TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS EMPRESARIAIS NA ÁREA CONTÁBIL: PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA EMPRESA CONTADE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.141 Palavras (25 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 25

JOGOS EMPRESARIAIS NA ÁREA CONTÁBIL: PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NA EMPRESA CONTADE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Hosana Carolina de Souza Silva

Matheus Candido Ribeiro

Mateus Spósito Ferreira

Patrícia Maria de Jesus

Rafaela Carlos Hartwick Gomes

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de tomada de decisão na empresa Contade Serviços Contábeis, mostrando a importância de respostas rápidas e claras num meio de negócios competitivos e complexos que é a contabilidade. Procurou-se estudar e explicar o processo de tomada de decisão, focando os tipos de decisão, a natureza do processo, suas fases e variáveis relevantes. Para realização deste estudo interno, aplicamos um questionário para funcionários do escritório, incluindo os sócios e diretores, com os objetivos de identificar os pontos fracos e fortes do processo de tomada de decisão.

Palavras-chaves: Tomada de decisão, equipe, contabilidade, jogos empresariais, produtividade.

  1. INTRODUÇÃO  

É comum que funcionários, em todos os estágios de hierarquia de uma empresa, a todo momento têm que decidir perante diversas situações e problemas rotineiros. A tomada de decisão está intimamente ligada ao crescimento da empresa e sua posição no mundo competitivo atual. A organização que não tem informação para subsidiar suas decisões estratégicas, bem como a sua gestão, estará em desvantagem em relação às outras organizações do mesmo segmento, pois não será possível analisar, em um tempo mínimo, as alternativas de decisão, além de não reproduzir de forma eficaz o resultado decorrente da decisão tomada.

No ramo contábil, não é diferente. Uma área que funciona a base de prazos, alíquotas e cálculos extremamente importantes e de grande impacto nas empresas, visto que fornece informações sobre sua situação econômica e financeira, o processo de tomada de decisão torna-se essencial para o pleno andamento da empresa.

  1. OBJETIVOS

O processo de tomada de decisão permite aos funcionários de uma empresa compreender a estrutura organizacional e as relações complexas inerentes aos processos desenvolvidos nesse âmbito. Portanto, há a crescente relevância no que tange à investigar e construir modelos, que proporcionem uma melhor aplicabilidade de métodos e técnicas no processo de tomada de decisão organizacional, cuja base é a informação, que é recurso fundamental para o desenvolvimento do processo.

2.1 Objetivo geral

Identificar como os jogos empresariais agem sob a ótica da tomada de decisão em equipe e sua importância para solucionar problemas e traçar o sucesso de uma empresa.

2.2 Objetivos específicos

  • Conhecer o processo de tomada de decisão em equipe;
  • Verificar como é realizado o processo de tomada de decisão em equipe na empresa Contade Serviços Contábeis;
  • Levantar através da percepção dos funcionários, se a tomada de decisão em equipe é fator motivacional;
  • Analisar se, na percepção dos funcionários, a tomada de decisão é realmente feita em equipe.

  1. METODOLOGIA DE PESQUISA

Este artigo desenvolve um estudo de campo sobre os tipos de tomada de decisão realizados na empresa supracitada, Estudo de Campo é uma investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elemento para explicá-lo.  A pesquisa é descritiva, pois expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno, pode também estabelecer variáveis e definir sua natureza (VERGARA, 2000 p.47). A metodologia utilizada para desenvolvimento deste artigo foi também desenvolvida através de pesquisas bibliográficas, entre livros, internet sobre tema em questão de renomados pesquisadores.

Esta pesquisa é qualitativa, pois leva à necessidade de decodificação subjetiva por usar a linguagem na expressão das ideias. Tal fato acarreta a possibilidade de haver vieses na interpretação dos resultados, sendo essa uma das grandes críticas por parte dos defensores do método quantitativo tradicional.

Percebe-se que a pesquisa como um conjunto de vários procedimentos que apontam um novo conhecimento.  Gil (1999 apud SOUZA, 2010, p.37) determina que a pesquisa tem um caráter pragmático e sistêmicos de desenvolvimento do método cientificam. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problema mediante o emprego de procedimentos científicos.

  1.    Quadro 1 – Critérios relacionados aos fins da pesquisa

Tipo de pesquisa

Conceito

Exploratória

É utilizada em área na qual a pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem não comporta hipóteses, que, todavia poderão surgir durante ou ao final da pesquisa.

Descritiva

Expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno, pode também estabelecer variáveis e definir sua natureza.

Explicativa

 A investigação explicativa tem como principal objetivo tornar algo inteligível.

Metodológica

É o estudo que se refere a instrumentos de captação ou manipulação da realidade

Aplicada

E fundamentada na necessidade de resolver problemas concretos mais imediatos ou não, tem, portanto finalidade prática.

Intervencionista

Tem como principal objetivo interpor se, interferir na realidade estudada. Difere-se da investigação aplicada, pois tem compromisso de resolver o problema de modo efetivo e participativo.

      Fonte: (VERGARA, 2000 p.47).

  1.    Quadro 2 – Critérios relacionados aos meios da pesquisa

Tipo de pesquisa

Conceito

Pesquisa de campo

É a investigação empírica realizada no local onde  ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elemento para explicá-lo.

Pesquisa de laboratório

Trata-se de uma experiência realizada em local limitado, já que no campo seria praticamente impossível de realizá-la.

Investigação documental

E realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza, ou com pessoas: registros, memorandos, cartas e outros.

Tipos de pesquisa

Conceito

Pesquisa bibliográfica

É o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais redes eletrônicas, isto é material acessível ao público em geral.

Pesquisa experimental

É a investigação empírica na qual o pesquisador manipula e controla variáveis independentes e observa as variações que tal manipulação e contro

le produzam em variáveis dependentes.

Investigação ex post facto

Aplica-se a fatos ocorridos, quando o pesquisador não pode controlar as variáveis.

Participante

A pesquisa participante não se esgota na figura do pesquisador. Dela tomam parte pessoas implicadas

no problema sob investigação, fazendo com que a fronteira pesquisador/pesquisado.

Pesquisa-ação

É um tipo particular de pesquisa que supõe intervenção participativa na realidade social.

Estudo de caso        

É o estudo circunscrito a uma ou poucas unidades, que pode ser uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, uma comunidade ou mesmo um país

    Fonte: (VERGARA, 2000, p.47)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (298.2 Kb)   docx (71.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com