TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Pensamento da Contabildidade

Por:   •  25/3/2017  •  Resenha  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 5

A contabilidade se originou devido a necessidade de registros contabeis, o qual deu a prática do comércio de troca e venda dos comerciantes semíticos exigia o acompanhamento das variações de seus bens, devido as trocas realizadas naquela época eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre os fatos.

A contabilidade surgiu no início da existência humana devido à necessidade do homem em obter informações a respeito de suas riquezas. “Para que se compreenda a Contabilidade, pois, como ramo importante do saber humano que é, necessário se faz remontar a suas profundas origens.” (SÁ, 2008, p.21).

A evolução da contabilidade mostra que a cultura deriva quase que inteiramente de outras culturas e que a contabilidade não é apenas uma consequência da evolução do homem e, sim, por que foi a partir do sistema de contas, que o homem organizou-se deixando de ser primitivo e passando a raciocinar de maneira organizada.

A contabilidade no Brasil nasceu com o comércio que se iniciou com a chegada da colônia Portuguesa e logo com a abertura dos portos. Com a globalização, padronizar os balanços e demonstrações financeiras das empresas favorece o trabalho dos profissionais da área contábil. Nesse momento é que surge o processo de harmonização das demonstrações contábeis brasileiras às normas internacionais. Como no Brasil e outros países buscam proporcionar uniformidade nas demonstrações, gerando redução de custos de muitas empresas, promovendo o mercado, e gerando eficiência e eficácia para as organizações no país.

A história da contabilidade no Brasil se destacou, com muita importância, na década de 70. Niyama (2009) lembra sobre os principais passos da contabilidade nesta época que se destacaram com a obrigatoriedade das companhias abertas terem suas demonstrações contábeis padronizadas quanto à sua estrutura e auditadas por auditores independentes. Outro fato importante foi a influência da escola norte-americana de contabilidade que deu início a estudos sobre princípios contábeis e a promulgação da Lei 6.404/76.

As Normas Internacionais de Contabilidade, também conhecida como IFRS (International Financial Reporting Standards) foram criadas para ser utilizada como um conjunto de normas contábeis uniformes, as quais foram aceitas internacionalmente. O IASC ( International Accounting Standards Board), responsável pela emissão das normas contábeis, possui uma estrutura multidisciplinar e um processo de emissão de normas, que permite a todos os interessados o poder de participar na definição desse conjunto de normas.

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das várias entidades que regulam normas contábeis no Brasil, dentre as quais, o CFC, a CVM e o IBRACON.Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.

A harmonização das normas internacionais de contabilidade ainda pode ser argumentada através de três critérios significativos de qualidade da informação, que são:

a) CREDIBILIDADE: que trata da existência de mais do que um conjunto de normas contábeis de demonstrações contábeis;

b) COMPARABILIDADE, que trata da valia da comparabilidade da informação fornecida pela empresa com as fornecidas por outras empresas;

c) EFICIÊNCIA DE COMUNICAÇÃO, que trata da dificuldade para o usuário em compreender e interpretar as demonstrações financeiras.

A nova legislação harmoniza a contabilidade brasileira aos padrões internacionais, o que facilita o investimento estrangeiro. Além disso, e apesar de ser questionável, obriga as grandes empresas de capital fechado a divulgarem seus balanços. Com as novas regras, diversas alterações significativas ocorreram, como a extinção da Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos - DOAR, a obrigatoriedade de elaboração da DFC - Demonstração dos Fluxos de Caixa e da Demonstração do Valor Adicionado - DVA.

O contador é o profissional que trabalha com a área financeira, econômica e patrimonial, o mesmo é reponsável pela elaboração das demonstrações contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com