TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento financeiro e suas características

Trabalho acadêmico: Planejamento financeiro e suas características. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Planejamento financeiro- caracteristicas e fundamentos 4

2.2 A necessidade de se cruzar o planejamento financeiro com a execução real e suas medidas corretivas 5

2.3 Orçamento Flexível 5

2.4 CONTABILIDADE EMPRESARIAL 6

2.4.2 Pronunciamento Técnico CPC 27 7

2.4.3 Pronunciamento Técnico CPC 32 7

2.4.4 Pronunciamento Técnico CPC PME 8

2.5 Aplicação de métodos quantitativos nas atividades contábeis 9

2.6 Direito 10

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade é essencial a todos os tipos de personalidades, seja ela física ou jurídica, tanto pública como privada. Essa ciência ela tem por objetivo o patrimônio público ou de particulares e proporciona uma grande gama de formas para que possamos evidenciar bem os bens, direitos e obrigações de uma entidade.

Neste trabalho desenvolveremos o tema Contabilidade, Orçamento e Direito empresarial, com os tópicos propostos: Planejamento Financeiro e suas características; A necessidade de cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas; Orçamento Flexível; Contabilidade Empresarial; Aplicação dos métodos quantitativos nas atividades contábeis e por fim Direito.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO- CARACTERISTICAS E FUNDAMENTOS

O planejamento financeiro estabelece os modos que podem ser usados para alcançar os objetivos estabelecidos para uma entidade. Pode-se notar que existem três formas básicas de planejamento: o Estratégico, o Tático e o Operacional.

O estratégico diz respeito à organização como um todo. Então, ao elaborar um planejamento estratégico, aconselham-se levar em consideração os ambientes internos e externos como fatores econômico-financeiros globais, fatores políticos e até mesmo os sociais. É necessário neste caso que tenha uma visão bem desenvolvida acerca do mercado econômico e de suas políticas. Já o planejamento tático, se remete as diferentes áreas de trabalho de uma instituição. Portanto, uma empresa que possui uma área financeira e uma área comercial traça planos financeiros e planos comerciais, dentre outros também estabelecidos para os outros certames. E, por fim, os planejamentos operacionais orientam a alocação de recursos para as os diversos campos estabelecidos na hierarquia superior pelos planos táticos. Desta forma, pode-se entender que o plano estratégico que se remete ao longo prazo é desdobrado em vários planejamentos táticos em médio prazo, que assim se desenvolvem em muitos planos operacionais que são realizados em um curto prazo.

Esta ferramenta é essencial para a empresa, pois ela serve como um controle de caixa, este que é a vida da empresa, é por ele que a entidade sabe se possui liquidez ou não para saudar suas obrigações ou se será necessário contrair empréstimos/financiamentos para dar uma saúde financeira à instituição. O planejamento financeiro se preocupa em estabelecer diretrizes de mudanças e crescimento para a empresa, levando em conta as incertezas internas e externas procurando ver em que as mesmas podem afetar ou não a empresa.

2.2 A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO FINANCEIRO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS

O planejamento financeiro estabelece o modo pelo quais os objetivos podem ser alcançados. Manter o controle financeiro é de suma importância para qualquer empresa.

O controle e o planejamento financeiro se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação, em geral, as micro e pequenas empresas, apresentam um quadro crítico, devido ao fato de possuírem baixo conhecimento de técnicas administrativas, associado aos problemas de falta de capital de giro.

O problema a ser analisado é que nas micro e pequenas empresas, muitas vezes o empresário não sabe como administrar seus recursos financeiros adquiridos.

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O Orçamento Flexível é um conjunto de orçamentos que pode ser ajustado a qualquer nível de atividades. A base para a elaboração do orçamento flexível é a perfeita distinção entre custos fixos e variáveis. Os custos variáveis seguirão o volume de atividade, enquanto os custos fixos terão o tratamento tradicional.

2.4 CONTABILIDADE EMPRESARIAL

2.4.1 Pronunciamento Conceitual Básico R1

O Pronunciamento Conceitual Básico estabelece os conceitos que fundamentam a elaboração e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. A finalidade desta Estrutura Conceitual é:

(a) dar suporte ao desenvolvimento de novos Pronunciamentos Técnicos, Interpretações e Orientações e à revisão dos já existentes, quando necessário;

(b) dar suporte à promoção da harmonização das regulações, das normas contábeis e dos procedimentos relacionados à apresentação das demonstrações contábeis, provendo uma base para a redução do número de tratamentos contábeis alternativos permitidos pelos Pronunciamentos, Interpretações e Orientações;

(c) dar suporte aos órgãos reguladores nacionais;

(d) auxiliar os responsáveis pela elaboração das demonstrações contábeis na aplicação dos Pronunciamentos Técnicos, Interpretações e Orientações e no tratamento de assuntos que ainda não tenham sido objeto desses documentos;

(e) auxiliar os auditores independentes a formar sua opinião sobre a conformidade das demonstrações contábeis com os Pronunciamentos Técnicos, Interpretações e Orientações;

(f) auxiliar os usuários das demonstrações contábeis na interpretação de informações nelas contidas, elaboradas em conformidade com os Pronunciamentos Técnicos, Interpretações e Orientações; e

(g) proporcionar aos interessados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com