TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Contabilidade na Gestão Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Importância da Contabilidade na Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

A contabilidade é uma das ciências que se encontra em constante mudança ou seja motivada pelo crescimento econômico e pela globalização.

Contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto. De uma forma prática podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais. Fayol disse que a contabilidade “deve revelar, a qualquer momento, a posição e o rumo do negócio. Deve dar informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa”.

2.2 Continuidade;

Os Registros Contábeis, além de interessar aos administradores, interessam ainda aos fornecedores, aos concorrentes, aos bancos, ao governo, cada usuário utiliza as informações contábeis para analisar a situação patrimonial da empresa. É importante lembrar que a contabilidade deve atuar comunicando as informações para os tomadores de decisão, e como disse Fayol, as informações, além de úteis, devem ser no tempo oportuno. A contabilidade tem como objetivos Analisar, Mensurar, Registrar, e Controlar o patrimônio e fornecer constantes informações sobre o patrimônio aos seus usuários. O Patrimônio de uma entidade é formado por bens, direitos e obrigações.

2.3 Competência;

A contabilidade de verificar se a atividade da empresa esta produzindo lucros ou prejuízos e de que forma esses resultados estão sendo gerados. A finalidade da Contabilidade é fazer o controle do Patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais bem como, apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.

3. ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

3.1 Obrigatoriedades;

A escrituraçãocontabil é o registro dos fatos contabeis ocoriidos na empresa de acordo com o metodo das partidas dobradas considerando o plano de contas observandoos pricipios e normas contabeis. Realizada no Livro Diario e Livro Razão.

Livro Diario é um livro obrigatorio, todas as empresas devem fazer os lançamentos, encardenar e registrar em órgãos competentes. O registro nolivro é realizado em ordem cronólogica.

Livro Razão o registro no razão é realizado em contas individualizadas, tendo assim um controle por conta. Consiste no agrupamento de valores em contas de mesma natureza e de forma acional. O razonete é uma representação gráfica em forma de utilizados para fins didáticos.

4. CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

4.1 Importância da Contabilidade na Gestão Empresarial;

A Contabilidade é um componente da gestão, tendo como um dos seus principais objetivos fornecer informações para o processo de tomada de decisão e de formulação de estratégias.

Processo decisório, de decidir, conjunto de processos que envolvem planejamento, execução, controle e ações corretivas.

Planejamento: ligação de uma situação desejada a uma situação real. Podem ser de dois tipos: planejamento estratégico e operacional. Tem que se levar em consideração a meta, o objetivo e o método.

Desenvolvimento (execução) Treinar: Treinamento é um processo onde se expõe o planejamento a ser cumprido.

Executar: é a etapa da gestão onde as coisas acontecem.

Checagem (controle)

Processo contínuo que avalia o grau de aderência entre os planos e sua execução. Controle gerencial e controle operacional.

Atuação (ações corretivas):Após a checagem de todos os processos, procurar identificar as causas apontando as correções a serem feitas

5. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

5.1BALANÇO PATRIMONIAL;

Uma das principais atividades realizadas dentro da Gestão Patrimonial com certeza é o fechamento do Balanço Patrimonial. A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período (geralmente o balanço é feito sobre o período de 1 ano). O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, afim de auxiliar um Controle do Patrimônio eficiente.

Balanço Patrimonial: Ativos, Passivos e Patrimônio Liquido Inicialmente o balanço patrimonial é dividido em 2 categorias principais:

Ativos: consistem nos bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela empresa. Também constituem os ativos os investimentos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa fez e títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.

Passivos: Passivos compreendem as obrigações financeiras da empresa com o Estado, seus funcionários e com outras empresas.

Quando já temos realizado o cálculo dos ativos e dos passivos, podemos obter por fim o Patrimônio Liquido. Este que consiste na diferença dos Ativos ( positivos, relativos aos lucros e investimentos ) e dos Passivos ( negativos, relativos a pagamentos e dividas ), sendo assim o Patrimônio Liquido considerado o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa. Pode ser transformado em reserva financeira ou então empregado para realizar novos investimentos financeiros e expandir os Ativos.

5.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO;

A demonstração do resultado do exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses. É representado de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se o resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com