TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ DE PLANEJAMENTO - RELATÓRIO DE AUDITORIA DOS CORREIOS

Por:   •  11/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.691 Palavras (15 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 15

Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas – FATECS

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Auditoria II

Professor: Gladston Guimarães Naves

Alunos: Brenda Candeira Gonçalves       RA: 21484947

              Déborah Yohara e Silva              RA: 21485161

              Ivaldo Lopes D’avila Coutinho  RA: 21411377

              Luiz José de Souza                     RA: 21352811

Relatório de Auditoria Anual de Contas

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS

2016

O relatório de auditoria foi realizado mediante trabalho de campo por meio de testes, análises e consolidação de informações coletadas ao longo do exercício sob exame e a partir da apresentação do processo de contas pela unidade auditada, em estrita observância às normas de auditoria aplicáveis ao Serviço Público Federal.

Dividido em duas partes: Resultados dos Trabalhos, que contempla a síntese dos exames e as conclusões obtidas; e Achados de Auditoria, que contém o detalhamento das análises realizadas.

Registra-se que os Achados de Auditoria apresentados neste relatório foram estruturados, preliminarmente, em Programas e Ações Orçamentárias organizados em títulos e subtítulos, respectivamente, segundo os assuntos com os quais se relacionam diretamente. Posteriormente, apresentam-se as informações e as constatações que não estão diretamente relacionadas a Programas/Ações Orçamentários específicos.

Foram feitas diversas análises, para chegarem a resultados, lembrando que não houve nenhuma restrição para elaboração dos exames, com o escopo de auditoria firmado, por meio da Ata de Reunião realizada entre a CGU e o Tribunal de Contas da União (TCU), em conformidade com o estabelecido no Anexo II da DN-TCU nº 156/2016:

  • Avaliação da Conformidade das Peças;
  • Avaliação dos Resultados Quantitativos e Qualitativos da Gestão;  
  • Avaliação dos Indicadores de Gestão da Unidade;  
  • Avaliação da Gestão de Pessoas;
  • Avaliação da Regularidade dos Processos Licitatórios;
  • Avaliação da Gestão de Tecnologia da Informação;
  • Avaliação dos Controles Internos Administrativos;
  • Avaliação dos Controles Internos Contábeis.

Resultados

Avaliação da Conformidade das Peças: buscou-se verificar no Sistema se os documentos e informações registradas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), referentes à gestão do exercício de 2016, atendem aos normativos vigentes.

Quanto ao Rol de Responsáveis registrado no e-Contas, foi verificado que determinados períodos de gestão de alguns cargos estavam descobertos. Após comunicação à ECT por meio de Solicitação de Auditoria, foram encaminhadas atas de reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração ocorridas no exercício 2016, indicando a ausência dos responsáveis pelos cargos. Em resposta ao Relatório Preliminar, o Memorando nº 2/2017/DGORC-SUCGE, de 23 de novembro de 2017, apresentou os ocupantes interinos dos cargos “Vice-presidência de Serviços” e “Presidente do Conselho de Administração” nos períodos apontados pela CGU. Para os demais cargos, foi informado que não houve indicação e os períodos realmente ficaram a descoberto.

Avaliação dos Resultados Quantitativos e Qualitativos da Gestão: Com esta analise verificou-se os resultados quantitativos e qualitativos da gestão, notadamente em relação aos aspectos financeiros e econômicos da ECT. Avaliando os motivos dos prejuízos apurados do ano de 2013/2016.

E apesar de várias medidas adotadas pelo conselho administrativo, não foi possível chegar a resultados eficazes.

Nesta análise, foi identificado vários fatores que contribuíram para tais variações econômicas e financeiras, listadas abaixo:

• Informações suprimidas por solicitação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, em função de sigilo;

• Defasagem Tarifária – Conforme NT/85-2015-GPEF/DEFIN, as perdas pela defasagem tarifária alcançaram R$ 1,235 bi, em 31 de julho de 2015;

• Elevação dos Custos com Pessoal – No período de 2011 a 2016, o quantitativo de funcionários dos Correios subiu, apenas, 0,43%, enquanto o custo total com funcionários, sem considerar o benefício pós emprego, aumentou 62,61%;

• Elevação dos Custos com Benefício Pós-Emprego – No período de 2011 a 2016, a despesa com benefício pós emprego aumentou 345,80%;

• Elevação dos Custos com Insumos – No período de 2011 a 2016, a despesa com insumos, excluindo os referentes a despesa com “pessoal”, aumentou 179,73;

• Redução nas Aplicações Financeiras – No período de 2011 a 2016, o volume de recursos em aplicações financeiras reduziu 66,01%;

• Transferência elevada de recursos para a “União” nos três primeiros exercícios do período – Nos exercícios de 2011, 2012 e 2013 foram repassados para a União (controlador), a título de dividendos e juros sobre capital próprio.

Nesta análise, foi possível apurar que devido ao constante aumento dos Prejuízos Acumulados, o “Patrimônio Líquido” reduziu, em aproximadamente 92,63%. Quantia mais que significativa e preocupante. Se não forem tomadas medidas a curto prazo, para aumento da receita e redução de custos, principalmente em despesas com gasto de pessoal, a empresa será dependente da União, reduzindo assim a sua capacidade de investimento.

Avaliação dos Indicadores de Gestão da Unidade: Análise feita através de 8 indicadores estratégicos da empresa, listados a seguir:

1 - Intempestividade da formulação das metas dos indicadores financeiros;  

2 - Deficiências na definição e caracterização dos indicadores estratégicos;

3 - Inadequações no sistema de medição de desempenho impactando na coordenação e delegação de responsabilidade no acompanhamento estratégico;

4 - Falhas no acompanhamento dos indicadores estratégicos decorrentes de lacunas em diretrizes;

5 - Ausência de eventos periódicos de análise crítica destinados à avaliação dos indicadores estratégicos pela Alta Direção;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com