TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas administrativas - Partidas Dobradas

Por:   •  20/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 6

Rotinas administrativas

-Escrituração

O que é?

No meio empresarial brasileiro, escrituração é o nome que a legislação escolheu para expressar o ato de se efetuarem os lançamentos em contas — geralmente para fins contábeis — posteriormente compilados em livros e fichas. Assim, além de escrituração contábil, também são comuns as expressões "escrituração mercantil ou comercial" e "escrituração tributária ou fiscal.

O método de escrituração mais desenvolvido é o chamado "método das partidas dobradas

Método de partidas dobradas

Funciona da seguinte maneira:

Numa representação gráfica que podemos chamar de "razonetes", temos os débitos a esquerda e os débitos a direita.

[pic 1]

Lado esquerdo: composto por contas devedoras, pelo ativo, pelas despesas, representa a aplicação dos recursos ( Bens + Direitos)

Lado direito: composto por contas credoras, pelo passivo, pelas receitas e representa a origem dos recursos, divididos em recursos de terceiros e recurso próprios (Obrigações e patrimônio Líquido).

Todo recurso é originado no Passivo e aplicado no Ativo.

Sabendo disso, vamos a um exemplo.

Sócios investiram 500 mil reais na Empresa X. Esse dinheiro é o que a empresa tem pra gastar.Os 500 mil terão que ser remanejados para algum lugar. Digamos que 200 mil sejam usados para a compra de imoveis e 50 mil para compra de um veículo. Se tornarão Bens da empresa. Os outros 250 mil serão transferidos para uma conta chamada Caixa, que é o dinheiro disponível imediatamente da empresa (sempre do passivo para o ativo), tornando assim o Passivo = Ativo.

-Mas Diego, se 250 mil serão depositados no Caixa da Empresa, como pode ser considerado Débito?

R:  De forma simples de se entender, o dinheiro depositado no Caixa, provém do patrimônio Líquido ( pertence ao passivo da empresa). Assim, o Caixa torna-se “devedor” do patrimônio líquido que passa a ser “credor” do Caixa.  

- Se a empresa debitasse 400 mil em vez de 500 mil? Ela obteria um lucro de 100 mil correto?

Errado. Se 500 mil foram creditados, 500 mil devem ser debitados de acordo com o método das partilhas dobradas. O que determina o lucro ou prejuízio da empresa é a diferença do saldo devedor final e o patrimônio líquido inicial.

*---O método de partidas dobras é simples: para cada lançamento “a débito” deve existir um “a crédito”---- Estudar*

Variação Patrimonial

Livros

Livro Caixa

O livro caixa é um livro simples, onde constam as operações financeiras da empresa, sem os detalhamentos do Diário e do Razão. Normalmente é usado por pequenas empresas, que tem como único objetivo o controle de fluxo no Caixa (Receitas e Despesas), sem histórico, como números de notas fiscais, cheque, terceiros envolvidos etc.

Livro Diário

O livro Diário é um livro contábil obrigatório pela legislação comercial, e registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia, originando-se assim o seu nome. Estava previsto no artigo 11 do código comercial brasileiro de 1850 e pelo decreto lei de 468/1969.

No livro diário deverão ser lançados em ordem cronológica os atos ou operações da atividade mercantil, bem como os que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial do contribuinte (*variação patrimonial- Estudar*).

De acordo com os arts. 6º e 7º do Decreto 64.567, de 22 de maio de 1969, o livro Diário deverá conter, respectivamente, na primeira e nas últimas páginas, tipograficamente numeradas, os termos de abertura e de encerramento. Do termo de abertura constará a finalidade a que se destina o livro, o número de ordem, o número de folhas, a firma individual ou o nome da Sociedade a que pertença, o local da sede ou estabelecimento, o número e data do arquivamento dos atos constitutivos no órgão de registro do comércio e o número de registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

O termo de encerramento indicará o fim a que se destinou o livro, o número de ordem, o número de folhas e a respectiva firma individual ou Sociedade mercantil. Os termos de abertura e encerramento serão datados e assinados pelo comerciante ou por seu procurador e por contabilista legalmente habilitado. Na localidade em que não haja profissional habilitado, os termos de abertura e encerramento serão assinados, apenas, pelo comerciante ou seu procurador. Referido livro Diário deverá ser registrado no órgão competente.

requisitos

termo de abertura e encerramento do diário.

De acordo com os artigos 6º e 7º do Decreto 64.567,[1] de 22 de maio de 1969, o livro Diário deverá conter, respectivamente, na primeira e na última páginas os termos de abertura e de encerramento tipograficamente numeradas.

Do termo de abertura constará a finalidade a que se destina o livro, o número de ordem, o número de folhas, a firma individual ou o nome da sociedade a que pertença, o local da sede ou estabelecimento, o número e data do arquivamento dos atos constitutivos no órgão de registro do comércio e o número de registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

O termo de encerramento indicará o fim a que se destinou o livro, o número de ordem, o número de folhas e a respectiva firma individual ou sociedade mercantil.

O termo de abertura e encerramento devem ser datados e assinados pelo contribuinte ou por seu procurador e por contabilista legalmente habilitado. Na localidade em que não haja profissional habilitado, os termos de abertura e encerramento serão assinados, apenas, pelo comerciante ou seu procurador.

Livro razão

É um "índice" para todas as transações que ocorrem em uma companhia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com