TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contabilidade Gerencial

Por:   •  14/9/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 8

  1. “Planejar é a tentativa de enxergar (hoje) um cenário futuro!”; “Quanto mais se aprofunda no processo de planejamento, mais realidade se consegue dar aos objetivos pessoais, profissionais e empresariais!”. As duas frases acima colocadas são verdades absolutas ou não? (responder e registrar resumidamente sua opinião sobre as duas frases).

R: Na minha opinião as frases são verdades absolutas pois o planejamento nos ajuda a enxergar algumas questões com mais cautela e preparação, desde que algo seja feito com planejamento, podemos ter uma noção do que poderá acontecer ou prever alguma situação em que tenhamos somente hipoteses e o planejamento adequado nos ajuda a tomar a decisão correta.

  1. Quanto às respectivas finalidades qual a diferença entre a área operacional e a área administrativa de uma empresa?

R: Área operacional inclui diferentes atividades de acordo com o tipo de negócio de cada empresa, sendo eles: produção, logística, gestão de recursos materiais e vendas.

Já a área administrativa tem um papel fundamental dentro de cada empresa como gerenciar diferentes processos, desde a gestão financeira até a organização de atividades e documentação.

  1. Quanto aos gastos empresariais, resumidamente, qual a diferença básica entre custos, despesas, investimentos e gastos não operacionais?

R: Custos: Esforço na produção de bens e serviços.

Despesas: Despesa está relacionado ao gasto que a empresa tem com a estrutura administrativa e comercial de sua empresa.

Investimentos: aplicação de capital com a expectativa de rendimentos a prazo para um beneficio futuro.

Gastos não operacionais: São despesas que não estão relacionadas ao funcionamento da empresa ou não estão ligados a sua atividade prinicipal.

  1. Quanto aos gastos empresariais, resumidamente, qual a diferença entre perda e desperdício?

R: Perda: gastos imprevistos e que não trazem retorno algum para a empresa.

Desperdício: Despesa exagerada onde não se aproveita da maneira que deveria, falta de proveito causando assim uma possível perda.

  1. Quanto aos gastos de uma empresa, os custos ocupam lugar de real importância! Por que?

R: Os custos são os gastos necessários para a empresa produzir, distribuir e comercializar os seus produtos ou serviços. Sejam eles o custo dos materiais, mão de obra, equipamentos, energia e entre outros..

  1. Qual a diferença básica entre: Custo da Mercadoria Vendida (CMV), Custo do Produto Vendido (CPV) e Custo do Serviço Prestado (CSP)?

R: A diferença entre eles está no tipo de atividade da empresa:

CMV: utilizado para empresas que vendem mercadorias.

CPV: utilizado para empresas que produzem e vendem produtos.

CSP: utilizado para empresas que prestam serviços.

  1. Diferencie: custos diretos e custos indiretos.

R: Custos diretos: podem ser facilmente identificados e ligados a um produto ou serviço específico, pois estão relacionados ao processo de produção ou prestação de serviço, incluindo o custo dos materiais, mão de obra direta e outros custos associados diretamente à produção ou prestação de serviço.

Custos indiretos: não podem ser diretamente associados a um produto ou serviço específico, pois estão relacionados aos custos gerais da empresa, como aluguel, energia elétrica, água, telefone, segurança, administração, contabilidade e outros custos indiretos relacionados à produção ou prestação de serviço.

  1. Diferencie: custos fixos e custos variáveis

R: Custos fixos: são aqueles que não variam com o volume de produção ou prestação de serviços da empresa, são despesas que a empresa tem que arcar independentemente de estar produzindo ou prestando serviços. Exemplos: aluguel, salários fixos, seguros e entre outros. Esses custos não estão diretamente relacionados ao volume de produção ou na prestação de serviços da empresa, indiferentemente que a empresa aumente ou diminua a produção, eles permanecerão os mesmos.

Custos variáveis: são aqueles que variam proporcionalmente ao volume de produção ou prestação de serviços da empresa, estão relacionados ao processo de produção ou na prestação de serviços.

Exemplos: custo de matérias-primas, comissões de vendas, embalagens e entre outros. Quando a produção ou a prestação de serviços aumentam, os custos variáveis também aumentam.

  1. Em qual situação um custo variável pode ser visto como fixo?

R: Ele pode ser visto em curto prazo ou em um intervalo de produção limitado, iso é quando existe um contrato de longo prazo para fornecer um grande volume de um produto/serviço.

 Nesses casos, a empresa pode manter um nível mínimo de produção ou na prestação de serviços para atender ao contrato, deixando os custos variáveis temporariamente como custos fixos.

  1. Em qual situação um custo fixo pode ser visto como variável?

R: Ele pode ser visto quando a empresa precisa fazer investimentos adicionais para aumentar sua capacidade de produção ou na prestação de serviços. Os custos fixos podem ser vistos como variáveis, pois eles serão  necessários para gastos extras aumentando a produção/prestação de serviço.

  1. Diferencie: despesas fixas e variáveis.

R: Despesas fixas: são aquelas que são necessárias para manter a estrutura da empresa, independentemente do nível de atividade.

Exemplo: aluguel, salários administrativos e entre outros.

Despesas variáveis: estão diretamente relacionadas à quantidade produzida ou volume de serviços prestados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com