TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O planejamento financeiro

Resenha: O planejamento financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Resenha  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  584 Visualizações

O planejamento financeiro é a forma pela qual a empresa estabelece, antecipadamente, as ações necessárias e o modo de agir para alcançar seus objetivos e metas estratégicas.

Podemos definir planejamento como a tomada antecipada de decisões sobre o que fazer, antes da ação ser necessária. Planejar significa traçar as linhas gerais das coisas que devem ser feitas e dos métodos de fazê-los, a fim de atingir certos objetivos. GITMAN (1997) afirma: “Os planos financeiros e orçamentos fornecem roteiros para atingir os objetivos da empresa. Além disso, esses veículos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismo de controle estabelecendo um padrão de desempenho contra o qual é possível avaliar os eventos reais.” Ele divide o planejamento em três planos:

a) ESTRATÉGICO Tem objetivos de longo prazo e com maneiras e ações para alcançá-los que afetam a empresa como um todo, é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, que é composto por diretores, assessores e gerentes (alta administração).

b) TÁTICO Tem objetivos de mais curto prazo e com maneiras e ações que geralmente afetam somente uma parte da empresa, representam os cargos de liderança e comando na organização, que são compostos por líderes, chefes e coordenadores (nível médio).

c) OPERACIONAL Tem objetivo mais formal, principalmente nos documentos escritos, nas metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas; são as pessoas que executam as tarefas, trabalham na fabricação dos produtos (nível baixo).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com