TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS PARA EFETIVAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS DE CONTROLE SOCIAL.

Por:   •  7/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.644 Palavras (19 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

BACHARELADO EM DIREITO

DESAFIOS PARA EFETIVAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS DE CONTROLE SOCIAL.

Elizana Cunha de Souza

Maria Estela Cruz de Souza

Moisés Seiffert Simões

Manaus- Amazonas

2018

Elizana Cunha de Souza

Maria Estela Cruz de Souza

Moisés Seiffert Simões

DESAFIOS PARA EFETIVAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS DE CONTROLE SOCIAL.

Pré-projeto de Trabalho interdisciplinar apresentado na Faculdade La Salle Manaus como requisito básico para grade acadêmica do curso de Direito.

Orientadora:

Natasha Yasmine Castelo Branco Donandon

Manaus- Amazonas

2018

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO...............................................................................

04

1.1 - PROBLEMA................................................................................

05

1.2 - OBJETIVO GERAL.....................................................................

05

1.3 - OBJETIVO ESPECÍFICO ...........................................................

05

1.4 - JUSTIFICATIVA..........................................................................

06

2 - REFERENCIAL TEÓRICO.............................................................

06

2.1 - ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL...........

06

2.2 - A TECNOLOGIA COMO DINAMIZADORA DA TRANSPARÊNCIA.............................................................................

12

2.3 - DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO....................................................................................

13

3 - MATERIAIS E MÉTODOS.............................................................

16

  1. INTRODUÇÃO

A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2012), regulamentou o direito ao acesso às informações públicas previsto na Constituição Federal[1] estabelecendo novos instrumentos de controle social, pois a transparência materializa-se através do acesso do cidadão às informações governamentais, atuando assim como fiscalizador dos recursos públicos.

Em tempos passados, com a restrição tecnológica, era mais difícil a busca das informações, uma vez que o cidadão deveria ir aos órgãos públicos fazer as solicitações. Atualmente, o maior uso das tecnologias trouxe uma maior exigência para que as contas públicas fossem disponibilizadas de forma simples, ágil e fácil. Entretanto, a transparência das gestões governamentais ainda está em uma fase inicial, pois a difusão dessas informações se dá em um ambiente cultural e político definido por ideologias e interesses variados (SILVA, 2009, p. 340)

Essa ligação entre o governo e a tecnologia, conhecida como Governo Eletrônico (e-GOV), refere-se justamente a modernização dos serviços e da gestão pública por meio de ferramentas tecnológicas. Além de que, o e-GOV é uma oportunidade para maior participação dos cidadãos no controle social, especialmente quando utilizado redes sociais e sítios eletrônicos.

Importante frisar que a consciência de publicidade com foco no cidadão está fundamentada na garantia da obtenção dos dados governamentais, liberdade de expressão, e no diálogo entre as instituições e o cidadão, tendo a Lei de Acesso à Informação (LAI) como ferramenta para abertura de canais para o fomento desse diálogo.

Uma das principais necessidades de informação pela sociedade é no sentido de transparência governamental e, nesse sentido, a LAI demanda a todos os órgãos da Administração Pública os métodos a serem seguidos com o objetivo de assegurar o acesso a informações, conforme previsto na Constituição Federal.

A LAI dispõe, em linhas gerais, os sujeitos, a forma dos acessos e publicação das informações, e o modo como solicitar junto aos órgãos e entidades (BRASIL, 2011). E, para assegurar a efetividade do acesso à informação pública, a LAI determina que os órgãos devem contemplar um conjunto de princípios, dentre os quais destacam-se: divulgação máxima, não exigência de motivação, limitação de exceções, gratuidade da informação, transparência ativa e transparência passiva. (BRASIL. Acesso à Informação)

1.1 PROBLEMA

Quais os desafios para efetivação da pela Lei de Acesso à Informação através da utilização das ferramentas digitais de controle social na cidade de Manaus?

1.2 OBJETIVO GERAL

Verificar o conhecimento e a utilização das ferramentas digitais de controle social amparadas na Lei de Acesso à Informação no município de Manaus.

1.3 OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Verificar se a população de Manaus conhece e utiliza as ferramentas de controle social disponibilizadas com amparo na Lei de Acesso à Informação;
  • Quantificar, na população de Manaus, a utilização das ferramentas digitais de controle social;
  • Medir, na população de Manaus, que opera as ferramentas digitais de controle social:

- Quais são os temas de maior interesse nos pedidos de informações nos órgãos públicos; e,

- Quais são os maiores problemas para solicitar ou localizar uma informação pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (216.3 Kb)   docx (74.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com