TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipertensos e diabeticos o dia todo

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

        RESULTADOS

        A cidade de Irecê esta situado a 478 km da cidade de Salvador, o municipio fica na zona fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional, abrangendo toda a área do Polígono das Secas. Uma cidade  de aproximadamente 73 915 mil habitantes, pertence à bacia do São Francisco. A microrregião de Irecê é composta por 19 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Possui convenio com o SUS (Sistema unico de saúde), conta com 21 unidades basicas de saúde, hospital municipal(apenas cirurgia), hospital regional,  UPA, Casa de Parto e Central de Regulação do SAMU.  A UBS Arnóbio Batista localizado na cidade de irecê no bairro Paulo Freire, trata-se de uma unidade nova no bairro, com a inauguração em 06 junho de 2016, pelo pouco tempo da unidade conta com algumas áreas descobertas (sem acompanhamento de ACS),  a unidade  tem uma enfermeira, uma medica, duas tecnicas de enfermagem, 6 ACS e agente de serviços gerais, conta também com atendimentos agendados.

Processo de trabalho:

Segunda feira

Medico: Hipertensos e diabeticos o dia todo

Enfermeira: Hipertensos e diabeticos. A tarde planejamento

Terça feira

Medico: Visita domiciliar. A tarde reunião

Enfermeira: Preventivo. A tarde reunião

Quarta feira

Medico: Pré-natal. A tarde consulta

Enfermeira: Puericultura. A tarde preventivo

Quita feira

Medico: Puericultura. A tarde consulta

Enfermeira: Pré-natal. A tarde primeira consulta de pré-natal

Sexta feira

Medico: Folga

Enfermeira: Visita domiciliar

Perfil Ambiental

         A UBS Arnóbio Batista localizada no bairro Paulo Freire abrande uma diversidade de familia e de classes, deste uma classe media até uma classe media baixa. Com uma área de abrangencia da comunidade que se estende desde a Joel Lopes até a praça Paulo Freire, uma contidade de 886 familias cadastradas na unidade. É notavel a quantidade de entulhos ao passar do tempo no mesmo local, carros velhos que não se locomovem apenas pra focos de doenças como água parada e focos de insetos(Baratas, ratos, entre outros), notasse a precaridade em algumas áreas principalmente nas vielas, onde as familias são mais carentes. A comunidade conta com 5 escolas( 04 são escolas infantis), 07 bares, 06 mercados, 01 padarias, 04 açougues, 07 salões de beleza, 02 Farmácia, 01 borracharia, 03 oficinas uma de moto, 01 oficina de carro,  01 loja de confecções, 05 lanchonetes, 01 distribuidoras de bebidas, 05igrejas, 02 pontos de prostituição, 01 quitanda e 02 pontos de droga, A renda mensal varia de familia e classe, a economia é decorrente do trabalho nos comercios, é uma população que varia seu nivel de escolaridade, com algumas familias de hábitos razoavelmente saudáveis e outras com hábitos precarios, . A comunicação é facilitada pelo celular, a TV o rádio e a internet, a locomoção das familias varia desde um bom carro até andar de pé,

CONSIDERAÇÕES FINAIS

        Este trabalho procurou examinar, o perfil epidemiologico da unidade Arnóbio Batista conhecer a comunidade, o processo de trabalho, as inovações na área da saúde, os precessos determinantes que contribui para um diagnóstico local mais preciso e coerente. Por ter uma área descoberta pela unidade deve se estabelecer rotas onde possam abranger toda a área, pontos estraregicos e opções onde possam chamar toda comunidde pra sua unidade. Dessa forma abrem-se caminhos para estudos mais aprofundados, visto que as mudanças são constantes e rápidas, o que faz com que o profissional em saúde adéqüe suas práticas, a fim de atender à realidade de cada grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com