TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  31/8/2021  •  Resenha  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

 

 

 

 

RESUMO AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: DA MENSURAÇÃO CONTÁBIL À ECONÔMICA

 

BRUNA KAROLINA OLIVEIRA SILVA

 

 

 

 

 

 

 

 

NATAL - RN

2021

RESUMO

O texto inicia falando sobre a avaliação contábil tradicional a custo histórico, informando que a estrutura conceitual da contabilidade tem o princípio do custo como base de valor e que o alicerce desse conceito está no seu vínculo ao fluxo de caixa das transações ocorridas. Ademais, traz a explicação sobre o lucro bruto; a receita contabilizada por transação ocorrida e ainda não recebida e as expectativas de saídas de caixa (passivo) ou de perdas de caixas já saídos.

O artigo também mostra sobre a depreciação ser tão caixa quanto o custo de mercadoria, salários e impostos visto que muitos tendem a não reconhecer isso, pois se é um pedaço de desembolso nada mais é do que caixa assim como mercadoria estocada a ser baixada depois. O autor afirma que deveria ser retirada a expressão lucro ou prejuízo em vendas de imobilizado e trocar visto que na hora da venda  é que se tem o valor definitivo da depreciação a não ser que o valor da venda seja maior ao custo original  onde haveria verdadeiramente o lucro.

O autor fala que o lucro acumulado representará o incremento de caixa sobre o caixa investido pelos sócios a longo prazo, assim a contabilidade a custo histórico seria uma inteligente e distribuição do fluxo de caixa das transações ocorridas, porém não inclui receitas e despesas (entradas e saídas) sendo assim entendido como sua grande falha.

No próximo tópico é falado sobre o custo histórico corrigido onde mostra que ele é mais útil do que o histórico puro por medir de forma muito melhor o lucro. Ademais, o texto assegura que não considerar os efeitos da inflação é a primeira maior mentira que é dito na contabilidade, além de ser uma falha afirmar o valor de um lucro considerando moedas de momentos diferentes como se fossem iguais e conclui o pensamento ao explicar como todas as empresas perdem com a mensuração de lucros exagerados ao decorrer do tempo, tributação acima da nominalmente legislada e com taxa de retorno e de distribuição de resultado inferior a falada, escrita e atestada.

No tópico de contabilidade a custos de reposição é  explicado o modelo aprimorado por Edwards e Bell introduzido na década de 60 a qual aborda uma mudança do ângulo em que se vê o lucro e o caixa. Mas, o texto descreve um modelo mais completo  e atual do custo corrente que faz algo diferente, dividindo o lucro e vários componentes. Em suma, esse modelo também vincula lucro ao caixa, mas considera o caixa sair para repor a mercadoria ou o imobilizado sendo baixados, e não o caixa saindo, como no custo histórico. Em contrapartida, incorpora depois a diferença novamente, de modo que, ambos cheguem ao mesmo valor ao longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com