TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do pensamento contabil

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRIA DE EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CONTÁBIL

RESUMO DOS TEXTOS LIDOS REFENTES À AULA 1.

Os sumérios foram o primeiro povo a habitar na Mesopotâmia, os sumérios são responsáveis pelos primeiros templos monumentais, pela fundação das primeiras cidades-estados e provavelmente pela invenção da escrita. Pictográficos são os primeiros sinais de escrita, eles podem ser lidos e, qualquer idioma, mas alguns séculos depois estes sinais foram usado para representar valores fonéticos sumérios e palavras sumérias. Esse povo também é responsável, por adotar e expandir rapidamente a invenção da escrita para servir as suas necessidades de contabilidade. Foram também responsáveis pela criação de um selo cilíndrico que era usado como assinaturas, confirmação de recebimento ou para marcar blocos de construção.

As cidades sumerianas eram totalmente independentes entre si, cada uma delas tinha um sacerdote que contava com o auxilio de um grupo de anciãos para as decisões politicas, mas depois esse modelo foi substituído por uma dinastia. Como não havia união politica surgiu vários conflito entre as cidades, com isso acontecendo os acadianos conquistaram o as regiões sumerianas.

No extremo norte da África, em uma região desértica surgiu a civilização egípcia, eles se desenvolveram e se expandiram graças aos abundantes recursos hídricos da região, já que estavam situados próximo ao rio Nilo que transbordava em época de cheia e quando secava deixava uma grande fertilidade no solo, fazendo assim com que os egípcios fossem uma civilização prospera, que se ampliou graças as colheitas fartas realizadas.

Na politica, o território era divido em pequenas parcelas que se chamava nomos, e cada nomo era administrado por um nomarca, tempos depois isso mudou pois houve uma centralização de poder, e o surgimento de um imperador para governar todo o território. O povo era dividido por meio de uma pirâmide hierárquica, sendo assim ocupavam o topo da pirâmide o faraó, logo depois os sacerdotes e assim sucessivamente, ate por fim chegar no final da pirâmide ocupada pelos escravos.

Além de conseguir prosperar economicamente graças a produção agrícola, os egípcios também produziram conhecimento e variados campos. A arquitetura, a medicina e a astronomia figuram como as mais interessantes facetas do legado científico egípcio. Também a escrita, que se organizava por complexos sistemas de símbolos e códigos. Sua economia não era só feita de agricultura, eles também criavam cabras, produziam armas e isso facilitou o comercio externo. Como eles não sabiam o que era dinheiro, as compras e vendas eram feita por trocas.

Na Antiga Grécia, a burocracia da cidade de Micenas mantinha arquivos que registravam, em placas de barro, lançamentos de impostos, propriedade territorial, reservas agrícolas, inventários de escravos, de cavalos, de carros de guerra e de peças desses carros. A escrita utilizada era a "linear b". Com o desenvolvimento da democracia grega, os governantes eleitos passaram a ter que prestar contas de como utilizavam os recursos públicos, através de demonstrações contábeis inscritas em pedra.

A civilização romana teve inicio, em um pequeno povoado na península itálica, as poucas informações sobre as origens de Roma são a explicação mítica que atribuem sua fundação à ação tomada pelos irmãos Rômulo e Remo. Roma era uma monarquia, onde o rei estabelecia sua hegemonia política sobre toda a população e contava com o apoio de um Conselho de Anciãos conhecido como Senado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com