TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Tosihba

Por:   •  4/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRICO TOSHIBA

A Toshiba Corportion é uma empresa multinacional sediada no Japão, que teve suas atividades iniciadas em 1875 com Hisashige Tanaka, sendo a pioneira na produção de lâmpadas fluorescentes, projeto de radares e do primeiro sistema de transmissão de TV.

A companhia tinha como missão o desenvolvimento de tecnologias visando à qualidade de vida das pessoas e ajudar no progresso da comunidade global, e como valores a responsabilidade, o comprometimento com o futuro, liderança e inovação, o que podemos constatar com a sua trajetória ao longo do tempo com uma grande diversificação de produtos e sistemas tecnológicos e da informação, equipamentos para uso domésticos, comercial, médicos, logísticos, além de sistemas de energia e infraestrutura social e industrial. Ou seja, uma potência em inovação e desenvolvimento em tudo que envolvia tecnologia.

Em 1939 foi fundada a Toshiba com a fusão da Shibaura Seisaku-sho e Tokyo Denki, e oficialmente mudado o nome da empresa em 1978 para Toshiba Corportion. Ao longo dos anos a corporação fez várias aquisições corporativas, dentre as mais importantes: a em 1977 a Semp, em 2006 a Westinghouse Electric LLC, 2011 a Landis+Gyr em 2011, e em 2012 um negócio de ponto de venda da IBM.

O investimento em soluções energéticas em transmissão e distribuição foi nomeado de Toshiba América do Sul, foi quando aqui no Brasil estabeleceu-se com a fabricação de transformadores no ano de 1968, período que começou a expansão dos seus negócios no mercado internacional. Em 1977 foi celebrado um acordo com participação acionária e tecnológica com a Sociedade Eletro Mercantil Paulista-SEMP, a qual foi fundada em São Paulo no ano de 1942.

Desta união surgiu a fabricação do rádio capelina e da primeira televisão a cores no pais com vinte polegadas, e assim surgiu a SEMP TOSHIBA, a qual continuou buscando por inovação e realizou o lançamento de televisores com a tela widescreen (16:9) com formato de cinema, além da tv multimídia(21 polegadas) com funcionalidade também para computadores e da tv combinada com videocassete disponibilizadas em tamanhos de 29 e 34 polegadas, fazendo da empresa um destaque nacional no seguimento e com um marketing institucional que marcou a história da publicidade brasileira com o slogan os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros”.

Em reportagem à Folha de São Paulo em 2002 a jornalista Adriana Mattos relata sobre um inquérito aberto pela CVM, o qual visava apuração de possíveis ocorrências de irregularidades quanto à gestão de negócios da SEMP TOSHIBA S/A em relação às demonstrações financeiras dos exercícios contábeis que foram encerrados em 31/12/1995 e 31/12/1996, que registrou resultados negativos, mesmo chegando a ser escolhida pela revista Exame como a melhor empresa do país em 1995.

Então, foi aberto o Processo Administrativo Sancionador CVM N° 17/00 no Brasil instaurado para apurar a ementa a qual descreve que a operação foi entre partes relacionadas conforme o art. 245 da Lei n° 6.404/76 e o conceito da Deliberação CVM n° 26/86, sobre a não ocorrência da violação do artigo 117, que é sobre a obrigatoriedade de adotar o pronunciamento nas deliberações das companhias abertas, e ressalta a o paragrafo primeiro da alínea “f” da Lei n° 6.404/76, onde fica esclarecido que o acionista controlador é quem responde pelos danos oriundos de atitudes de praticas abusivas de poder, além da avaliação de como foi dada a auditoria pelos auditores independentes Ernest & Young.

Após julgamento dos membros colegiados da CVM, chegaram à conclusão de que os indiciados fossem absolvidos, pois diante do que foi exposto entendeu-se que a Ernest & Young atendeu a todas as normas de auditoria e foi constatada a fidedignidade das demonstrações, e que a relação entre a controladora e a controlada estavam conforme os padrões de mercado, não havendo favorecimento de uma empresa em favor da outra.

Em 2015 o Japão introduziu regras sobre a governança corporativa visando atrair mais investimentos estrangeiros, foi então este o ponto de partida para que auditores descobrissem que a Toshiba estava fraudando os relatórios contábeis.

No mesmo ano a Agência dos Serviços Financeiros do Japão condenou a corporação com uma de multa no valor 7.370 milhões de ienes, ou aproximadamente 55 milhões de euros e foi considerada a maior sanção aplicada por um órgão regulador em um país asiático.

No mês de Abril do corrente ano, foi publicado no site Moneytimes que o presidente-executivo no período Nobuaki Kurumatani, também renunciou o cargo após ações da Toshiba ter propostas da CVC Capital Partners(a ex-empregadora do executivo) além de outras empresas também estavam interessadas, pois havia uma contradição de informações sobre as negociações que vazaram e criaram expectativas no mercado, e após a renuncia as ações subiram. Os demais executivos da Toshiba informaram que não estavam cientes da proposta da CVC e solicitaram ao governo orientação para o caso, pois há leis sobre a restrição de propriedade estrangeira sobre empresas japonesas com ramo tecnológico. E enquanto estas informações surgiam no mercado às ações da Toshiba se elevaram na bolsa de valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com