TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Conceitos e Definições: Gestão estratégica de custos contempla o uso de técnicas de contabilidade gerencial e outras para o planejamento estratégico e operacional com o objetivo de controlar gestão de custos de uma organização abordando metodologias e sistemas de custeio influenciando a gestão de custos e a determinação de preços para produtos ou serviços prestados.

Definição de custos: São medidas monetárias dos sacrifícios necessários para alcançar objetivos.

  1. Curva de aprendizagem: O custo diminui à medida que exista um aumento de produção. Ex: 1 unidade tem o custo unitário de 100,00, 2 unidades esse custo cai para 80,00 pois é menos 20%, 4 unidades cai para 64,00 e assim por diante.
  2. Ciclo de vida do produto: Os produtos eles passam por umas fases seu “nascimento” crescimento, maturidade e declínio. A maturidade é a fase em que o produto está no auge, após esta fase se a empresa não inovar ou lançar um novo produto ele cairá em declínio trazendo um resultado não tão positivo para a empresa.
  3. Margem de contribuição: É o valor com que cada produto é fabricado e comercializado contribui para cobrir custos fixos da empresa. Formula da margem de contribuição: Preço de venda – custos variáveis.
  4. Ponto de equilíbrio: Situação hipotética onde a empresa equilibra gastos e despesas portando não há lucro nem prejuízo. Formula: Custo fixo total / margem de contribuição = ponto de equilíbrio de quantidade.
  5. Ponto de equilíbrio em valor: Formula: Custo fixo total / % margem de contribuição unitária = Ponto de equilíbrio em valor.
  6. Margem de segurança: Representa o volume de vendas que supera as vendas calculadas no ponto de equilíbrio. Quanto as vendas podem oscilar em unidades e valor sem que a empresa obtenha prejuízo.  
  7. Custeio ABC ( baseado em atividades) e reengenharia: O ABC tem a visão de aperfeiçoar o processo, ele possibilita uma melhor locação dos custos e despesas indiretos aos produtos, processos e mercados da empresa, todos os gastos da empresa serão alocados nas atividades desenvolvidas pelas próprias áreas consumidoras de recursos, salários, materiais, serviço e outras naturezas de despesas tradicionais assim mostrando os gastos totais da empresa e depois das atividades custeadas pode-se custear com muito mais precisão qualquer objeto.

Uma grande vantagem do ABC é que se uma atividade existe apenas para produzir um único produto somente aquele produto receberá seu custo mas se ele existe para beneficiar todos  os produtos da empresa, todos os produtos receberão parcela do custo dessa atividade. O lado positivo deste método de custeio é a possibilidade que a empresa tem de verificar as atividades mais caras.

o ABC pode ser considerado uma ferramenta para a mudança de atitude das pessoas, ele gera informações mais precisas sobre os custos das atividades e produtos, facilita a tomada de decisão e gera uma mudança de atitude das pessoas. 
Reengenharia é um redesenho de processos que envolve readequação de processos organizacionais, sistemas de informação e valores da empresa. O intuito é repensar e reinventar os procedimentos principais da organização como por exemplo, serviços prestados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com