TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇOES DE COMÉRCIO E OPERAÇÕES COM MERCADORIAS

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.965 Palavras (24 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 24

UNIDADE I

NOÇOES DE COMÉRCIO E OPERAÇÕES COM MERCADORIAS

A atividade comercial é uma das mais importantes dentro do cenário econômico, uma vez que coloca aos seus consumidores uma infinidade de itens necessários para suprir o ser humano.

Na antiguidade o comércio era feito através de trocas de mercadorias e não havia moeda, porém hoje temos a moeda como troca para mercadorias e passaram a ter um valor econômico.

TIPOS DE ENTIDADES MERCANTIS

As entidades mercantis são aquelas com atividades exclusivamente comerciais, ou seja, compra e venda de mercadoria e são classificadas em empresas comerciais atacadistas e empresas comerciais varejistas.

As empresas atacadistas compram e vendem mercadorias em um volume considerável, e seu principal cliente são outras empresas.

As empresas varejistas compram e vendem em pequenas quantidades e revendem para aos consumidores.

OPERAÇÕES COM MERCADORIAS

        Nas empresas comerciais, as operações de compra e venda de mercadorias constituem ao seu principal objetivo operacional, revender mercadorias adquiridas e assim formar sua receita.

        Nas aquisições de mercadorias haverá uma mudança no patrimônio da empresa, uma vez que integrará o seu ativo – Estoque de Mercadorias, operação esta que pode ser a vista ou a prazo. Quando a vista somente haverá alteração em seu ativo, quando a prazo também alterará o seu passivo, pois a empresa estará adquirindo uma dívida.

RESULTADO BRUTO COM MERCADORIAS (RCM)

        A receita principal de uma empresa ocorre nas vendas de mercadorias adquiridas para essa finalidade.

        É importante frisar é que o patrimônio de uma empresa é formado pelos bens, direitos e obrigações, onde os bens e direitos fazem parte do ativo e as obrigações do passivo.

        O resultado com mercadorias, ou lucro bruto, é obtido da seguinte forma:

Resultado com mercadorias = Vendas – Custo das mercadorias vendidas

        RCM                =         V         -        CMV

        É a partir do RCM ou LB que a empresa saberá se está ganhando ou perdendo com o investimento chamado estoques. Se as receitas não cobrirem o custo de aquisição das mercadorias a empresa não terá condições de manter sua estrutura.

        Para a obtenção do Resultado Líquido do Período (RLP), parte-se do RCM acrescentando-se outras receitas e subtraindo-se das despesas, conforme demonstrado:

Resultado líquido do Período = RCM + outras receitas – despesas

Exemplo:

        A empresa durante o mês de março de 2009 apurou os seguintes valores em seus registros contábeis:

Vendas                                        170.000,00

CMV                                        120.000,00

Receitas de comissões                        20.000,00

Despesas de salários                        28.000,00

Despesas de vendas                        30.000,00

Despesas gerais                                10.000,00

Apurar o Resultado com Mercadorias (RCM) e o Resultado líquido no Período (RLP)

DRE

Vendas                                        170.000,00

(-) CMV                                        120.000,00

(=) RCM ou lucro bruto                        50.000,00

(+) Receitas de comissões                20.000,00

(-) Despesas de salários                        28.000,00

(-) Despesas de vendas                        30.000,00

(-) Despesas gerais                        10.000,00

(=) Resultado líquido do período        2.000,00

Obs.: Para apuração do resultado líquido do período (lucro ou prejuízo), vale ressaltar que a conta  RCM deverá também ser encerrada contra a conta Apuração do Resultado (ARE), esta, por sua vez, contra a conta patrimonial, pertencente ao Patrimônio Líquido – Reservas de Lucros ou Prejuízo Acumulado.

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DO CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS (CMV), DO RESULTADO COM MERCADORIAS (RCM) E DOS ESTOQUES FINAIS DE MERCADORIAS.

[pic 1]

MÉTODO DE PREÇO ESPECÍFICO – MÉTODO “MAIS SIMPLES” DE AVALIAÇÃO DO CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS (CMV), DO RESULTADO COM MERCADORIAS (RCM) E DOS ESTOQUES FINAIS DE MERCADORIAS.

Conceito e utilização

        O método de preço específico é utilizado por empresas que comercializam mercadorias de valor significativo. É uso quando há possibilidade de identificar a mercadoria e o seu custo, sendo comum em empresas que comercializam veículos, imóveis, obras de arte, equipamentos pesados, entre outros.

        Portanto, independentemente da época de aquisição do item ao estoque que será vendido, o CMV e O RCM serão apurados tomando-se como base o valor de aquisição.

        Para isso as empresas deverão ter uma ficha de controle de estoque para cada tipo de mercadoria.

[pic 2]


CONTABILIZAÇÃO

Mercadoria: conta patrimonial que representa o estoque. É debitada nas compras recebendo como crédito se for a vista Caixa ou Bancos, se for a prazo Fornecedores (obrigação). A conta mercadoria é creditada no momento da venda para informar o CMV.

CMV: é uma conta de resultado (DRE), debitada pelo valor do custo de cada venda e a conta creditada será a de Mercadorias.

Vendas: Conta de Resultado, é creditada pelo valor bruto da venda e a conta debitada será uma contra patrimonial. Se for a vista debita-se a conta Caixa ou Banco, se for a prazo, a conta deverá representar um direito, ou seja, Duplicatas a Receber, Clientes ou Contas a Receber.

        Os saldos das contas CMV e Vendas, no final do período, serão transferidos para a conta Resultado Bruto com Mercadorias (RCM), e esta última mostrará o resultado bruto da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (915.2 Kb)   docx (355.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com