TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  10/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.308 Palavras (14 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

NOME ACADÊMICO

RA

Nayane Kelle Nogueira do Nascimento

6217941462

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Atividades Complementares; Contabilidade e Orçamento Público; Contabilidade Tributária; Gerenciamento Estratégico de Custos; Laboratório de Gestão Contábil; Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária.

Tutor à Distância: Ayron Vinícius Pinheiro de Assunção

                

SERRA TALHADA / PE

2018

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Atividades Complementares; Contabilidade e Orçamento Público; Contabilidade Tributária; Gerenciamento Estratégico de Custos; Laboratório de Gestão Contábil; Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária.

Tutor à Distância: Ayron Vinícius Pinheiro de Assunção

Trabalho desenvolvido para o curso de Ciências Contábeis, disciplinas norteadoras Atividades Complementares, Contabilidade e Orçamento Público, Contabilidade Tributária, Gerenciamento Estratégico de Custos, Laboratório de Gestão Contábil, Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 5º semestre 2018_02, sob orientação do tutor à distância Ayron Vinícius Pinheiro de Assunção.

SERRA TALHADA / PE

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

PASSO 01 – Determinação da margem de contribuição unitária e mix de produtos que maximiza o lucro        5

PASSO 02 – Fluxo de Caixa Projetado        8

PASSO 03 – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de Pernambuco        9

PASSO 04 – Definição do percentual que cada município recebe de ICMS pelo Estado e receita apresentada no orçamento e registrada na contabilidade        10

PASSO 05 – Convenção coletiva para trabalhadores do ramo de equipamentos eletrônicos e de informática        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

        


INTRODUÇÃO

        A Virtualmob é uma empresa que atua no ramo de equipamentos eletrônicos e de informática e está verificando a possibilidade de contratar os serviços de consultoria para que possa auxiliar e identificar e implantação de alguns controles e ferramentas gerenciais para que permitam analisar seu desempenho. Preocupada com a entrada de novos concorrentes nesse segmento, houve um despertar da empresa no que tange a maximização da utilização de seus recursos, a fim de identificar como anda seu negócio em relação a seus concorrentes e do mercado como um todo (INÁCIO, 2018).

        Diante disso, o presente Desafio Profissional tem como objetivo auxiliar os gestores de uma empresa modelo na implantação de ferramentas de controle gerencial e na solução de problemas identificando, dentre outros aspectos, ou reflexos da tributação e da mão de obra na composição dos custos da referida empresa e, ainda, como tais tributos retornam para a cidade em que a empresa está instalada, sob a forma da arrecadação do ICMS do Estado.

Cabe ressaltar a importância desse desafio que é de aplicar a interdisciplinaridade das matérias norteadoras deste semestre que busca relacionar conhecimentos relativos à área contábil com demais áreas de conhecimento. Através disso é possível propor soluções, por meio de instrumentos de apoio acadêmico e pesquisas realizadas, para desenvolver este trabalho.

        O presente desafio está dividido, além desta introdução, em cinco passos: no primeiro serão abordadas margem de contribuição unitária e mix de produtos; no segundo projeção de fluxo de caixa que a empresa pode utilizar para controlar suas movimentações financeiras; no terceiro passo é para identificar a alíquota de ICMS do estado de Pernambuco do segmento da empresa Virtualmob, benefício fiscal que as empresas podem usufruir e quanto o estado arrecadou de ICMS no ano de 2017; no quarto, a definição do indicador/percentual/montante que cada município recebeu de ICMS arrecadado pelo estado e como essa receita é apresentada no orçamento, bem como é registrada na contabilidade. No último passo, os principais pontos da convenção relacionada ao setor de produção, como piso salarial, benefícios e vantagens concedidas, reajustes. Por fim as considerações finais e referências bibliográficas.

DESENVOLVIMENTO

        Neste desenvolvimento serão abordados, de forma interdisciplinar, cinco passos cuja finalidade é de solucionar problemas propostos no contexto empresarial da Virtualmob, através dos conhecimentos em: contabilidade e orçamento público, contabilidade tributária, gerenciamento estratégico de custos, laboratório de gestão contábil, legislação social, trabalhista e previdenciária.

PASSO 01 – Determinação da margem de contribuição unitária e mix de produtos que maximiza o lucro

        Para essa etapa da consultoria, foi solicitada a empresa algumas informações básicas sobre sua estrutura geral de custos, bem como os custos envolvidos na fabricação de seus principais produtos, os roteadores wireless modelos MR101 e MR 102. O Quadro 1 representa os custos unitários do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com