TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e finalidade das estruturas organizacionais

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.077 Palavras (29 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 29

1 INTRODUÇÃO TEÓRICA

  1. Estruturas Organizacionais

  1. 1 Conceito e finalidade das estruturas organizacionais

Podemos definir o conceito de Estruturas Organizacionais pelos mais variados e conceituados autores em distintas visões, dois fatores em comum entre eles: divisão do trabalho (distribuição de trabalho entre as pessoas, ou seja, definição de responsabilidades de cada funcionário a ser exercida) e a hierarquia (distribuição de cargo, ou seja, distribuição ordenada de poderes), sendo assim definimos o conceito de Estruturas Organizacionais como o modo de distribuição de funções e autoridades, sejam elas realizadas em qualquer nível da pirâmide hierárquica, o desenho da estrutura organizacional de uma empresa é de suma importância para todo o funcionamento da mesma, pois favorece na vinculação entre autoridade e poder.

  1. 2 Desenvolvimento e êxito de um objetivo

Segundo FAYOL, o conceito para o desenvolvimento e êxito de um objetivo, se divide em cinco componentes: planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Podemos melhor defini-los como:

  • Planejamento: “Modo consciente e sistemático de decidir o “melhor caminho” a se tomar em cada processo decisório necessário em que a empresa necessitará no futuro. Basicamente, estabelecia os objetivos e metas da organização e especificava o modo no qual eles seriam alcançados.”
  • Organização: “É considerado o instrumento o instrumento de operacionalização do planejamento.  É a estrutura organizacional que possibilita a transformações dos planos em objetivos concretos. Entende-se que é a maneira que a empresa coordena todos os seus recursos”
  • Comando: “É a condução da empresa no sentido de atingir os sentidos visados. A função de comandar está ligada diretamente a autoridade e ao poder. Em seu sentido mais puro, trata-se de como fazer seus subordinados (Colaboradores), executem o que precisa ser realizado, de forma clara e concisa e de acordo com os desejos da alta administração.”
  • Coordenação: “Unificar e harmonizar toda as atividades e esforços visando o alcance dos objetivos previamente traçados. A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação necessária por parte da empresa.”
  • Controle: “É a necessidade de verificar se os procedimentos estão de acordo com as regras e os princípios da empresa. Trata-se de estabelecer padrões e indicadores de desempenho que permitem assegurar que as atitudes tomadas são as que a empresa espera.”

Em resumo Fayol sempre afirmou que o objetivo era fazer com que a organização sempre obtivesse o melhor desempenho possível de seus funcionários.

1.1 3 As mudanças nas estruturas organizacionais de acordo com o novo ambiente

Como visto em aula da matéria Estruturas Organizacionais, as organizações estão em constante processo de transformação culturais, políticas, econômicas e sociais, as empresas buscam criar produtos/serviços diferenciados de suas concorrentes para se destacarem no mercado.

"O homem não teria alcançado o possível, se repetidas vezes não tivesse buscado o impossível." (Weber, Max)

Hoje há dois fatores a serem levados em consideração ao posicionar um produto ou empresa regionalmente. O primeiro passo é avaliar a cultura local, ou seja, se o seu produto/serviço não irá ferir ou costumes seja ele religioso, racial, etc.

Outro ponto é a questão de se há demanda local, se realmente naquela região a sociedade fara consumo do mesmo.

Um exemplo de regionalização da marca é a empresa McDonald’s, no qual a mesma para cada região que abre uma franquia cria um produto especifico, na Índia a empresa inaugurou em 2014 a primeira loja McDonald’s vegetariana do mundo. (ECONOMIA, Jornal Estadão, 2014)

  1. 4 Teoria da Burocracia

Segundo Weber, “A Burocracia é o único modo de organizar eficientemente um grande número de pessoas, e, assim, expande-se inevitavelmente com o crescimento econômico e político”. A Teoria da Burocracia vem da premissa de que a burocracia é a organização eficiente por excelência. A burocracia explica o passo à passo de cada processo a ser executado.

A relações burocráticas são tipicamente autoritárias. Os subordinados aceitam as ordens de seus superiores por admitirem a ideia de que tais ordens estão amparadas por normas e preceitos legais. Dessa maneira, a obediência não deriva de nenhuma pessoa em si, mas sim do conjunto de normas e regulamentos estabelecidos e aceitos como legítimos por todos.

Concluindo, toda organização administrativa de um sistema burocrata é feita de maneira a refletir a vontade política de um grupo de pessoas, nunca é totalmente impessoal.

  1. 5 A Inovação Tecnológica

As mudanças econômicas e sociais trazidas pela revolução da microeletrônica refletiram não só no crescimento de novas indústrias ligadas ao complexo eletrônico, como na transformação de todos os outros setores industriais e das atividades de serviços, a partir da utilização das tecnologias de informação e comunicações. As transformações dentro das empresas, tais como design, P&D, produção, mercadológica e administrativa, levaram a um novo tipo de organização e a uma nova forma de administração. Tiveram, como consequência, não apenas a integração dessas várias funções, mas também o estabelecimento de novas relações entre as instituições. É esse tipo de mudança que está na raiz da tendência em direção a outsourcing de muitas atividades e serviços por parte das grandes empresas e na direção a “redes” de fornecedores. Segundo Cassiolato (1999, p.172), “a mudança organizacional é apenas um componente – importante e integral – de mudanças tecnológicas que se originam principalmente no desenvolvimento dos equipamentos de base eletrônica (hardware) e do software neles utilizados”.

  1. ESTUDO DE CASO

2.1 Perfil da Organização

2.1.1 Apresentação da Empresa 

A empresa BIOESSENCIA – FARMACIA DE MANIPULAÇÂO LTDA – ME, com seu nome fantasia NOSTRA FÓRMULA, a primeira loja foi fundada em 12/07/1989, por Nander que estudou em colégio militar e em seguida se formou em Farmácia. Naquela época ele percebeu um nicho no mercado de medicamentos manipulados e que este ramo era pouco explorado, desde aquela época seu maior concorrente é a Terapêutica. Com o crescimento da demanda e as oportunidades, conseguiu formar uma rede de lojas pelo Vale do Paraíba, tornando-se assim uma das maiores referencias em medicamentos manipulados na região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)   pdf (814.8 Kb)   docx (5.4 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com