TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini Mercado Nestal LTDA. - DA PRAÇA

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.567 Palavras (35 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 35

1. Perfil da Organização

A pesquisa foi realizada na empresa Mini Mercado Nestal LTDA. - DA PRAÇA, no dia 18 de outubro de 2014, por meio de entrevista presencial com o Gerente de Compras Aparecido Martinelli e Supervisora de treinamento Daiene Martinelli.

1.1 Apresentação da empresa

O Mini Mercado Nestal, localizado no Jardim Santo André – São Matheus, pertencente à rede de supermercados Da Praça, foi inaugurado em 20 de março de 2002, após a empresa anterior entrar em falência. É uma empresa privada de médio porte (segundo BNDES), atuante no ramo varejista de comércio de mercadorias em geral, principalmente, produtos alimentícios. A rede possui diversas outras lojas também localizadas na região do extremo leste de São Paulo.

O regime jurídico referente à contratação de menores aprendizes – conforme o Artigo 429 da Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000, que relata a porcentagem mínima obrigatória, correspondente a 5% dos funcionários da empresa, quando a mesma possui entre 100 e 200 funcionários – é cumprido pelo Mini Mercado Nestal. Porém, a contratação do portador de necessidades especiais – de acordo com o Artigo 93 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que diz que a empresa que possui a partir de 100 funcionários, deve preencher de 2% a 5% dos seus cargos com pessoas portadoras de deficiência – não é realizada.

1.2 Força de trabalho

A maior influência sobre o lucro da empresa se dá por meio da força de trabalho baseada em recursos manuais. É constituída por 104 funcionários, sendo 57 funcionários do sexo masculino e 47 do sexo feminino, como mostra o gráfico a seguir:

Gráfico 1 – Demonstração gráfica da distribuição dos funcionários da empresa Mini Mercado Nestal ltda. em sexo feminino e masculino (criado pelos próprios autores do trabalho)

E com mais detalhes no organograma no Gráfico 5.

Todos estes funcionários possuem o ensino fundamental exigido pela empresa na contratação. Porém, é importante a experiência do funcionário para que o mesmo exerça a função a qual foi contratado da melhor forma possível. Caso não se tenha esse requisito, a própria empresa disponibiliza o treinamento adequado para tais funções. Esse processo contribui para que não ocorra a alta rotatividade dos funcionários, que se mantenham a qualidade do serviço e bom atendimento aos clientes.

1.3 Produtos e Clientes

No comércio varejista no qual a empresa Nestal se encontra, os principais produtos pertencem às áreas: alimentícia, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza. Estas áreas são divididas nas seguintes categorias:

  • Açougue
  • Bebidas
  • Cesta básica
  • Mercearia
  • Perecíveis
  • Perfumaria
  • Limpeza
  • Padaria

Podemos assim citar seus principais fornecedores respectivamente:

  • Maxbeef e Naf
  • Ambev e Spal
  • Camil e Brasília Alimentos
  • Nestlé e Heinz
  • Aurora e BRF
  • P&G
  • Amparo
  • Panco e Wickbold

A empresa Nestal tem como objetivo atender o público de baixa renda, oferecendo os menores preços com marcas populares e, acima de tudo, o bom atendimento.

1.4 Principais Concorrentes da Organização

No ramo varejista no qual a empresa atua, existem alguns concorrentes, tendo como principais:

  • Supermercado Rossi;
  • Supermercado Primos;
  • Supermercado Extra;
  • Supermercado Dia;
  • Supermercado Comercial Esperança.

Que também atuam no comércio, principalmente, de produtos alimentícios na zona leste e extremo leste de São Paulo no raio de 5 km do Mini Mercado Nestal.

1.5 Principais Insumos

A empresa Nestal só utiliza insumos na categoria “Padaria”, onde produtos como farinha, ovos, leite, fermento, misturas para bolos etc., são utilizados na confecção de pães de diversos tipos que, posteriormente, serão postos na área de vendas, neutralizando os custos dos insumos e gerando lucros.


2. Revisão Conceitual, Identificação de Práticas e Análise

2.1 Teoria da Administração Científica

A administração clássica surgiu no final do século XIX vinculada as idéias positivistas de Augusto Comte, que diz que a razão está sobre tudo e todas as áreas do conhecimento, inclusive a religião.

Eram exemplos para as grandes empresas a Igreja Católica pela sua organização, e as instituições militares por sua estruturação, pois as unidades de comando e de direção eram claramente definidas, havia uma divisão do trabalho em unidades departamentais e um sistema de comunicação vertical simples.

Provocada pelo avanço da Revolução Industrial, surgiu a mecanização, a automação, a produção e o consumo em massa, aumentando o capital e o número de empregados das organizações. O empregado tem um comportamento funcional padronizado, seu trabalho e seu desempenho profissional eram determinados pelas normas e regras estabelecidas pelo método de trabalho da organização.

A primeira tarefa a realizar, a fim de aplicar em uma empresa métodos científicos de trabalho, é a de estabelecer padrões para cada trabalho. É preciso determinar quanto um homem deve produzir durante um dia, qual é a produção correta para um dia de trabalho. Deve-se utilizar a seleção científica do trabalhador, visando à escolha do melhor homem para o desempenho eficiente da tarefa considerando a lei da fadiga que determina o modo correto de execução do trabalho sem que traga prejuízos, físicos ou psíquicos, ao trabalhador.

A função primordial do administrador era determinar a única maneira certa de executar o trabalho por meio de análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos. Em relação a todos esses estudos temos o sistema de incentivos financeiros como fonte motivadora “pagar mais a quem produz mais”.

O advento da máquina significou sem dúvida o abandono violento do sistema artesanal de produção, em nome de uma maior eficiência. No entanto, o emprego de máquinas na produção industrial não levou imediatamente ao emprego de métodos racionais na execução e organização do trabalho. Essa tarefa caberia aos representantes da Escola de Administração Científica, já no início do século XX. Eles trouxeram para o campo do trabalho humano os princípios do racionalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.5 Kb)   pdf (513.2 Kb)   docx (103.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com