TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Material Complementar

Por:   •  27/5/2019  •  Resenha  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

1. Vários fatores influenciam na Imunogenicidade das moléculas. Com relação à natureza química, cite quais moléculas são mais imunogênicas.

Podemos identificar 3 tipos de imunógenos: naturais, artificiais, ou sintéticos.

a. Imunógenos naturais

As substâncias macromoleculares naturais são as proteínas, os polipeptídeos e seus derivados glicídicos, lipídicos, poliosideos simples ou complexos (ligados a lipideos, peptídeos, proteínas...), os ácidos nucleicos e os lipídeos complexos de alto peso molecular. As proteínas e maioria dos polipeptídeos assim como os poliosideios são em regra geral imunogênicos e reagem diferentemente depedendo de espécie. Qualquer ácido nucleico e certos lipideos macromoleculares são também imunogênicos.

b. Imunógenos artificiais

O termo é aplicado a macromoléculas imunogênicas naturais ou modificadas quimicamente por fixação de um ou mais moléculas identicas ou não, geralmente de baixo peso molecular (haptenos). A fixação dos ligantes sobre macromoléculas carreadoras ("carrier") são na maioria das vezes ligações covalentes. Em um certo número de casos a associação ligante-molécula carreadora se efetua por ligações não covalentes (essencialmente eletrostáticas). A molécula mais utilizada é a soro-albumina bovina metilada, que possui carga positiva e permite a fixação de moléculas carreadas negativamente.
Esse mesmo processo ocorre com moléculas não imunogênicas (sucrose, esteróides, hormônios, antibióticos, pequenos polipeptídeos sintéticos, nucleotídeos, alcalóides, agentes farmacológicos diversos).
Os imunógenos artificiais são particularmente interessantes porque permitem o estudo de variações qualitativas e quantitativas do poder imunogênico por decorrencia da modificação da molécula nativa por um ligante de estrutura conhecida, tanto da transformação de uma molécula imunogênica em não imunogênica as vezes em associação com um hapteno.

c. Imunógenos Sintéticos

Os imunógenos sintéticos são essencialmente macromoléculas polipeptídicas formadas pela polimerização do ácido a -amino opticamente ativo (L ou D) ou racemico (LD). A polivinrrolidina e certos poliacrilamideos lineares conjugados ao DNCB (dinitroclorobenzeno) são os mais conhecidos imunógenos sintéticos.

2. Responda Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as questões abaixo:

( V  ) O antígeno é parte de um microorganismo capaz de reagir e estimular o sistema imune, através de sua imunogenicidade (capacidade e estimular e desencadear uma resposta imune) e antigenicidade (capacidade de ligar-se a receptores de células T e B).

( V  )  Determinante antigênico é a região no antígeno onde ocorre as interações intermoleculares com o anticorpo, tal região também é conhecida como epítopo.

( V  ) Um dos fatores que influencia a imunogenicidade de uma substância é a sua natureza, sendo que as proteínas tendem a ser mais imunogênicas que os carboidratos.

( V  ) A ESPECIFICIDADE de um teste é calculada a partir do resultado de amostras de indivíduos não doentes com resultado negativos, ou seja, é a proporção de resultados verdadeiramente negativos.          

(  F ) A SENSIBILIDADE de um teste é calculada a partir do resultado de amostras de indivíduos doentes com resultado positivos, ou seja, é a proporção de resultados verdadeiramente positivos.    

( V  ) As reações antígeno-anticorpo que acontecem in vivo podem ser detectadas por técnicas in vitro, auxiliando de forma muito eficaz no diagnóstico de diversas doenças, infecciosas ou não. Esta detecção pode ser realizada através de ensaios imunes não marcados, onde a visualização da interação antígeno-anticorpo é possível através da floculação, precipitação, aglutinação. Em quaisquer destas situações, os testes devem ser realizados respeitando-se a zona de equivalência, senão o fenômeno de pró-zona pode ocorrer. Defina o que significam os termos “Zona de Equivalência” e “Fenômeno de pró-zona”.

3) Qual teste utiliza partículas de látex sensibilizadas com antígenos que interagem com anticorpos, formando imunocomplexo?

a) Precipitação

b) Hemaglutinação

c) Aglutinação

d) Imunodifusão

e) Imunofluorescência

4) Correlacione as definições com os métodos imunológicos correspondentes:

A) Imunodifusão        ( B  ) A reação pode ocorrer em partículas que apresentam determinantes antigênicos naturais (como as hemácias), partículas inertes (como o látex) ou em células às quais se fixam antígenos solúveis.

                

B) Aglutinação                ( A ) São adicionados antígenos e anticorpos em orifícios separados por um suporte semi-sólido, geralmente em ágar. A detecção da reação antígeno-anticorpo é através da formação de um precipitado.

        

5) Na exposição secundária a uma infecção viral, qual será o perfil dos anticorpos produzidos:

a) IgM elevado,  sem presença de IgG

b) IgG elevado, sem presença de IgM

c) IgG elevado, com baixos níveis de IgM

d) Níveis iguais de IgM e IgG devido a soroconversão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com