TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DO FILME: O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

DESAFIO PROFISSIONAL - MÓDULO C

Estratégia Executiva

Remuneração & Benefícios

Gestão do Conhecimento

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................................... 3

Estratégia Executiva........................................................................................................... 3

Remuneração & Benefício................................................................................................. 4

Gestão de conhecimento.................................................................................................... 5

Filme: “O homem que mudou o jogo” .............................................................................. 5

Conclusões......................................................................................................................... 6

Referências......................................................................................................................... 7


  1. Introdução

O trabalho a seguir, tem como base de estudo a análise das disciplinas Estratégia Executiva, Remuneração & Benefícios e Gestão do Conhecimento, correlacionadas ao Filme “O Homem que mudou o Jogo”. Além disso, serão observadas as lições do filme a fim de poderem ser incorporadas na empresa/organização.

Para tanto, este estudo está estruturado da seguinte forma: apresentação dos principais aspectos das disciplinas estudadas, resumo do filme, visando relacionar sua mensagem e conteúdo com os principais aspectos abordados nas disciplinas citadas acima.

  1. Estratégia Executiva

        Entende por Estratégia Executiva a exploração das qualidades, a partir do planejamento e movimento, para alcançar um objetivo. Em outras palavras pode-se dizer que um estrategista é aquela pessoa que sabe liderar, pensar e executar.

Fazer um bom planejamento sem dúvida,  levará a uma boa estratégia que, por decorrência, levará a melhores resultados viáveis e mediante isso, reduzimos os riscos, aumentamos as chances de sucesso.

Para Figueredo (1998) o processo de planejamento estratégico, serve para integrar a vasta gama de decisões e de ações que a gestão estratégica requer e se bem elaborado, o planejamento fornece à organização um "mapa de estradas" que facilita a iniciativa individual.

Assim a estratégia executiva é um processo que incide na apreciação dos pontos fortes da empresa e das oportunidades do ambiente, medidas que são acatadas positivas para que a empresa enfrente as ameaças, sendo de responsabilidade dos níveis altos da administração.

  1. Remuneração & Benefícios

A remuneração é considerada como um dos principais fatores que definem melhores empresas e melhores empregos. Considerando os diversos modos de recompensar pessoas, existe uma preocupação nas organizações relacionada à qual seria a melhor opção de pagar o empregado de forma justa. Para tanto, existe algumas empresas que procuram pagar o funcionário, levando em conta o conhecimento da missão, vista e valores institucionais. Chiavenato (2008) afirma ainda, que as organizações estão remunerando as pessoas pelos resultados alcançados. Os resultados são rateados entre a organização e as pessoas que ajudaram a alcançá-los. Melhor explicando, é um trabalho de equipe em busca do bem comum, ganhando ou perdendo, lucro e prejuízo são divididos.

Segundo Milkovick e Boudreau (2000),

“De um lado, os custos com pessoal precisam ser compatíveis com o preço dos produtos e serviços da empresa. De outro lado, a competição no mercado de trabalho para atrair e manter empregados produtivos cria uma pressão para oferecer pelo menos os mesmos benefícios que a concorrência”.

Outra questão considerável no que tange a valorização de colaboradores nas organizações, são os benefícios, pois, os mesmos representam vantagens indiretas sobre a remuneração. Em vários casos, são os benefícios que definem as conceituosas empresas para se trabalhar ou os melhores profissionais que exercem suas atividades nas mesmas.

Os benefícios são “gratificações” indiretas proporcionadas aos funcionários, seja por

meio de gratificação ou benefício social.

Entretanto, tanto os benefícios como as remunerações necessitam de estudo e cautela para sua aplicação e a política desses pagamentos deverão estar de acordo com as condições financeiras da empresa, os interesses dos colaboradores e a média salarial praticada no mercado para que não aconteçam irregularidades em sua prática.

  1. Gestão de conhecimento

Alguns autores afirmam que Gestão do Conhecimento é algo totalmente novo. A justificativa apresentada se auxilia na ocorrência de que é necessário o uso de metodologia e tecnologia da informação e da rede mundial de computadores para que uma empresa consiga desenvolver o processo com a amplitude desejada.

A Gestão do Conhecimento deve ser entendida como desenvolvimento de apreensões, estudos e práticas ocorridas dos campos da aprendizagem organizacional e influenciada pela Gestão.

  1. O Filme: “O homem que mudou o jogo”

O Homem que Mudou o Jogo é um filme norte-americano estrelado por Brad Pitti, Jonah Hill e Philip Seymour Hoffman. O filme foi produzido em 2011, dirigido por Bennett Miller, escrito por Steven Zaillian e Aaron Sorkin. O conteúdo do filme é baseado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game de Michael Lewis, que por sua vez é fundamentado na história verdadeira de Billy Beane, gerente geral do time de basebol do Oakland Athletics. Moneyball que se vê numa situação que precisa reunir um bom elenco, mas não possui um orçamento suficiente para ter chances dentro do esporte, mesmo nessa situação, se foca nas tentativas de Beane de criar um time competitivo para a temporada de 2002 de Oakland, apesar da situação financeira desfavorável da equipe, usando uma sofisticada análise estatística dos jogadores. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com