TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto dos Custos na Formação de Preços

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.595 Palavras (15 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 15

Impacto dos Custos na Formação de Preços

Acadêmicos

Karine Silveira Santos, Mario Rodrigo Santos, Marluce Godinho Costa, Mie Sugiyama, Patrícia Agustini Abreu Sá

Professor – Susana de Liz

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso CTB 0243 – Seminário Interdisciplinar V

06/10/16

RESUMO

A disputa por uma clientela cada vez mais exigente tem tornado o mercado mais competitivo, o que aumenta a demanda de gestores por informações precisas para subsidiar a tomada de decisão, principalmente no que tange à formação do preço de venda de seus produtos nos diversos ramos da indústria, comércio e serviços. Embora a maioria dos fatores externos tenha impacto no resultado empresarial (mudanças na demanda de produtos, entrada de novos participantes nacionais e internacionais no mercado, inovações tecnológicas, etc.), uma empresa pode utilizar a gestão de custos como mecanismo de amortecimento desses impactos ao direcioná-la à formação do preço de venda, análise de performance e ao planejamento e controle de custos. As empresas precisam estar sintonizadas com o que está acontecendo com o mercado no que diz respeito à concorrência, consumidores e fornecedores, para que seus produtos tenham um menor custo e que não só ganhem como também mantenham o mercado já conquistado. Para isso, têm como grande aliado o controle de custos.

Palavras-chave: custo, mercado, planejamento, contabilização

1 INTRODUÇÃO

Os consumidores tem se mostrado cada vez mais exigentes, buscando produtos e serviços com qualidade e preços adequados mantendo assim as empresas cada vez mais competitivas e atentas ao mercado, porém as empresas precisam cobrir seus custos e despesas e ter uma lucratividade sobre o capital aplicado, os preços de venda de uma empresa pode ser fixado, com base nos custos, em outros mercados ou nos dois, porém nem sempre se adapta com a realidade da empresa e sua estrutura de custo.

O preço como fator determinante é poderosa arma para fidelização de clientes, passa a ser o principal problema da organização, sendo necessário, uma contabilidade de custos e uma análise dos fatores internos e externos à empresa, para implantação de uma gestão de preços condizentes com a estagnação da renda desses clientes e obtenção de um retorno satisfatório.

Entre outros aspectos que devem ser considerados, para definir o preço de venda é imprescindível observar o valor do custo dos produtos/mercadorias/serviços adquiridos e/ou colocados à disposição dos clientes. É fundamental que a empresa tenha o conhecimento desses valores já que interferem diretamente no resultado da empresa, pois o valor de venda deve ser superior ao custo adquirido para evitar um resultado negativo em suas atividades.

Este paper tem o objetivo de identificar diferenças entre preços com base no mercado e os sobre a estrutura de custo de uma empresa.

No caso de uma empresa comercial o sistema de formação de preços pode ser vista como mais simples em comparação a uma indústria, uma vez que ela adquire e revende as mercadorias. Entretanto a apuração desses valores deve ser realizada com muita cautela, pois uma pequena alteração no valor do fornecedor, ou seja, no preço de aquisição, poderá refletir no preço de venda. Dentro do custo dessas mercadorias adquiridas pelas empresas comerciais, deve se dar atenção aos tributos passíveis de recuperação.

A formação de preço dos produtos e serviços, se dá no processo de condições de muitas variáveis diferentes, de acordo com a condição do mercado, na aceitação dos produtos e serviços.

Os custos evidenciam e afetam os preços dos produtos e serviços em situações do mercado de aceitação deste, levando em conta a concorrência do mercado em que se encontra o produto e serviços, assim os preços podem se fixados com base nos custos, com base no mercado ou uma combinação entre ambos. Os processos de custeamento é que nos leva a uma adequação de um menor custo para o produto e serviços para a sua formação de preço.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS

CUSTOS

São gastos relativos a um bem ou serviço utilizados na produção de outros bens ou serviços. Todo investimento que uma empresa precisa fazer para produzir um produto ou oferecer um serviço é chamado de custo. Sem esse valor, não é possível dar início ou continuidade às vendas. Para aumentar a quantidade produzida, em geral, é preciso aumentar o custo da empresa.

É o valor pago ao trabalho necessário para a produção de bens ou serviços. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao público do bem em questão.

O custo de um produto é composto pelo preço da matéria-prima, o preço da mão-de-obra direta usada na sua produção, o preço da mão-de-obra indireta usada para o funcionamento da empresa e o custo de amortização da maquinaria e dos edifícios.

 

GASTOS

Sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

São os valores que a empresa não previu no orçamento, mas que precisa investir para continuar a produção. Como um gasto é imprevisível, não é possível de ser repassado no preço do produto, portanto, a empresa precisa arcar com o prejuízo.

Exemplos: substituição de peça com defeito, assistência técnia.

Para fazer a gestão dos custos, despesas e gastos da empresa, o ideal é utilizar uma planilha de fluxo de caixa. Com o uso da ferramenta, os gestores podem lançar entradas e saída, conferir o que precisa pagar e o que tem e, dessa forma, analisa como está o andamento do fluxo de caixa da empresa. Além disso, é possível ter acesso ao demonstrativo de resultado do exercício (DRE) e avaliar os relatórios que são gerados automaticamente.

A planilha agiliza diversas atividades, aumentando a produtividade da equipe e permitindo que os responsáveis tenham mais tempo para se dedicar ao planejamento estratégico da empresa.

INVESTIMENTO

Gasto ativado em função de vida útil ou benefícios atribuídos a futuro(s) período(s). Capital que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo. Esta aplicação supõe uma escolha que resigna um benefício imediato por um futuro e, em geral, improvável.

As empresas tendem a fazer investimentos com alguma frequência. Algumas são necessária para o seu funcionamento quotidiano (como a compra de computadores, por exemplo). Outros são realizados com vista a obter lucros no futuro, como a compra de uma custosa máquina que permita incrementar a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (755.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com