Gestão operacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2010.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (295.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com