TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marcado Financeiro: Produtos e Serviços

Por:   •  3/9/2018  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3


[pic 1]

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - CCJE
Departamento de Ciências Contábeis

Disciplina: Contabilidade das Instituições Financeiras

Docente: Carlos Eduardo de Almeida Gomes

Discentes: Talita de Souza Melo

Segundo BRUNI (2005), os mercados financeiros são caracterizados pela transferência de recursos entre agentes superavitários, que possuem recursos em excesso e pelos quais gostariam de receber alguma remuneração, e agentes deficitários, que demandam recursos, aceitando pagar por isso.

A maioria das pessoas associa ao verbo poupar as atividades de economizar, não gastar, guardar algum dinheiro. Já para a economia poupança é a parcela da renda não consumida, o que é um ato de abstenção.

A importância dos investimentos pode ser analisada sob diferentes óticas. Pela ótica do indivíduo investir é empregar recursos, próprios ou de terceiros, com o objetivo de obter ganhos em determinado período.

O investidor dispõe de várias modalidades de investimentos que serão avaliadas em função de rentabilidade, liquidez, segurança e do destino que será dado ao resgate de sua aplicação.

Em qualquer comunidade existirão sempre indivíduos e setores que, por gastarem menos do que sua renda, estarão oferecendo suas poupanças para aqueles que por gastarem mais necessitam de recursos para cobrir seus gastos.

Assim surge a necessidade natural de que se estabeleçam pessoas e instituições especializadas na tarefa de conectá-los. A intermediação financeira pode ser, em muitos casos, um modo eficaz de proceder á canalização dos recursos para as alternativas socialmente mais desejáveis de investimento.

Em qualquer sistema econômico, o papel dos mercados monetários e de capitais consiste em permitir a transferência de recursos poupados para certas unidades que desejam investir e tem oportunidades atraentes para isso.

Os bancos passaram segmentar a clientela em grupos a parti de usas características: faturamento, faixa de renda, perfil de crédito. Essa classificação possibilitou identificar hábitos e características comuns entre os que utilizam determinado produto, permitindo ao banco oferecê-lo a quem, enquadrando-se no mesmo padrão, ainda não o utilizasse.

De acordo com FORTUNA (2010), para os bancos o desenvolvimento econômico possibilitou a disseminação de sua rede de agências por todo o território nacional, para atender à crescente necessidade de transferência de ativos financeiros entre as entidades econômicas.

De acordo com ASSAF NETO (2012), Toda a sociedade econômica, qualquer que seja sua forma de trabalho, enfrenta três problemas fundamentais e determinado pela lei da escassez: o que, como e para quem produzir.

A alternativa que cabe a toda decisão econômica é a melhor seleção dos produtos relativamente escassos, toda sociedade econômica deve indicar como os recursos devem ser alocados para a produção de um produto, e sua transferência para a fabricação de algum outro bem.

A lei dos Rendimentos decrescentes descreve que unidades adicionais de fatores de produção promovem incrementos na produção, porém as taxas decrescem, não apresentando sempre a mesma regularidade. Algumas vezes as taxas de rendimento decrescente somente começam a ocorrer após a inclusão de uma quantidade maior de fator variável de produção.

REFERENCIAS

BRUNI, Adriano Leal. Mercados Financeiros: para a certificação profissional ANBID 10 (CPA-10). São Paulo: Atlas, 2005. cap. 1, p. 11-26.

 

FORTUNA, Eduardo. Marcado Financeiro: produtos e serviços. 18 ed. Rio de Janeiro: Qualitimark, 2010. cap. 1 e 2, p. 1-10.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com