TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  1.572 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho teve um enfoque estratégico de negócio no âmbito do empreendedorismo, comportamento organizacional, gestão do conhecimento, técnicas de negociação e desenvolvimento pessoal e profissional. Essa literatura estará descrita detalhadamente nos passos solicitados conforme o desenvolvimento e avaliação do estudo de caso da empresa “Le Chef Gato:  criação e expansão de uma empresa de doces e chocolates ‘ finos”. A organização foi fundada em 2011 e com o sucesso dos produtos ofertados (doces e chocolates finos). A iniciativa tomada foi expandir o negócio. Porém, alguns problemas emergiram, tais como: Operacionais e de recursos humanos. Nessa conjuntura, foi apresentado sugestões para melhoria no processo logístico e qualificação da equipe. Em vista disso, o trabalho foi estruturado de acordo com as recomendações do desafio profissional e abordado respectivamente aspectos do modelo de negócio, problemas, negociações, concorrentes, desenvolvimento de pessoas, qualificação, estratégia e por último, consultoria. Dessa forma, a proposta de consultoria destacou algumas ações para eliminar a sobrecarga dos proprietários além de utilizar o marketing para expandir a marca, não somente para outras cidades, mas também para aumentar a rede de clientes locais. Portanto, a loja Le Chef Gatô apresentou uma abordagem sistêmica dos conhecimentos primordiais na gestão de empresa e gestão de pessoas.

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1: EMPREENDEDORISMO

Modelo de Negócio

        O modelo de negócio tem por objetivo apresentar os aspectos que compõem o empreendimento, como marca, serviços, produtos, concorrentes e entre outros. Nessa perspectiva, o negócio do casal Edinei e Cláudia se perfaz na marca “ LE CHEF GATÔ”, uma empresa instalada em São Paulo e cujos produtos fabricados são brigadeiros, coxinhas de morango, bolos, doces especiais (potinhos de chocolate e verrines) e produtos de época como ovos de páscoa e panetones. Além disso, a empresa disponibiliza serviços como venda online e delivery (entregas realizadas por um motoboy). O público-alvo é qualquer pessoa que aprecie os produtos oferecidos pela empresa e quanto aos concorrentes, os proprietários assim consideram as seguintes empresa: Brigaderia, a São Brigadeiros e Kopenhagen.

        A primeira e a segunda têm atuação constante em São Paulo e na região metropolitana, a segunda no âmbito nacional. No que tange a estrutura organizacional, Edinei se destaca como chefe de cozinha, tendo como responsabilidade a produção e o desenvolvimento de novos produtos, dois funcionários para auxiliar na cozinha e dois atendentes. Já que no que compete a sua esposa Cláudia, as atividades se perfazem no âmbito do setor administrativo e suporte operacional. Contudo, os empreendedores mantinham a ideia de crescimento do negócio embora tivesse alguns empecilhos como escassez de capital e capacidade de expansão restrita devido as questões administrativas e operacionais. Nesse sentindo, Dornelas (2012), esclarece:

A falta de planejamento aparece em primeiro lugar como a principal causa para o insucesso, seguida de deficiências de gestão (gerenciamento do fluxo de caixa, vendas/ comercialização, desenvolvimento de produto etc.) [...] o que se aconselha aos empreendedores é a capacitação gerencial contínua, a aplicação dos conceitos teóricos para adquirirem a experiência necessária (DORNELAS, 20 12). ”

 

Em vista disso, o estudo de caso apresentado pelo desafio profissional não mencionou se o casal realizou algum curso referente ao empreendedorismo ou gestão de negócios, no entanto, apesar das restrições citadas acima não impede que abram o negócio e que tenham sucesso. Dessa forma, a ideia de administrar sua própria empresa persistiu durante décadas e nesse período Edinei trabalhava com investimentos de banco. Então, começou a fazer doces como hobby e assim, em 2011 sua primeira doceria foi inaugurada em Paraiso, bairro considerado de classe média alta na cidade de São Paulo. Por conseguintes, o planejado era que a abertura da mesma fosse na Páscoa de 2011, no entanto, a loja não tinha ficado pronta a tempo, sendo sua inauguração em junho do ano referido. Nessa perspectiva, a marca da empresa aliou o gosto da esposa por gatos e do marido por bolo (gâteau na França), então o trocadinho de bolo e gato além da admiração de ambos pela França, resultou na marca “Le Chef Gatô). Dessa forma, a demanda da empresa cresceu e em 2012 Cláudia decidiu deixar a organização em que trabalhava para auxiliar o marido na empresa.

PROBLEMAS

        Alguns empreendedores almejam expandir os negócios logo que a matriz obtém sucesso nas vendas. Porém, se torna necessário atentar para os riscos que correm caso não seja uma expansão bem planejada. Foi o caso da Le Chef Gatô em que recebeu propostas de expansão, no entanto, a variedade de produtos cresceu exorbitantemente, por exemplo, as 10 opções de brigadeiros cresceram para mais de 70.  Como consequência os problemas emergiram no âmbito do gerenciamento do processo, rotinas administrativas e burocráticas, preço dos produtos, mão-de-obra, atendimento aos clientes, controle de estoque inadequado além de manutenção, limpeza, matéria-prima e produtos desperdiçados (NOGUEIRA, 2018).

Nesse sentido, a falta de pessoal para atender uma demanda maior com uma variedade de produtos maiores ocasionou os demais problemas, afinal, o tamanho do negócio pode se medir pela procura dos clientes, ou seja, sua demanda. Vale ressaltar que o local da empresa tem 40m² divididos entre escritório, loja e produção. Por isso, uma alternativa para esse problema seria superar os pontos fracos da matriz para abrir filial depois. A primeira sugestão poderia ser de realizar um portfólio de produtos, “dar conta” desses pedidos e observar se será favorável criar novos produtos, pois isso implicaria no aumento de trabalho. Logo, seria necessário contratar funcionários a fim de atender a de manda. Outras sugestões poderiam ser de ampliar o espaço da organização se possível, mudar para um local maior ou abrir uma filial como ponto estratégico para distribuição dos produtos (delivery).

PASSO 2: NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

NEGOCIAÇÃO

Em 2013 a Le Chef Gatô recebeu um convite que vem ao encontro da expansão de sua marca, pois se refere a abertura de uma loja no shopping D & D, cujas atividades se referem a decoração e móveis para o lar e está situada em São Paulo, em que as classes predominantes são médias alta e alta. Em virtude disso, a empresa de Edinei recebeu mais duas oportunidades naquele ano para abertura de mais duas empresas, favorecendo as pessoas de alto poder aquisitivo. Nessa perspectiva, as empresas se encontravam na zona leste de São Paulo e embora fossem ambientes pequenos, eram muito aconchegantes. Nesse sentido, a vitrine chamava atenção pela de coração farta de produtos recém-fabricados. Portanto, Edinei poderia ampliar parcerias divulgando seu trabalho e com isso precisaria contratar serviços especializados de marketing. Em relação aos fornecedores, se tiver histórico de credibilidade poderá oferecer acordo de exclusividade para compra de determinados produtos. Assim, em termos de negociação Martinelli, Ghisi e Martins ressaltam que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com