TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.207 Palavras (21 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

         

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

    DESAFIO PROFISSIONAL

CAMPO GRANDE – MS

MAIO 2017

[pic 2]

AURILEIDE GONÇALVES RAMOS - RA1299138061

                            DESAFIO PROFISSIONAL                                                                                                                            

Trabalho desenvolvido para obtenção de nota parcial do módulo – Desafio Profissional Anhanguera – Uniderp, sob a orientação em tutoria na área de CONTABILIDADE INTERNACIONAL – CONTABILIDADE  AVANÇADA I– CONTABILIDADE  GERENCIAL–COMPETÊNCIAS POROFISSIONAIS e NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS do Profº Orientador: Elton Dione de Souza.

Tutor presencial e da tutora a distância Profª.                                                                      Rafaela A. Vieira da Silva Anhanguera – Uniderp.

[pic 3]

  1. SUMÁRIO

 

[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

Abordaremos neste trabalho, o conhecimento do processo de convergência das normas contábeis aos padrões internacionais através da leitura dos artigos propostos, que trata da aderência às normas internacionais de contabilidade pelas empresas brasileiras, relatando os principais resultados.

Objetiva também, demonstrar a importância da análise das demonstrações  contábeis  na gestão das empresas, nas análises de créditos e investimentos.

Através da análise das demonstrações financeiras da companhia escolhida será estudado indicadores financeiros do exercício de 2016 expondo conceitos e aplicações dos principais indicadores financeiros que serão analisados.

Expõe-se um breve relato da história da Previdência Social no Brasil, e                         também, trata-se das principais diferenças entre as previdências públicas e privadas, suas classificações e os regimes previdenciários em funcionamento no Brasil, os tipos de renda e as fórmulas de cálculos previstas no plano de benefícios desses regimes.

[pic 5]

  1. PASSO 1

O principal objetivo da contabilidade é o de informar a seus usuários toda modificação no patrimônio líquido da entidade.

Na sociedade moderna, a contabilidade se reveste de uma importância ainda maior, pois vivemos num mundo globalizadao, onde os mercados se confundem e se intrelaçam, especialmente no campo financeiro. É comum vermos investidores comprando papéis de empresas de todo  canto do planeta. O investidor busca sempre ganho em suas aplicações, oferecendo, por outro lado, recursos para as companhias crescerem.

Percebe-se que, na atualidade a maioria dos países usa a contabilidade internacional e geram relatórios baseados nas normas da IFRS, buscando credibilidade e padronização. O público interessado em informações pode cruzar dados, calcular índices e projetar o futuro da empresa, minimizando os riscos de investir ou oferecer crédito a ela.

A harmonia das normas contábeis é um processo de extrema necessidade e relevância para as empresas que operam em diversos paísas e precisam transmitir informações a seus usuários. Os padrões e práticas contábeis entre os países se diferem.

O Brasil, devido ao processo de convergência às normas IASB é um país com sistema jurídico codificado, porém com legislação societária e normatização contábil com características de países com sistemas jurídicos baseados nos costumes.

O modelo adotado no Brasil passa por um regime de transição para a adoção completa das normas internacionais de contabilidade emitidas pela IASB.

Com a contabilidade internacional fica mais claro e transparente investimentos em empresas de capital aberto, percebendo-se a necessidade de harmoniação das normas contábeis.

[pic 6]

  1. PASSO 2

O CPC tem como objetivo o estudo, o preparo e emissão de Pronunciamentos Técnicos, suas interpretações sobre procedimentos de contabilidade societária e a divulgação de informações dessa natureza, para permtir a emissão de normas pelas entidades reguladoras brasileiras, visando a uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais.

As mudanças efetuadas representam um grande avanço para os procedimentos contábeis praticados no Brasil.

Identifica-se alguns critéros na legislação contábil brasileira, que vem passando por reformulação estrutural com a finalidade de harmonizar as normas do país ao padrão internacional de contabilidade (IFRS).

O direcionamento do CPC é para a convergência total com as normas produzidas pelo IASB.

As leis 11.638/07 e 11.941/09 introduziram definitivamente os padrões internacionais de contabilidade (IFRS) na legislação brasileira e pratica contábil.

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 18 (R2)

Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto

 Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 28 (IASB – BV 2012).

1 - Objetivo: O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer a contabilização de investimentos em coligadas e em controladas e definir os requisitos para a aplicação do método da equivalência patrimonial quando da contabilização de investimentos em coligadas, em controladas e em empreendimentos controlados em conjunto (joint ventures).

[pic 7]

 2 - Alcance: Este Pronunciamento deve ser aplicado por todas as entidades que sejam investidoras com o controle individual ou conjunto de investida ou com influência significativa sobre ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (257.4 Kb)   docx (263.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com