TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Financeiro

Exames: Planejamento Financeiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  5.004 Palavras (21 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 21

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Planejar significa traçar um plano, programar, projetar. E o planejamento financeiro significa estabelecer e seguir uma estratégia, visando atingir objetivos. O propósito fundamental do planejamento financeiro deve ser o de dar vida à estratégia da organização.

O planejamento financeiro, através de um conjunto de ações, controles e procedimentos, possibilita, entre outras coisas, montar um orçamento, acompanhar as contas, saber se há sobra ou falta de recursos, tomar providências para nivelar o orçamento, no caso de falta, fazer investimentos, no caso de sobra de recursos.

Um plano financeiro eficaz deve aparecer no momento de expor as ligações das diferentes propostas de investimento ligadas as varias atividades operacionais da empresa e as ações de financiamento disponíveis a ela no mercado. De modo paralelo, um planejamento atribui à empresa a chance de desenvolver, analisar e comparar muitos cenários de diferentes ângulos, permitindo assim que questões relativas às linhas futuras de negócio da empresa e os melhores esquemas de financiamento, se necessários sejam analisados.

O Planejamento financeiro de uma empresa pode ser voltado a uma estratégia de curto e longo prazo.

Os planos financeiros de longo prazo procuram refletir os resultados esperados no planejamento estratégico da empresa. À medida que o horizonte de planejamento se distancia da data de elaboração, o grau de detalhamento se reduz, em virtude do nível de confiabilidade das projeções. Portanto, a atuação a longo prazo se apóia nos instrumentos de orçamento de capital e nas expectativas de geração de lucros e caixa.

Já os planos financeiros de curto prazo devem ser bem detalhados, através do uso de instrumentos como o orçamento de capital, as projeções de fluxo de caixa e de Demonstrativo de Resultados periódicos e os balanços patrimoniais projetados.

DEMONSTRATIVOS ORÇAMENTARIOS.

DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício Projetado.

O Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) é um instrumento da Contabilidade que apresenta, de maneira dedutiva e resumida, o resultado das operações realizadas pela entidade durante determinado período de tempo, de forma a destacar o resultado líquido do período.

O DRE Projetado é elaborado a partir dos orçamentos operacionais auxiliares: Orçamento de vendas, orçamento de produção e orçamento das despesas operacionais. Com base nestes orçamentos, é possível elaborar o DRE Projetado e apresentá-lo, por exemplo, para aprovação pelo comitê orçamentário.

O DRE Projetado deve ser elaborado observando os seguintes aspectos:

a) Vendas Líquidas – representam as receitas orçadas de vendas, ou seja, o total de vendas brutas menos todos os descontos e devoluções estimados pela empresa para o período projetado;

b) Custo da Mercadoria Vendida – também conhecido como “Custo dos Produtos Vendidos”, baseia-se em padrões atuais e leva em consideração todas as estimativas feitas em termos de custos de matérias-primas, mão-de-obra direta e despesas indiretas de fabricação;

c) Despesas Operacionais – consistem no somatório horizontal de todos os itens de despesas que irão incorrer na empresa no exercício orçado; seriam as despesas administrativas, com vendas, tributárias e financeiras;

d) Lucro Operacional – seguindo o raciocínio lógico, isto é, a partir do orçamento de vendas abatendo os custos dos produtos vendidos e as despesas operacionais, obtém-se, em termos orçamentários, o lucro operacional do exercício projetado, permitindo inclusive que a empresa projete o balanço patrimonial.

O cálculo destes quatro elementos é básico para que a empresa possa apurar a taxa de retorno sobre os investimentos que foram ou serão aplicados.

Toda empresa, para progredir a longo prazo, precisa ter um foco ou um objetivo antecipando as metas que pretende atingir.

FLUXO DE CAIXA PROJETADO

Manter um controle financeiro é essencial para a sobrevivência da empresa,

bem como a sua evolução e permanência no mercado. O fluxo de caixa surge como uma ferramenta peculiar, pois possibilita ao administrador planejar, controlar e analisar as receitas, despesas e investimentos em determinado período de tempo (SILVA, 2008). Essa visão pode ser ainda antecipada através da projeção do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a espinha dorsal da empresa. Sem ele não se saberá

quando haverá recursos suficientes para sustentar as operações ou quando

haverá necessidade de financiamentos bancários. Empresas que

necessitam continuamente de empréstimos de última hora poderão se

deparar com dificuldade de encontrar bancos que as financiem. (GITMAN,

1997:586).

A idéia principal da projeção do fluxo de caixa é a previsão das entradas e

saídas de recursos em determinado período de tempo, em busca do controle dos excessos e escassez de caixa. É válido ressaltar que projeção de fluxo de caixa diferente de planejamento financeiro. O fluxo de caixa é parte integrante do planejamento financeiro. Sá (2008) conceitua projeção do fluxo de caixa como:

“... produto final da integração das contas a receber com as contas a pagar.

Seu objetivo é identificar as faltas e os excessos de caixas, as datas em que

ocorrerão, por quantos dias e em que montantes. É a partir do fluxo de

caixa projetado que fazemos o planejamento financeiro” (SÁ 2008 pg. 59).

Neste sentido, a projeção do fluxo de caixa proporcionará ao gestor financeiro

uma visão antecipada das entradas e saídas de moeda e consequentemente

auxiliará em decisões mais seguras.

Planejamento versos execução real e suas medidas corretivas.

FERRAMENTAS DE ANALISE DE INVESTIMENTO.

VPL – Valor Presente Liquido.

O valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com