TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.133 Palavras (33 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 33

                                                      [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

FACULDADE DE NÉGOCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (FACNET)

POLO: TAGUATINGA - DF

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSIONAL 8º PERÍODO

AUDITORIA

PROFESSOR EAD: Ms. DIRCEU CARNEIRO DE ARAÚJO

CONTABILIDADE AVANÇADA II

PROFESSOR EAD: WAGNER LUIZ VILLALVA

CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFROMAÇÕES GERENCIAIS

PROFESSOR EAD:  Me. HUGO DAVID SANTANA

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E MERCADO DE CAPITAIS

PROFESSOARA EAD: RENATA M.G. DALPIAZ

PERÍCIA, ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO

PROFESSORA EAD: DEISE LIMA MARTINS

TUTOR EAD: RENATO NÓBREGA

ALUNA: MARISA DE JESUS DA COSTA

RA: 9788429228

Taguatinga 20/11/20177

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ...02

2- DESENVOLVIMENTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . ..02

2.1 passo 01. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . .02.

2.1.1 Planejamento/plano/programa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 03.

2.2- Passo 2. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . .06

2.3 – Passo 3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . .14

2.4- Passo  4. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . 20

2.5 – Passo 5. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .22  

3- CONCLUSÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .26

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . 26  

1.INTRODUÇÃO

No mundo em que o desenvolvimento está cada vez mais avançado e com exigências de mercado, as empresas estão sempre em busca de alcançarem metas e propósitos. Ao mesmo tempo estão percebendo, cada vez mais, que as fraudes não são exclusividade de determinadas empresas ou determinados ramos de negócios. Em qualquer tipo de organização elas agridem: desde as grandes até as micro, com ou sem fins lucrativos. Isso porque ainda há alguns indivíduos, que as administra ou simplesmente nelas trabalham, não entenderam ainda, o segredo da honestidade que gera a harmonia e confiança que aliados ao trabalho em equipe gera prosperidade.

Vivemos num mundo de globalização, onde as organizações enfrentam não mais uma concorrência local, regional ou nacional, mas a nível mundial. Nesse contexto, cada esforço e economicidade realizada nos processos produtivos fará grande diferença, como também, cada erro, falha, desvio, desperdício será um fardo pesado para suportar.

DESENVOLVIMENTO

Passo 1  AUDITORIA

Planejamento/Plano/Programa

O planejamento é a etapa fundamental para o sucesso do trabalho do auditor interno, sendo imprescindível que seja alocado o tempo adequado para sua realização. A tentativa de abreviar o tempo destinado ao planejamento muitas vezes redunda em problemas na execução, que poderão provocar acréscimo no tempo total de realização do trabalho, além de repercussões negativas em sua qualidade. A Unidade de Auditoria Interna, no seu esforço de planejamento, poderá contar com recursos externos nos casos em que se verificar a necessidade de conhecimentos adicionais ou outro domínio de técnicas, matérias e metodologias.

As prioridades do planejamento anual das atividades da Unidade de Auditoria Interna serão fundamentadas em análise de riscos, consistente com os objetivos da Companhia. É um plano de ação detalhado e se destina, precipuamente, a orientar adequadamente o trabalho do auditor interno, facultando-se lhe, ainda, sugerir oportunamente complementações quando as circunstâncias o recomendarem.

O programa de auditoria é uma definição ordenada de objetivos, determinação de escopo e roteiro de procedimentos detalhados, destinado a orientar a equipe de auditoria; configura-se na essência operacional do trabalho de auditagem relativamente a uma área específica da Companhia ou à gestão de determinado sistema organizacional e deve estabelecer os procedimentos para a identificação, análise, avaliação e registro da informação durante a execução do trabalho.

2.1.1- A Empresa Modelo S.A. implantou recentemente o setor de Auditoria Interna, e fui convidada a preparar o primeiro plano de Auditoria Interna da organização, que deverá contemplar todas as áreas da empresa.

a) Carta de contratação número 001/2017, tendo por base se as estruturas das Demonstrações Financeiras são aceitáveis; a administração reconhece sua responsabilidade: de preparar as Demonstrações Financeiras; primária pelos controles internos, por erros ou fraudes; de fornecer acesso de todos os locais, fatos e documentos da empresa necessários aos Trabalhos de Auditoria.

b) Entrevistas internas: busca de dados públicos da empresa e do setor, fornecimento dos controles internos. Materialidade: estabelecer um nível máximo e um nível mínimo para os valores encontrados nas Demonstrações Financeiras do passado e pelos parâmetros das demonstrações financeiras do setor.

d) Avaliação dos controles internos: faz parte do trabalho a responsabilidade de verificar se os controles internos da empresa são seguros para reduzir os riscos de auditoria.

e) Definição dos riscos de distorções: o risco de auditoria é determinado, basicamente, por três fatores: o risco inerente, o risco de controle e o risco de detecção. (PEREZ JUNIOR, 2012).

f) Resposta aos riscos de distorções: estabelecer os procedimentos adequados para enfrentamento dos riscos de auditoria identificados. Define a época de aplicar os procedimentos, a extensão dos trabalhos, a equipe.

g) Conclui-se com a definição do plano de trabalho/ auditoria que são as definições das responsabilidades de cada membro da equipe, tarefas.

2.1.2 – Estudo de caso__________________________________________________________

A Empresa Modelo S.A., atuante no segmento da produção de peças para automóveis, dispõe dos seguintes departamentos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.4 Kb)   pdf (332.3 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com