TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Material Complementar

Por:   •  29/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.438 Palavras (18 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

EUDIVANIA ALVES DIAS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Jaiba-MG

2018

[pic 2]

EUDIVANIA ALVES DIAS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza

Tutor Eletrônico:Angelita Martins Guedes

                                                            Tutor de Sala: Edimarcia Fernandes Santana Barbosa

Jaiba-MG

2018

[pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

[pic 4]3

INTRODUÇÃO

                     No presente trabalho, abordam-se reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, e as suas contribuições para a formação docente, considerando os estudos teóricos que foram realizados, relacionando as experiências vivenciadas na prática docente. O estágio Supervisionado em Educação Infantil foi realizado na Creche Municipal CNEI MICHELE BEATRIZ, situada na Rua: AV JOÃO ANTONIO DE OLIVEIRA nº 317, A observação e intervenção permitiram que houvesse uma análise com um olhar mais criterioso, na procura de contribuições que seja essencial para desenvolver os diversos aspectos observados durante o Estágio.

                     Como fonte de pesquisa, utilizei o Portfólio e o Diário de Campo, que foi elaborado através das experiências vivenciadas cotidianamente por mim, durante o período de Estágio em sala de aula. O Portfólio é composto por todas as informações sobre o período de intervenção, constando o planejamento das aulas, incluindo as áreas de conhecimentos, conteúdos, objetivos, procedimentos, atividades, avaliação, fechamento, recursos utilizados, referentes, bem como apresentar o modelo das atividades a serem trabalhados como textos, letras de músicas, dinâmicas, entre outros elementos que contribuem para uma aula mais produtiva. Já o Diário de Campo é elaborado através de todos os registros realizados por mim no decorrer do período de observação através de todos os registros realizados por mim, no decorrer do período de observação e intervenção, todas as informações relevantes, que ficaram registradas na memória. Observação, registro, documentação são palavras-chaves na experiência educativa. Palavras evocativas de teorias, conceitos, metodologias e dúvidas acerca de sua efetivação. A documentação é ainda memória, história identidade, experiência. (MORO, 2011, p. 36). Portanto, é através dos registros, que o professor realiza a avaliação das aprendizagens infantis, contribuindo ate mesmo para uma reflexão sobre o fazer educativo, realizando uma auto-avaliação do seu trabalho docente.

4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

                    Quanto à caracterização sócio-econômica e cultural da escola, a clientela constitui-se de classe social baixa e média; grande maioria dos alunos são filhos de pessoas que trabalham como garimpeiros, lavradores, têm também filhos de professores da nossa escola, crianças de profissionais da área de saúde e do executivo; uma parte dessas famílias encontra-se desempregados, apesar do desemprego não deixar de ter implicações nas condições de vida digna e saudável, a Escola vem se esforçando para levar um ensino de qualidade e confiabilidade pela atuação e competência dos profissionais que nela trabalham. A faixa etária das crianças atendidas na Escola é de quatro a cinco anos.

                     O CMEI MICHELE BEATRIZ SANTOS recebeu esse nome em homenagem a uma criança que na proximidade do cmei que faleceu aos quatro anos de idade, a vereadora da época a senhora Maria da silva dias amiga e colega de trabalho da mãe da criança que surgiu o nome d Michele beatriz santos e foi aprovada pertence à rede municipal de ensino, esta situada a av.joao Antonio de oliveira, 317 no centro comunitário ocupa a área grande e arejada atende a 200 crianças da faixa etária de 4 a 5 anos que estuda no 1 e 2 período da educação infantil distribuído em 2 turmas de 83 crianças de faixa etária de 6 meses a 3 anos.

                     Na creche, no turno matutino atende 2 turnos de segundo período, turnos primeiro período e 3 turnos do segundo período.

Berçário de maternal

01 maternal 2

01 maternal 3 em tempo integral no período 1

01 sala de coordenação

01 sala de secretaria

01 sala de secretaria

01 sala de professores

01 almoxarifado

01 biblioteca com acessos variados

05 salas de aula

Cozinha, lavanderia, refeitório, e playgraud

Dispensa e sanitários

Para o desenvolvimento pedagógico o cmei disponibiliza televisão micro system e notebook, matérias didáticos, papéis ofício, pincéis, apontadores entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (743.8 Kb)   docx (528.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com