TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comparativo na B3 B.B e Itaú

Por:   •  9/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS- UFMG. FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS.

CENTRO DE PESQUISAS E PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Seminário em Administração de empresas II- AFE Professor: Dr. Antônio Artur de Souza.

Wilson Machado Enes

Belo Horizonte – MG.

2023

[pic 1]

APRESENTAÇÃO DO SETOR:[pic 2]

As instituições financeiras que estão listadas no mercado de ações brasileiro desempenham um papel crucial na economia do país. Elas englobam bancos comerciais, bancos de investimento, seguradoras, corretoras de valores, entre outras. Essas instituições desempenham um papel vital na intermediação financeira, fornecendo serviços bancários, de crédito, investimento e seguros.

Quanto à classificação enquanto ativo, as ações de instituições financeiras são geralmente classificadas como ativos de renda variável. Isso significa que seus preços no mercado de ações podem flutuar significativamente com base em diversos fatores, como condições econômicas, taxas de juros, regulamentações governamentais e desempenho financeiro da própria instituição. Investir em ações de instituições financeiras pode ser uma forma de participar no crescimento e na estabilidade do setor financeiro brasileiro, mas também envolve riscos associados à volatilidade do mercado.

BANCO DO BRASIL:

O Banco do Brasil, fundado em 1808, é uma das mais antigas e renomadas instituições financeiras do Brasil. Como uma empresa de economia mista, o governo brasileiro possui uma participação acionária significativa no banco, mas ele também possui acionistas privados. O Banco do Brasil desempenha um papel fundamental no sistema financeiro do país, oferecendo uma ampla gama de serviços bancários, incluindo contas correntes, poupança, empréstimos, financiamentos, seguros e investimentos.

Além de sua presença robusta no mercado nacional, o Banco do Brasil também possui operações internacionais em diversos países. Sua missão envolve o apoio ao desenvolvimento econômico e social do Brasil, bem como o fornecimento de serviços financeiros de qualidade para clientes individuais e corporativos. Com uma extensa rede de agências e um histórico de inovação, o Banco do Brasil é uma instituição financeira de destaque no cenário financeiro brasileiro.

LINHA DO TEMPO:

1808: O Banco do Brasil foi fundado pelo Príncipe-Regente Dom João, como parte das reformas instituídas por ele após a chegada da família real portuguesa ao Brasil. Inicialmente, era conhecido como “Banco do Brasil, Tesouro Público e Casa da Moeda.”

1851: O banco recebeu sua primeira emissão de notas próprias, tornando-se responsável pela circulação de moeda no país.

1889: Com a Proclamação da República, o Banco do Brasil passou por uma reestruturação e tornou-se o banco central do país, responsável pela emissão de moeda e pela política monetária.

1966: O Banco do Brasil se tornou uma empresa de capital misto, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), expandindo sua base de acionistas.

1997: O banco lançou o programa “BB Bompratodos,” um marco na inclusão bancária

no Brasil, oferecendo serviços financeiros acessíveis a uma parcela maior da população.

2001: O Banco do Brasil iniciou uma expansão internacional, abrindo agências e subsidiárias em vários países, fortalecendo sua presença global.

2012: A instituição adotou o nome “BB Seguridade” para sua subsidiária de seguros,

realizando um IPO na Bolsa de Valores, permitindo ao banco captar recursos adicionais.

2014: O Banco do Brasil adquiriu o controle da BBM Investimentos e ampliou seus negócios de gestão de ativos.

2016: O Banco do Brasil anunciou um plano de reestruturação que envolveu o fechamento de agências e a redução de funcionários para otimizar sua eficiência operacional.

2018: O Banco do Brasil lançou uma plataforma de banco digital, o “BB Digital,” como

parte de seus esforços para acompanhar as tendências de digitalização bancária.

2020: Durante a pandemia de COVID-19, o Banco do Brasil implementou uma série de medidas para apoiar seus clientes, incluindo prorrogação de prazos de pagamento e oferta de crédito emergencial.

2021: O Banco do Brasil passou por um processo de reestruturação, incluindo o fechamento de mais agências e programas de demissão voluntária, como parte de seus esforços para se adaptar ao ambiente bancário em constante evolução.

2022: O banco continuou a expandir suas ofertas digitais, aprimorando seus serviços online e móveis para atender às crescentes demandas por soluções bancárias digitais.

Recentemente, o Banco do Brasil tem se concentrado na modernização de suas operações e na expansão de suas ofertas digitais para atender às necessidades dos clientes cada vez mais conectados. Além disso, a instituição está buscando maneiras de otimizar sua estrutura de custos e eficiência operacional para se manter competitiva em um ambiente bancário dinâmico.

BANCO ITAÚ

O Banco Itaú é uma das maiores instituições financeiras do Brasil e também uma das maiores do mundo em termos de ativos. Fundado em 1945, o Itaú Unibanco resultou de uma fusão entre o Banco Itaú e o Unibanco em 2008, criando uma instituição financeira ainda mais sólida e abrangente.

O Itaú Unibanco é uma empresa de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores, e não é controlado pelo governo. Ele oferece uma ampla gama de produtos e serviços bancários, incluindo contas correntes, poupança, cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, gestão de investimentos e serviços de corretagem.

Além de sua presença marcante no Brasil, o Banco Itaú também possui operações internacionais em diversos países da América Latina e outras partes do mundo. Sua estratégia de negócios foca na inovação e na busca por soluções financeiras digitais para atender às necessidades de seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (251.5 Kb)   docx (143.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com