TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito e Explicação do enquadramento da Embrapa na estrutura da administração pública

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.805 Palavras (24 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO

1 _        INTRODUÇÃO        

2. _        DESENVOLVIMENTO        

2.1.  Conceito e Explicação do enquadramento da Embrapa na estrutura da administração pública.        

3     CITAR E EXPLICAR AS NORMAS QUE REGEM OS ASPECTOS CONTÁBEIS DA ENTIDADE (PRINCÍPIOS CONTÁBEIS, RESOLUÇÕES DO CFC, LEI Nº 4.320/64 OU LEI Nº 6.404/76 E SUAS ATUALIZAÇÕES).        

4.         ATIVIDADE(S) DA EMPRESA.        

5.         FORMA DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL.        

7.      UTILIZANDO O BALANÇO SOCIAL DA EMPRESA EMBRAPA REALIZE UM COMPARATIVO DE INVESTIMENTO NAS ÁREAS SOCIAIS E AMBIENTAIS, ANO 2012 E 2013, APONTE A RELEVÂNCIA DESTA DEMONSTRAÇÃO PARA A EMPRESA E SEUS INVESTIDORES.        

8.   FAÇA UM COMENTÁRIO DETALHADO SOBRE AS NOTAS APRESENTADAS NO BALANÇO SOCIAL DA EMBRAPA.        

9.     PESQUISE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO BALANÇO SOCIAL EM UMA EMPRESA DE ECONOMIA PÚBLICA.        

10.     COMENTE SOBRE IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA O CENÁRIO BRASILEIRO.        

11.       CONCLUSÃO        

12.         REFERENCIAS        

1         INTRODUÇÃO

A produção textual interdisciplinar em grupo tem como objetivo maior, conceituar e explicar o do enquadramento da Embrapa na estrutura da administração pública em todas as esferas.

A partir de 1960 tem-se verificado no Brasil uma multiplicação acelerada das empresas estatais. De 1969 até hoje, quase duas centenas de novas empresas publicas foram criadas. Os fenômenos da criação de empresas publicam pode ser visto sob dois ângulos distintos, mas nitidamente complementares: um de natureza econômica e outro de natureza técnico-administrativa.

O objetivo do trabalho aqui desenvolvido é analisar aspectos relevantes do funcionamento e atuação de uma empresa publica a Embrapa – buscando elementos que contribuam para um conhecimento mais teórico e geral sobre esses organismos.

2.         DESENVOLVIMENTO

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a sua criação, assumiram um desafio: desenvolver, em conjunto com nossos parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País. A sua atuação junto à sociedade baseia-se numa estrutura organizacional composta de Unidades de Pesquisa, Unidades de Serviços e Unidades Centrais, contando com 9.248 empregados, dos quais 2.215 são pesquisadores. Suas unidades (centros de pesquisa) estão distribuídas em quase todos os Estados do Brasil e suas ações de pesquisa têm abrangência nacional.

A Embrapa compõe o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária-SNPA, também constituído por instituições públicas federais, estaduais, universidades, empresas privadas e fundações que, de forma cooperada, executam pesquisas nas diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico. Em termos de cooperação internacional, a Embrapa mantém acordos bilaterais de cooperação técnica com mais inúmeros países e instituições, bem como acordos multilaterais com organizações internacionais, envolvendo principalmente a pesquisa em parceria.

Mantêm ainda laboratórios virtuais no exterior (Labex) para o desenvolvimento de pesquisas e prospecção de tendências em temas na fronteira do conhecimento nos Estados Unidos, França, Inglaterra, Países Baixos e Coreia do sul. Também possui um escritório em Gana para compartilhar conhecimento científico e tecnológico junto aos países africanos e, mais recentemente, no Panamá e Venezuela visando a uma atuação na América Latina. Esse esforço ajudou a transformar o Brasil. Hoje a nossa agropecuária é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta. Incorporamos uma larga área de terras degradadas dos cerrados aos sistemas produtivos. Uma região que hoje é responsável por quase 50% da nossa produção de grãos. Quadruplicamos a oferta de carne bovina e suína e ampliamos em 22 vezes a oferta de frango. Essas são algumas das conquistas que tiraram o País de uma condição de importador de alimentos básicos para a condição de um dos maiores produtores e exportadores mundiais.

LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.


2.1.  Conceito e Explicação do enquadramento da Embrapa na estrutura da administração pública.

Em 1971, como reflexo da nova orientação governamental em relação ao desenvolvimento cientifico e tecnológico, foi nomeada uma comissão com o objetivo de estudar detalhadamente a pesquisa agropecuária brasileira, em seus aspectos institucionais, programáticos, financeiros e de recursos humanos.

A comissão apontou uma serie de fatores considerados de “influencia negativa sobre o rendimento da pesquisa agropecuária brasileira”, são eles:

a) Falta de um corpo técnico de pesquisadores devidamente qualificado e suficiente, em termos quantitativos;

b) Insuficiente do treinamento especializado oferecido no país;

c) Falta de incentivos aos pesquisadores, tanto de natureza salarial como de reconhecimento ao mérito, além da ausência de um sistema de promoções por merecimento;

d) Inexistência de uma coordenação eficiente das pesquisas agropecuárias;

e) Falta de um sistema de acompanhamento, avaliação e reformulação dos programas de pesquisa;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com