TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Custo de produção é um dos custos mais importante na microeconomia

Por:   •  25/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – Uniderp

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Nome: Amanda Carolina Olson Bezerra

                                                     RA:      3070248292

                     Série:   3° Semestre

                                Curso: Ciências Contábeis

                                                     Tutor: Wilsiene

                            São José dos Campos

                                           2017

PASSO 1

O que seria custo de produção?

O custo de produção é um dos custos mais importante na microeconomia, pois nele pode-se fornecer aos empregadores melhores resultados econômicos visando suas linhas de produção. O calculo de custos é uma ferramenta muito utilizada que serve de base para as empresas nas decisões gerenciais em curto prazo e para medir a sustentabilidade do empreendimento em longo prazo.

A função do custo total, esta relacionada ao gasto total da produção de mercadoria ,que será a soma total de todos os gastos que serão gerados ,tanto na produção quanto na comercialização dos produtos, como por exemplo: matéria-prima, salário, impostos, maquinário utilizado entre outros. Esta função de custo é definida pela fórmula CT= CF + CV x Q onde:

CT= Custo Total

CF= Custo Fixo

CV= Custo Variável

Q= Numero de quantidade (unidade de produto)

Os custos fixos são aqueles que não sofrem alterações de valores caso ocorra algum aumento na produção ou na diminuição da produção, eles são completamente independentes do nível de atividade exercida pela empresa.

Exemplo:

Vigilância e Segurança

Limpeza e Conservação

Salários

Alugueis

Contribuições

Já no custo variável ocorrem variações de acordo com o nível de produção e atividades. Os seus valores são completamente dependentes da quantidade produzida ou da quantidade de vendas efetivas feita em determinado período.

Exemplo:

Comissões de vendas

Matérias-primas

Insumos produtivos (agua, energia).

Os custos da sua empresa de celulose equivalem aos dados informados que estão abaixo:

Custo Fixo (CF): R$ 100.000,00

Custo Variável por unidade (CV): R$ 20,00

Como pode-se ver pelas informações dadas, a sua empresa teve variações na produção nos últimos meses, então para que se tenha o resultado desejado será necessário multiplicar a quantidade de produção de cada mês com o custo variável por cada unidade.

Ao se obter o valor da variável de cada mês será necessária a seguir a somatória do custo da variável com o custo fixo.

[pic 1]

Pelo calculo acima podemos ver que quanto mais for produzido maior será o resultado do custo total de sua empresa, pois o custo variável que ocorre dificilmente será o mesmo da anterior.

PASSO 2

O objetivo da demonstração do resultado de exercício ou DRE é apresentar de forma resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de atividades realizadas de um determinado período que normalmente se refere a um período de 12 meses para fins legais, mas normalmente são feitos mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

Essa demonstração contábil destina-se a verificar o resultado liquido, através do confronto despesas, receitas e custos. Uma das obrigações das empresas, mesmo empresa de pequeno porte ou microempresas todas sem exceção são obrigadas a fazer a DRE.

              [pic 2]

Pode se ver que pelo resultado adquirido na demonstração do resultado de exercício a empresa obteve lucro parcialmente bom, mas observa-se alguns gastos excessivos, um exemplo são as suas devoluções de vendas que possivelmente são por erros de entrega ou produtos danificados, deve se ficar em alerta para tal acontecimento pois esses valores, se não forem sempre verificados com máximo de atenção, a tendência é somente aumentar e consequentemente a empresa começar a ter  prejuízo ao invés de lucro.

PASSO 3

O que seria a sustentabilidade?

A sustentabilidade esta relacionada ao desenvolvimento material e econômico, que visa a suprir as necessidades do ser humano sem agredir ao meio ambiente e comprometer futuras gerações e os recursos naturais, para ter a garantia de um desenvolvimento sustentável.

Para que serve a sustentabilidade empresarial?

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que a empresa toma, tendo como foco o desenvolvimento sustentável da sociedade e o respeito com o meio ambiente. A empresa será considerada sustentável ambientalmente e socialmente, somente se ela adotar atitudes éticas e práticas que visam o crescimento econômico sem prejudicar o meio ambiente e em colaboração com o desenvolvimento da sociedade.

Para que a empresa possa mostrar o progresso dos empreendimentos, elas passaram a elaborar um relatório de sustentabilidade, lembrando que ao se publicar um relatório de sustentabilidade, não indica se são ou não sustentáveis. Esses processos podem indicar tanto de forma positiva quanto negativa.

Mas para que serve o relatório de sustentabilidade?

O relatório de sustentabilidade serve como uma ferramenta para que a empresa consiga identificar o que esta ajudando ou prejudicando em relação ao desenvolvimento sustentável e também serve para mostrar ao publico interessados, que são chamados de stakeholders, as ações sócio ambientais do empreendimento.

Qual a importância do relatório de sustentabilidade?

Segundo Ernst Ligteringen presidente da Global Reporting Initiative, o relatório de sustentabilidade é um processo que será divulgado periodicamente em forma de relatórios onde envolveram na identificação, mensuração e divulgação do desenvolvimento sustentável. Com isso as empresas conseguem desenvolver estratégias de gestão voltadas para o amanhã, que podem ter impactos positivos ou negativos, melhorar o dialogo entre acionistas e auxiliar na identificação de riscos voltados a sustentabilidade e ajudar na forma de pensar mostrando a importância da empresa não voltada somente para o financeiro, mas também no econômico, social e ambiental.

Mais de 60 países seguem as diretrizes de desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade e importância, algumas dela são:

Vale S.A uma mineradora multinacional brasileira e das maiores operadoras de logística do país mostra a sua preocupação com o meio ambiente, como ela diz: “Sustentabilidade é um dos nossos pilares estratégicos. Buscamos respeitar a diversidade, privilegiar a saúde e segurança dos nossos empregados e estabelecer uma relação aberta e de desenvolvimento com as comunidades onde atuamos. Desde 2007, acionamos, anualmente, mais de mil empregados ao redor do mundo para coletar informações e construir o nosso Relatório de Sustentabilidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (266.1 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com