TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEGACIONISMO AMBIENTAL: O DESCASO COM A AMAZÔNIA

Por:   •  24/8/2020  •  Monografia  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Negacionismo Ambiental: o descaso com a Amazônia.

Negacionismo ambiental é sinônimo de ignorância, pois parte de um princípio que exclui os irresponsáveis e graves fatos causados por ações humanas no meio ambiente. Queimadas de alto nível de desmatamento da floresta amazônica estão sendo cada vez mais presentes e normalizadas, à custa das consequências que irão ser prejudiciais para a própria humanidade. E para piorar o que já é preocupante, as ações atualmente necessárias, não são tomadas, refutando o que precisa ser feito na base da desinformação e incompreensão. Isso é um crime cometido na natureza e que reflete na sociedade como um todo, é inaceitável que fatos sejam mascarados e o que acontece saia impune.

A queimada de biomassa é uma prática recorrente e antiga no Brasil, a qual nunca se tornou tão alarmante quanto agora, prejudicando principalmente a Floresta amazônica. Tendo em vista que é algo recorrente, constata-se que a Amazônia permaneceu conversada apenas até a inauguração da rodovia transamazônica em 1970, e a partir de aí, irresponsáveis queimadas começaram a devastar a mata que é tão importante, trazendo o pior problema ambiental do país, que reflete no mundo todo. Os dados irrefutáveis registrados pela INPE, dizem que em relação ao mesmo período do ano passado, os incêndios aumentaram cerca de 52,5% nesta região, registrando que apenas em 30 dias foram derrubados o equivalente à área da cidade de Belém. Isso não é algo que deve ser tratado com desdém, pois quando ciente das consequências desses dados graves que constam a situação atual, se torna tudo ainda mais pavoroso.

As queimadas são responsáveis por liberar gás carbônico (CO2) e metano (CH4) na atmosfera, esses gases contribuem para o aquecimento global e podem mudar o clima da Amazônia, tornando ainda mais propício para outros incêndios florestais. Outro fato é que a combinação entre o covid-19 e a fumaça gerada pelas queimadas da Amazônia, que acontecem no período de seca da floresta, pode ser catastrófica para moradores da região. Ou seja, como consequências só há o de mais prejudicial não apenas para um país, mas para o mundo todo. Com isso, se conclui que  uma providência necessita ser tomada, para resolver algo que é tão importante e aterrorizante. Mas é exatamente aí que o negacionismo ambiental se faz presente, referindo-se à descrença no aquecimento global ou da relação deste com as atividades humanas. O presidente da República e seu ministro do Meio Ambiente têm atuado fortemente à revelia das evidências científicas produzidas na área. Assim é completamente complicado solucionar esse problema ambiental, tendo em vista que o próprio líder do país age com ignorância e desdém perante os fatos que vêm ocorrendo, cegando não apenas a si mesmo, mas uma parcela da população que devia se mobilizar sobre o assunto também. Irresponsabilidade e ignorância são o que se evidenciam nesse cenário atual pavoroso.

Tendo em vista todo o contexto prejudicial decorrente das queimadas e o negacionismo ambiental presente, a solução precisa vir de uma reeducação, uma mobilização feita pelo próprio povo, mostrando que valorizam o que alguns tratam com desdém. Há várias formas de essa valorização ambiental começar a ser posta em prática. Por meio de campanhas utilizando dos meios tecnológicos tão presentes, protestos, mas não bastando por aí, que haja uma real reeducação até no ensino das crianças, as ensinando valorizar o meio ambiente, a cuidar da natureza, para que coisas assim não sejam normais no futuro. Se o povo começar a se mobilizar dessa forma, famílias, escolas, governo, todos irão fluir a favor da valorização á natureza, e assim coisas como desmatamento, queimadas, não se farão mais presentes. Pois todos estarão cientes que cuidando do meio ambiente, cuida-se também da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (298.9 Kb)   docx (770.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com