TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Planejamento Financeiro

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 3

6 METODOLOGIA

        Dispondo a atingir os objetivos propostos para esta pesquisa, serão utilizados métodos que apresentarão a correta abordagem e análises dos assuntos: pesquisa quanto aos objetivos, procedimentos e quanto à abordagem do problema.

        A metodologia a ser utilizada quanto aos objetivos se caracteriza como descritiva, pois vai ao encontro da identificação dos fatos a partir do que ainda irá acontecer. Em outras palavras, (GIL, 2008) relata que uma pesquisa descritiva, descreve as características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática.        

Nada impede que uma pesquisa descritiva assuma a forma de um estudo de caso (possibilidade mais comum das pesquisas exploratórias). Entretanto, as pesquisas descritivas geralmente assumem a forma de levantamentos. Quando o aprofundamento da pesquisa descritiva permite estabelecer relações de dependência entre variáveis, é possível generalizar resultados.

Ao realizar a investigação sobre o assunto através de documentos e materiais já publicados por outros autores, a pesquisa se enquadra como bibliográfica. Desta forma, (GIL, 2008) define a Pesquisa Bibliográfica como aquela que “é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.        A pesquisa bibliográfica é básica e obrigatória em qualquer modalidade de pesquisa. De forma geral, qualquer informação publicada (impressa ou eletronicamente) é passível de se tornar uma fonte de consulta. Os livros constituem-se nas principais fontes de referências bibliográficas, pois os assuntos publicados em livros adotados como referências em sistemas formais de ensino constituem-se em um conhecimento pronto para a consulta.

Será aplicado um questionário com perguntas específicas e bem elaboradas sobre o projeto do Planejamento Financeiro, direcionados as principais vantagens com uma projeção do futuro da empresa, tendo como objetivo aprofundar a análise sobre o tema proposto. Desta forma, será possível mensurar os dados coletados e analisar as dificuldades encontradas na realização do planejamento e o resultado obtido. Como auxilio foram utilizados diversos livros sobre o assunto estudado, alguns artigos, assim como a internet, objetivando sempre uma coleta de informações atualizadas.

        Por fim, quanto à abordagem do problema, a pesquisa se configura como qualitativa, pois identifica e analisa as variáveis do assunto, garantindo a precisão dos resultados encontrados.  Conforme descreve Minayo (2010), o método qualitativo pode ser definido como:

“... é o que se aplica ao estudo da história, das relações, das representações, das crenças, das percepções e das opiniões, produtos das interpretações que os humanos fazem a respeito de como vivem, constroem seus artefatos e a si mesmos, sentem e pensam. Embora já tenham sido usadas para estudos de aglomerados de grandes dimensões (IBGE, 1976; Parga Nina et.al 1985), as abordagens qualitativas se conformam melhor a investigações de grupos e segmentos delimitados e focalizados, de histórias sociais sob a ótica dos atores, de relações e para análises de discursos e de documentos.” (MINAYO, 2010, p. 57)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (296.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com