TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material Complementar Noções Atuariais

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

Material Complementar Noções Atuariais

Atuária é o estudo e desenvolvimento de metodologias e técnicas com a finalidade de se analisar os riscos inerentes ás atividades relacionadas com indenizações securitárias ou de pensão, tais como os negócios de seguros, fundos de aposentadorias (fundo de pensão), além é claro de outras atividades que envolvam riscos de perda, como financiamentos.

Compreendamos este conceito identificando a atuária através de suas metodologias e técnicas com objetivo de avaliar risco, o atuário trabalha com risco em finanças, essas avaliações tem o intuito de minimizar o risco.

No mercado mobiliário que também é avaliado pelo atuário por meio pagamento de clientes avaliação de fundos de investimentos e títulos são fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários.

Variáveis Atuarias

As variáveis atuariais buscam informações, subsídio informacional para fundamentar o parecer. Probabilidade calculada pela atuária é o risco.

Composição do cálculo de variáveis atuariais:

• Idade; anos; idade x de pessoas vivas (life); idade x de pessoas falecidas (death).

• Probabilidade de falecimento no ano; probabilidade de viver no ano; probabilidade de uma pessoa de idade x sobreviver à idade n; probabilidade de uma pessoa de idade x não sobreviver à idade n; probabilidade de sobreviver por 2 anos.

• Quantidade de existência; e idade final.

Tábua de Vida ou Mortalidade (Biométricas – AT – 2000)

Chama-se tabua de mortalidade uma tabela que apresenta o número de pessoas vivas e mortas em ordem crescente da idade, desde a origem até a extinção completa grupo.

Trata-se de um instrumento para medir a probabilidade de vida e morte de uma população.

Como o atuário vai conseguir calcular a variável da probabilidade de vida ou de morte?

Ele vai utilizar a tábua biométrica

Significa

• Idadesdas participantes medidas em anos – que inicia com uma idade = 0 e vai até a maior idade de um indivíduo da população vivo, ou seja, no caso da tabela AT – 2000, 115 anos.

• AT – 2000F (Feminina) – que são as probabilidades calculadas de uma pessoa do sexo feminino morrer em qualquer idade seja por morte natural ou acidental, uma vez que se referem simplesmente ao evento morte.

• AT – 2000M (Masculino)– que são as probabilidades calculadas de uma pessoa do sexo masculino morrer em qualquer idade seja por morte natural ou acidental, uma vez que se referem simplesmente ao evento morte.

• AT – 2000F/M – que se referem à mesma AT básica, porém com um ajuste que geralmente se faz para uma melhor adequação às mudanças relacionadas às expectativas de vida da população.

(Tabela de ajuste/ Tabela de expectativa de medida)

Toda vez que vemos a sigla AT lemos AnnuityTable (AT)

Vídeo a ser assistido (https://www.youtube.com/watch?v=q8ZHGw1uBpQ)

Atividade em Sala

Porque o Brasil revisou e deve manter atualizada sua tábua biométrica?

R: Os valores eram calculados com base da população americana e agora está lançado a tabela biométrica brasileira.

Expectativa de Vida

Vejamos o cálculo de probabilidade de vida realizado pelo atuário

Vamos imaginar que o número de pessoas com idade de 50 anos seja de 90.000. Qual seria a probabilidade de uma pessoa de 30 anos chegar a idade de 50 anos?

Solução

Basta dividirmos o total de indivíduos de 50 anos pelo total de indivíduos da idade de 30 anos.

90.000 / 100.000 = 0,90% x 100 (90%)

Analises de Cenários Atuariais

O gerenciamento do risco atuarial tem como objetivo assegurar os padrões de segurança econômico-financeira, com fins específicos de preservar a liquidez, a solvência e o equilíbrio dos planos de benefícios administrados. As análises de sensibilidade desenvolvidas pelos atuários e que contribuem para a avaliação dos planos bem como para a emissão da Nota Técnica Atuarial.

As análises de cenários que permitem se estabelecerem alternativas diante de situações previamente consideradas que contemplam geralmente três cenários: otimista, pessimista ou de manutenção das condições históricas atuais.

Reserva Atuarial ou Provisão Técnica

Em contabilidade, a Reserva para Contingência ou Provisão Técnica é a parcela deduzida do lucro de uma empresa, sociedade ou entidade que se destina a um fim específico de formar um fundo que será investido em títulos e valores mobiliários para garantir o pagamento de eventuais sinistros (contingências). Assim, as Reservas Técnicas das entidades dos ramos de seguros, capitalização e previdência visam o aprovisionamento de valores considerados pelo Atuário como necessários e suficientes para o pagamento futuro das contingências que se apresentarem.

Reserva Matemática

A reserva matemática é o recurso necessário para a sustentação do benefício contratado até o final da vida do associado e de seus dependentes, em outras palavras podemos dizer. Tem por objetivo a gestão de contribuições e patrimônio de seus contribuintes.

Fundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com