TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.391 Palavras (22 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Alvorada/RS

Curso de Bacharel em Ciências  Contábeis

Janaína Hasperoy Lara – RA: 5280423223

DESAFIO PROFISSIONAL

Alvorada

2019


DESAFIO PROFISSIONAL

 

Como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação nas disciplinas de: Auditoria, Contabilidade Avançada II; Controladoria e Sistema de Informações Gerenciais; Instituições Financeiras e

Desafio Profissional apresentado ao curso de Ciências Contábeis Universidade Anhanguera Mercado de Capitais e Pericia Arbitragem e Mediação.

Tutora a Distância: Andrea Cuesta

Tutor Presencial: Felipe Muller

        

        Alvorada

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO4

DESENVOLVIMENTO5

1 - SOCIEDADE ANÔNIMA DE CAPITAL ABERTO 6

2-  IPO E OPA  10

3 - ARBITRAGEM 12

4 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 14

5 - COMITÊ DE AUDITORIA 17

CONSIDERAÇÕES FINAIS20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS22

INTRODUÇÃO

O Desafio está norteado pelas disciplinas Auditoria, Contabilidade Avançada II; Controladoria e Sistema de Informações Gerenciais; Instituições Financeiras e Mercado de Capitais e Pericia Arbitragem e Mediação. A relevância deste estudo se dá a partir dos dados que serão expostos após a análise das informações obtidas, isto é, este estando direcionado a apontar os principais fatores que influenciam no desempenho das vendas.

O presente estudo de viabilidade passou por algumas etapas para sua confecção. Embora não exista uma ordem rígida, nossa proposta é transformar uma empresa de estrutura societária de capital fechado para capital aberto, por meio de um IPO (Oferta Pública Inicial); com intenção de expansão de suas atividades e conquista de novos mercados.


DESENVOLVIMENTO

Uma S.A. pode ser constituída em forma de S.A. aberta (subscrição pública) ou fechada (subscrição privada). A constituição da S.A., seja ela aberta ou fechada, deve ser precedida da subscrição de, pelo menos, duas pessoas, de todas as ações que compõe o capital social da companhia, e do depósito em dinheiro, no Banco do Brasil S/A, de, no mínimo, 10% (dez por cento) do valor de emissão das ações. Tal valor será levantado pela companhia após sua constituição.

O sistema de controle é demonstrado por meio do desenvolvimento estratégico nas áreas de tecnologia a fim de aperfeiçoar o processo das atividades organizacionais e promover informações importantes para a tomada de decisão na organização.

A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.   Auditoria é o ato de constatar a licitude de títulos jurídicos e das convenções da empresa no âmbito de seu funcionamento ou de suas relações com fornecedores e clientes. 

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.


1- SOCIEDADE ANÔNIMA DE CAPITAL ABERTO

A atividade empresarial pode ser exercida ou explorada por empresário individual ou por meio de sociedades empresárias. No direito brasileiro, existem cinco tipos societários a disposição do empreendedor para se constituir sociedades empresárias, quais sejam: sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada, sociedade por ações e sociedade em comandita por ações. As mais utilizadas, sobretudo em decorrência da limitação de responsabilidade dos sócios ou acionistas, são a sociedade limitada e sociedade anônima.

Sociedade anônima- também chamada de companhia, pode ser do tipo fechada ou aberta, esta última deve ser obrigatoriamente registrada na CVM - Comissão de Valores Mobiliários. A companhia tem seu capital social dividido em valores mobiliários representativos de um investimento (as ações), cujos sócios têm, pelas obrigações sociais, responsabilidade limitada ao preço de emissão das ações que titulariam. A lei 6.404/76, conhecida como LSA (Lei das Sociedades Anônimas) estabelece que a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários (art.4º).

Empresa de Capital Aberto- é uma sociedade anônima cujo capital social é formado por ações – títulos que representam partes ideais – livremente negociadas no mercado sem necessidade de escrituração pública de propriedade. Como exemplos de empresas de capital aberto podemos citar: o Banco do Brasil e Petrobras.

Assim, as pessoas compradoras das ações são proprietárias apenas de uma parte proporcional da empresa e respondem por dívidas assumidas pelo corpo diretivo da empresa, o Conselho de Administração e os gerentes executivos ou diretores, os membros da Diretoria Executiva, apenas e tão somente em função do valor monetário da parte ideal quantificada pelas ações sob sua posse.

Quanto ao mercado e si, tem-se o denominado mercado de balcão (não organizado) que concentra as operações do mercado de capitais realizadas fora da bolsa de valores e de entidades do mercado de balcão organizado. Já o mercado de balcão organizado é o segmento do mercado de capitais que compreende as operações realizadas por meio de um sistema, mantido e normatizado por uma entidade, autorizada a operar pela CVM.

Quanto ao nome empresarial, a sociedade anônima obrigatoriamente deve adotar a denominação social, não lhe sendo possível usar firma (LSA art.3º.). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (243.6 Kb)   docx (102.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com