TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 11

Índice

  1. Contents

2        Introdução        

3        Objectivo        

4        Definição do problema        

5        Justificativa        

6        História da inflação        

7        O que é inflação?        

8        Causas da Inflação        

9        Os custos da inflação        

10        Os graus e os tipos de inflação        

10.1        Inflação baixa        

10.2        Inflação galopante        

10.3        Híper inflação        

11        Impacto económico da inflação        

12        Impacto sobre a distribuição da renda e da riqueza        

13        Impacto sobre a eficiência económica        

14        O controlo da inflação        

15        Conclusão        

16        Metodologia        

17        Bibliografia        

  1. Introdução

Desde o ano 2000 até nos tempos atuais, fazem-se sentir turbulentas variações no que concerne aos preços do produto no mercado. Na primeira parte da década, a inflação acordou do seu longo adormecimento, especialmente sob o impacto da subida dos preços do petróleo e dos alimentos. Os preços subiram rapidamente, a seguir uma recepção profunda com início em 2007 levou à queda abrupta dos preços das mercadorias e os países viram-se perante o período da inflação.

O presente trabalho ira debruçar-se a cerca da natureza da inflação e seu impacto no mercado.

  1. Objectivo

O objectivo do presente trabalho é o de identificar os principais determinantes da inflação. A despeito da vasta literatura associada à compreensão de processos inflacionários, opta-se por usar um modelo simples, conforme Harberger – Hanson pela maior exigência, em termos de dados estatísticos que caracterizam modelos mais sofisticados. Baseado na teoria quantitativa da moeda, Harberger (1963) conduziu um trabalho sobre a inflação de preços no Chile, o qual se tornou referência para estudos desse tipo. Hanson (1985) estendeu o modelo de Harberger de modo a incorporar o custo das importações, um elemento importante e particularmente relevante no caso de Angola. Como o modelo Harberger - Hanson é de longo prazo, tenta-se, por meio empírico, pela introdução de desfasagens distribuídas, obter os efeitos sobre a inflação provocados por mudanças nas variáveis explicativas ao longo do tempo.

  1. Definição do problema

Qual é a dinâmica macroeconómica da inflação?

Porque a inflação coloca um desafio tão grande as autoridades económicas?

  1. Justificativa

Este capítulo examina o significado e os determinantes da inflação e descreve as importantes questões que surgem neste campo.

  1. História da inflação

[pic 1]

Figura 1.

Este gráfico apresenta a história dos preços na Inglaterra desde o seculo XIII. Ao longo de todo este tempo, em geral os preços aumentaram como indica a linha mais clara e, a linha mais escura representa o trajetos dos salários reais (O salario dividido aos preços do consumidor). Os salários reais oscilaram ate a revolução industrial.

A comparação das duas linhas mostra que a inflação não e necessariamente acompanhada por uma redução de renda real, também os salários reais progrediram continuamente desde 1800, tendo aumentado mais de dez vezes.

Até a 2ª Guerra mundial houve em geral, uma combinação dos padrões Ouro-Prata e o padrão das variações dos preços foi regular:

Os preços aumentavam em tempo de guerra e depois baixavam no período de estagnação de pôs- guerra. Mas o padrão alterou-se significativamente apos a 2ª Guerra mundial, os preços e os salários seguem agora em uma via de sentido único ascendente. Sobem rapidamente em períodos de expansão económica e sobem menos em períodos de recessão.

[pic 2]

Figura 2

Esta figura mostra a inflação do IPC no último meio seculos. A inflação nos últimos anos variou em um intervalo estreito, flutuando principalmente em decorrência da volatilidade dos preços dos alimentos da energia.

  1. O que é inflação?

A inflação é entendida como um processo pelo qual ocorre um aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, definidos como sendo uma alta persistência e generalizada dos preços da economia. Dentro deste conceito é importante que a inflação e um processo e não um facto isolado, envolve aumentos contínuos e não esporádicos de preços e aumento generalizados de preços e não isolados. Trata-se de um fenómeno universal, comum e praticamente todos os países variando apenas de intensidade e de época para época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (255.5 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com