TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento financeiro

Resenha: Planejamento financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Resenha  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 6

O escopo deste trabalho é analisar e entender os principais fatores que contribuíram para o crescimento do mercado automobilístico e a importância para a economia do país, levando-se em conta maior confiança do consumidor, facilidade e maior prazo para financiamento.

Destaca-se também a trajetória no que diz respeito à planejamento financeiro e suas etapas, bem como vários procedimentos contábeis a que as empresas se submetem, com ênfase à simulações de financiamentos/empréstimos e outras ferramentas úteis para um bom gerenciamento e desempenho de uma organização.

Planejamento financeiro - O planejamento financeiro direciona a empresa e estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros, é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos podem ser alcançados.

Planejamento financeiro a longo prazo - Meio pelo qual vê-se as necessidades de capital ou financiamento para transformar as aspirações da empresa em realidade. O planejamento financeiro a longo prazo auxilia a ordenar as alternativas, priorizar objetivos e dar uma direção à empresa.

Planejamento financeiro a curto prazo - Os planos financeiros a curto prazo são ações planejadas para um período curto (de um a dois anos) acompanhado da previsão de seus reflexos financeiros

Planejamento de caixa: Orçamento de caixa - O orçamento de caixa, ou projeção de caixa, é um demonstrativo dos fluxos das entradas e saídas projetadas de caixa da empresa.

Previsão de vendas - Projeção de vendas constitui uma estimativa de vendas em unidades e valores de uma empresa para algum período futuro, geralmente se baseia nas tendências recentes de vendas e, ainda nas projeções das perspectivas econômicas do país, da região, do setor e assim por diante.

Planejamento do lucro - O processo de planejamento de lucros está centrado na elaboração de demonstrações projetadas; a demonstração do resultado e o balanço patrimonial.

Demonstração do resultado projetado - A metodologia utilizada para a estimativa do resultado projetado sugere que as relações entre vários custos e vendas no próximo ano repetirão aquelas havidas no ano anterior.

Balanço Patrimonial Projetado - O balanço patrimonial projetado utiliza-se de uma técnica criteriosa, para estimar certas contas e calcular o valor de outras. Esse balanço tem com saída o financiamento externo necessário para o fechamento das contas.

Demonstrativos projetados - Um dos fins das demonstrações projetadas é a estimativa de valor externo exigido para financiar um dado nível de vendas, outra finalidade é a base para analisar antecipadamente o nível de lucratividade e o desempenho financeiro global da empresa para o ano seguinte.

Demonstrativos Orçamentários - A necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas.

Demonstrativo do Resultado do Exercício Projetado - Importante peça do orçamento, juntamente com o balanço patrimonial, é elaborado pelos orçamentos operacionais auxiliares.

Fluxo de Caixa Projetado - Esta ferramenta é utilizada para prever o que poderá ou não acontecer em relação às finanças da empresa ou aos custos e lucratividade de um projeto ou negócio

A necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas

medidas corretivas.

Técnicas de análise do orçamento de capital

Valor Presente Líquido - É considerado uma técnica sofisticada de orçamento de capital, obtida subtraindo-se o investimento inicial de um projeto do valor presente das entradas de caixa, descontadas a uma taxa especificada.

Se o valor VPL for maior que zero, aceita-se.

Taxa Interna de Retorno - É a taxa de desconto que iguala o valor presente das entradas de caixa ao investimento inicial referente a um projeto, resultando, desse modo, em um Valor Presente Líquido igual a zero

Se a TIR for maior que o custo capital, aceita-se.

Payback Descontado - Obtido primeiramente através do cálculo do valor presente das entradas de caixa, descontadas a uma taxa especificada (taxa de desconto, custo de oportunidade ou custo de capital)

Riscos e Retornos - O risco pode ser definido como a possibilidade de um prejuízo financeiro. Uma medida da incerteza associada aos retornos esperados de investimento. Retorno é o ganho ou perda que você obtém como resultado de um investimento medido em um determinado período de tempo.

Financiamentos, Empréstimos e Leasing - Financiamento é uma operação financeira em que a parte financiadora, em geral uma instituição financeira, fornece recursos para outra parte que está sendo financiada, de modo que esta possa executar algum investimento específico previamente acordado, podendo cobrar ou não cobrar juros sobre o valor financiado de acordo com o valor e o tempo de pagamento.

Empréstimo é um contrato entre o cliente e a instituição financeira pelo qual ele recebe uma quantia que deverá ser devolvida ao banco em prazo determinado, acrescida dos juros acertados. Os recursos obtidos no empréstimo não têm destinação específica.

Leasing, é um contrato através do qual arrendadora ou locadora adquire um bem escolhido por seu cliente para, em seguida, alugá-lo a este último, por um prazo determinado. Ao término do contrato o arrendatário pode optar por renová-lo por mais um período, por devolver o bem arrendado à arrendadora ou dela adquirir o bem, pelo valor de mercado ou por um valor residual previamente definido no contrato.

Juros - Taxa de valor ganho ou quantia paga pelo uso do dinheiro. Os juros se divide em:

Juro simples: São aplicados sobre o valor inicial da operação, não importando o período e o valor futuro.

Juro composto: São aplicados sobre o saldo no inicio do período anterior.

Valor presente - Quanto você tem agora.

Valor futuro - É o quanto cresce aquilo que você tem agora,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com