TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Pesquisa na Área da Contabilidade

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  1.378 Visualizações

Página 1 de 7

IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA CONTABILIDADE

Juliete Ceruti

Luis Miguel Rueckert

Margoth Cristina Zerna

Rodrigo Kuenzer

Prof. Orientador Antonio José Müller

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Ciências Contábeis – Metodologia do Trabalho Acadêmico

25/04/12

RESUMO

Podemos definir que a contabilidade envolve tudo aquilo que está relacionado a movimentações no patrimônio das empresas, obtendo resultados positivos. A contabilidade sendo responsável por fornecer informações sobre a gestão das organizações assume relevância primordial na tomada de decisões acertadas. É importante dizer que a forma como apuramos o mercado de trabalho na área contábil favorece os empreendedores tendo como objetivo controlar seu perfil na empresa abrangendo cada vez mais seus interesses pela contabilidade. A competição de mercado tem levado as empresas a buscarem aperfeiçoamento nas ferramentas desta gestão. Como a contabilidade vem se atualizando cada vez mais e mais, empresas investem em profissionais com diversos papéis acompanhados de responsabilidades a serem executadas em sua empresa. As informações contábeis são de grande importância para o processo decisório, acerca da vida financeira e econômica da instituição, de modo a proporcionar decisões acertadas e produtivas.

Palavras-chave: Pesquisa. Contabilidade. Empreendedorismo.

1 INTRODUÇÃO

É de grande importância para as organizações empresariais que lutam para conquistar seu espaço no mercado e que buscam obter alguma montagem competitiva, estarem atentas as inovações, principalmente quando se trata de competência profissional. Com ela obtém um bom desempenho como, esforço, ética, seriedade e confiança. O grande volume de informação que é lançado ao público diariamente está fazendo com que as empresas aprimorem suas estratégias na gestão da contabilidade, para assim conseguirem atingir seus objetivos. Desta maneira fazem com que a sociedade observe o comportamento das empresas em relação aos seus conhecimentos.

O profissional contábil vive, portanto numa sociedade em que regras econômicas, políticas e fiscais são mudadas constantemente. Assim, há uma necessidade ampla de busca por saberes atualizados nas mais diferentes áreas, dentro da Ciência Contábil.  

O mercado de trabalho cria oportunidades de fundamental importância para o contador, que envolvem o processo gerencial e o papel de liderança, levando o contador a buscar uma sólida formação acadêmica, esse profissional se torna importante comunicador das informações indispensáveis para a tomada de decisões.  

2 DEFINIÇÃO DE PESQUISA

Pesquisa é aprimorar ideias, buscar sugestões e analisar dados, tem o objetivo de buscar opções para debater determinado assunto e alcançar resultados. Utilizamos a para descobrir o interesse de cada pessoa através de perguntas e questionários, que visam aprimorar os conhecimentos e inovamos conceitos.

Precisa-se da pesquisa, seja dentro de uma empresa ou instituição de ensino, onde está sempre presente. Sua importância é fundamental para tirarmos dúvidas, compararmos opinião e definir um objetivo.

A função da pesquisa é apurar dados, para poder transformá-los em fontes de ajuda na solução de problemas ou preocupações de um determinado assunto.

3 PESQUISA NA CONTABILIDADE

Na contabilidade a diversas pesquisas a serem realizadas, com determinados assuntos relacionados aos interesses de cada pessoa, pesquisas das áreas de atuação, empregabilidade, média de pessoas que se formam por ano em ciências contábeis, salários, há infinitas questões a serem tratadas e discutidas nas pesquisas relacionadas a esta área.

O campo de atuação do profissional em contabilidade é muito grande, permitindo uma condição abrangente de empregabilidade. O atual estágio de desenvolvimento da contabilidade, aliado ao crescimento econômico, que, além da contabilidade tradicional, denominada contabilidade financeira, congrega também a contabilidade gerencial, inclui também o conceito de contabilidade estratégica, ampliando muito o leque de funções para o profissional contábil (TESSARI, 2010).

O interesse da pesquisa contábil é revelar fatores que explicam as práticas contábeis sobre os efeitos dos eventos econômicos a um processo de resumir, analisar, verificar informações financeiras. Ela desempenha um papel essencial na variação de novos conhecimentos.

O contador é a pessoa responsável por fazer o registro contábil de uma empresa, acompanhar os dados e indicar qual regime tributário a instituição deve seguir, orientando o pagamento de impostos e a divisão de recursos entre os sócios. Profissional obrigatório em todas as empresas do país, das micro aos grandes conglomerados, o contador tem um mercado de trabalho que hoje conta com 5,1 milhões de entidades no país. Dessas, 98% são micro e pequenas, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). As possibilidades de emprego são bem maiores que o tamanho da categoria que possui cerca de 200 mil bacharéis atuando na área, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). [...] As áreas de atuação são diversificadas e oferecem diversas possibilidades. O estudante pode optar por abrir seu próprio escritório, atuar em empresas ou tentar um concurso público. (BRITO, 2007)

O bacharel em ciências contábeis pode atuar em diversas áreas como, na contabilidade fiscal, financeira, gerencial, pública, como auditor entre outras funções. “O perito contador atua sobre um caso litigioso, envolvendo duas partes, enquanto o auditor desenvolve seu trabalho para uma entidade privada ou pública que o contrata para apreciar e emitir parecer sobre controles internos ou demonstrações financeiras” (BANKER, 2011).

O mercado de trabalho para o estudante de ciências contábeis está bastante amplo, cada vez á maior procura por estes profissionais. A empresa necessita ter um contador, ele é quem controla o movimento da empresa, administra o patrimônio da entidade, controla gastos, orienta, planeja, passa pelas mãos do contador basicamente tudo o que ocorre na empresa. Conforme dados da Sociesc (2011) “apesar de variar conforme as regiões, especialistas estimam que o salário inicial de um contador esteja na média de R$ 1500,00. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, a média salarial em nível nacional é de R$ 3062,01”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com