TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laranja Mecânica

Por:   •  8/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 4

Análise do filme "Laranja Mecânica"

           O Behavorismo, também conhecido como comportamentalista ou análise funcional do comportamento, é uma escola de psicologia cujo nome se origina da palavra inglesa behavior, que significa comportamento. Segundo Pavlov, diante de um estímulo sensorial surgem reflexos, reações inatas, ou mesmo reações imediatas, fixas e não aprendidas.

  • O condicionamento operante

            O condicionamento operante ocorre espontaneamente como resultado de processos anteriores ou de maturação do organismo.

  • Reforço Positivo

           Reforço positivo é um estímulo que aumenta a frequência da resposta, quando ocorre casualmente a ela.

  • Reforço Negativo

              Reforço negativo é um estímulo que aumenta a frequência da respostas, quando não ocorre casualmente sua emissão.   

  • Reforço Primário

       Reforço primário é aquele que possui capacidade de ser condicional, independente da aprendizagem.

  • Reforço Secundário

            Reforço secundário é um estímulo que pode ter sido associado ao reforço primário, onde adquiriu capacidade de ser condicional.

  • Reforço Generalizado

                Reforço generalizado é quando um estímulo é associado a vários reforços primários e passa ter a capacidade de atuar quando da existência de diferentes estados de privação.

  • Variáveis ambientais que condicionam o comportamento

                   Um experimento que possa demonstrar as variáveis que condicionam o comportamento é o da Caixa de Skinner, onde contém uma alavanca e um recipiente com comida e água. Ele é montado de forma que toda vez que o animal pressiona a alavanca, recebe alguma recompensa, tal como, comida ou água. O surgimento do alimento vai depender da resposta do animal; sendo assim, quanto mais vezes receber o alimento, pela pressão da alavanca, mais vezes ele continuará a pressioná-la até saciar a fome ou a sede.

  • Punição

          A punição consiste na apresentação de um estímulo contrário para certo organismo, ou na retirada de um estímulo positivo a ele, após a emissão de uma resposta inadequada. Um exemplo de punição seria a desobediência de uma criança na sala de aula, seu castigo feito pelo professor poderia ser ficar de castigo separado dos colegas sem poder se comunicar.

  • Extinção

           A extinção consiste na perda gradual do poder de um estímulo condicionado, que influencia na resposta condicionada. Ocasionalmente uma resposta considerada totalmente extinta pode reaparecer, esse fenômeno é chamado de recuperação espontânea.

III-CONCLUSÃO

   Análise crítica do procedimento utilizado na técnica “Ludovico” cujo objetivo era reabilitar e reintegrar o protagonista do filme à sociedade.

O filme questiona conceitos de justiça, moralidade, bondade e liberdade. Um momento bastante ilustrativo disso foi o pensamento do protagonista ao sair da prisão: “Agora estou livre.” Como foi levantado pelo padre, após a terapia de aversão Alex se comportaria como um cidadão exemplar, mas não por livre escolha, ele simplesmente não conseguiria agir de maneira diferente. É a mecanização do ser humano que dá origem ao título do filme, “uma laranja mecânica” - assim se comportaria o indivíduo condicionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com