TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanço; Método das Partidas Dobradas

Por:   •  15/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO

2

2 – ESTÁTICA PATRIMONIAL - O Balanço; Método das partidas dobradas.

3

2.1 - Como a Contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

3

2.2 - Cite três usuários da informação contábil e como essas informações são úteis no dia a dia desses usuários.

3

2.3 - Conceitue Balanço Patrimonial e qual sua principal finalidade.

4

3 – CONCEITOS DE BENS, DIREITOS, OBRIGAÇÕES E PATRIMÔNIO.

4

4 – LIVRO RAZÃO

5

5 – BIBLIOGRAFIA

6

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar apresentar os livros e os demonstrativos contábeis de uma empresa fictícia, conforme estudo de caso. Iremos demonstrar através de exemplos os conceitos, procedimentos e rotinas contábeis.

2 – ESTÁTICA PATRIMONIAL – O BALANÇO; METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS.

2.1 - Como a Contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

A Contabilidade é um dos pontos mais importantes de uma empresa, pois auxilia o gestor a tomar as melhores decisões em planejar e controlar processos da empresa. Para análise é utilizada informações da Contabilidade Gerencial que é responsável por coletar os dados, interpretá-los e transformá-los em informações uteis.

Com decisões mais fundamentadas e planejadas, podem controlar melhor as decisões nas despesas, custos fixos, custos variáveis, fluxo de caixa, gestão de estoque, e etc.

Com auxilio de um Sistema de Informação é registrado todos os dados que se transformam em informações, que o gestor analisa e com base nisso toma a melhor decisão, que trará resultados seguros e evitará problemas futuros.

2.2 - Cite três usuários da informação contábil e como essas informações são úteis no dia a dia desses usuários.

Donos e sócios - Controlar, coordenar e planejar; Prever falta e/ou excesso de caixa; Programar decisões; Manter e/ou aumentar níveis de ganho; Oferecer produtos/serviços de qualidade a baixos custos; Criar novos produtos/serviços, inovar; Avaliar o desempenho dos funcionários; Promover o crescimento da empresa; Obter maior participação de mercado; Aumentar a produtividade; Maximizar resultados e minimizar custos; Lucratividade e liquidez da organização; Atender às necessidades dos clientes.

Credores (presentes e potenciais) - Solvência, liquidez e lucratividade; Conhecer o fluxo de caixa da empresa; Conhecer a posição financeira da empresa; Evitar inadimplências; Ter como clientes empresas éticas, capazes de honrar com seus compromissos.

Investidores (presentes e potenciais) - Lucratividade e liquidez da organização; Sucesso passado /ganhos potenciais; Política de distribuição de dividendos; Otimizar as decisões de investimento; Maximizar lucros e minimizar custos; Julgar o risco de um investimento; Estabelecer quantidade e prazo; Recomendar o melhor investimento.

2.3 - Conceitue Balanço Patrimonial e qual sua principal finalidade.

O Balanço Patrimonial é a representação do patrimônio, contam com os valores de ativo e passivo e do patrimônio liquido. A principal finalidade é apresentar de uma forma ordenada e padronizada a situação econômica e financeira de uma empresa permitindo facilitar o entendimento e analise da situação econômica, e reflete a posição financeira em determinado momento normalmente no fim do ano de um prefixado. É como uma foto da empresa de todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data.

A principal finalidade do Balanço Patrimonial é apresentar de uma forma ordenada e padronizada a situação econômica e financeira de uma empresa permitindo facilitar o entendimento e analise da situação da econômica.

3 – CONCEITOS DE BENS, DIREITOS, OBRIGAÇÕES E PATRIMÔNIO.

Quando falamos em conjunto de bens, direitos, e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possam ser avaliados em dinheiro é o patrimônio, que é composto de bens negativos e positivos.

As obrigações patrimoniais são representadas por contas a pagar ou a compensar nas transações com terceiros, quando compramos um bem passa a ser do nosso patrimônio se a compra for a prazo passara a ser uma obrigação, pois teremos um compromisso com o fornecedor, às compras com pagamento a prazo com o bem recebido aumenta o ativo, e a divida contraída aumenta o passivo exigível.

Bens são todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimônio, são coisas que servem para satisfazer uma necessidade humana. Bens Corpóreos são materiais com existência física podem ser trocados e são visíveis, denominados bem materiais ou tangíveis alguns exemplos: dinheiro, terrenos, veículos, moveis. Bens incorpóreos não são visíveis mais podem ser traduzidos em moeda alguns exemplos: programas de computadores, patentes de fabricação, ponto comercial, linha telefônicas.

Há bens materiais que estão ligados a mercadoria para revenda, moveis e utensílios utilizados no comercio, contas a receber de cliente e bens imateriais que destinam a clientela e ponto comercial.

Direitos representam créditos, são valores a receber ou a recuperar nas transações com terceiros, em regra os direitos são representados por títulos e documentos, como nota fiscal, fatura, duplicata.

4 – LIVRO RAZÃO

O Livro Razão é obrigatório pela legislação comercial e tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no diário e constantes do balanço.

Razão Analítico

Instituto da Beleza e Estética Ltda

Data:

06/03/2013

CNPJ: 01.342.575/0001-87

Período:

03/03/2013 à 06/03/2013

Conta: 2.1.1 - Capital Social

Data

Histórico da Operação

Débito

Crédito

Saldo

D/C

04/03/2013

Integralização do Capital Social

 

80.000,00

80.000,00

C

 

 

 

 

 

 

Conta: 1.2.3 - Banco

Data

Histórico da Operação

Débito

Crédito

Saldo

D/C

 

Saldo Inicial

 

 

0

 

04/03/2013

Integralização do Capital Social

80.000,00

 

80.000,00

 

05/03/2013

Saque para composição conta caixa

 

5.000,00

75.000,00

D

 

 

 

 

 

 

Conta: 1.1.2 - Caixa

Data

Histórico da Operação

Débito

Crédito

Saldo

D/C

 

Saldo Inicial

 

 

0

 

05/03/2013

Composição do caixa

5.000,00

 

5.000,00

D

 

 

 

 

 

 

Fonte: Elaborada pelo grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com