TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

        Este trabalho relata sobre o município vale da felicidade povoado por descendentes de imigrantes poloneses, um local bem turístico que contém passeios semanais como o tradicional  Maria Fumaça, além do passeio de trem que e uma ótima opção para conhecer os pontos turísticos desse município mostrando assim sua beleza.                                                                                          

        No centro da cidade são encontrados diversos estabelecimentos um deles e da Sr. Irena Partala, viúva, sem filhos que vive na casa dos fundos com seus pais já de idade, apesar da ótima localização do estabelecimento seu restaurante e o menos freqüentado tanto por turistas como habitantes,  devido a comida que e oferecida que e sempre a mesma não modificando o cardápio, a ornamentação tanto fora como dentro, o mal atendimento aos clientes e poucos funcionários, sendo que nos outros restaurantes tem diversos tipos de comida um bom atendimento e outras coisas que está em falta no seu estabelecimento.

        Um dos grandes problemas que Irena também vem freqüentando e está  prejudicando seu estabelecimento e a questão dela mesma realizar as compras e atividades administrativas da empresa sem nem uma formação, e se redobrar nos finais de semana no caixa na limpeza e nas atividades da cozinha sendo assim não sobrando tempo para descansar.

PASSO 1

PASSO 2

O que é um plano de negócios?


       Basicamente um Plano de Negócios é um estudo, seguido de um projeto no qual o empreendedor aprofunda seus conhecimentos na empresa, traça metas e objetivos e define uma forma de alcança-los, ele ajuda a prevenir possíveis insucessos, fazendo com que assuma somente riscos moderados, além de ser um documento essencial para a visibilidade do futuro da empresa. É um documento onde são registrados, por escrito, os objetivos do negócio e quais passos deverão ser tomados para que esses objetivos sejam alcançados. Esse planejamento irá permitir que os erros sejam ajustados e as alterações sejam feitas, para evitar que esses erros sejam cometidos no mercado.
    De acordo com Prado (2011) o plano de negócio deve conter dez etapas: Capa, Sumário, Sumário Executivo, Descrição da Empresa, Produtos e serviços, Mercado e competidores, Marketing e Vendas, Análise Estratégica, Plano financeiro, Anexos. 
    O plano irá permitir que o empreendedor avalie e tenha conclusões sobre a possibilidade de abrir, manter ou ampliar o seu negócio, de acordo com as necessidades de mercado, favorecendo a busca por informações mais detalhadas sobre o ramo de atividade, os produtos e serviços oferecidos, os fornecedores, a clientela, os concorrentes e principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio. 
    Todo empreendedor deve pensar no plano como uma ferramenta que irá auxiliá-lo no planejamento do seu negócio e não como uma obrigação. Durante o planejamento, as etapas podem ser revisadas a qualquer momento, permitindo a atualização do plano para garantir que a execução da estratégia de negócios ocorra de maneira adequada e satisfatória. De acordo com Bispo                                                                                                                                              

      O plano de negócios pode ser utilizado também em empresas já constituídas. Ele ajudará o empresário a entender a situação da empresa, ou seja, onde ela se encontra em termos de participação de mercado, tecnologia utilizada, situação financeira, entre outros fatores que poderão identificar áreas de melhoria da qualidade da gestão da empresa.


Como é feito um plano de negócios?
     O plano de negócios inicia-se com uma análise detalhada da empresa, suas falhas, seu mercado, suas estratégias e seus planejamentos, ele é na verdade uma retrospectiva do que a empresa já viveu ou do que o empreendedor quer iniciar, a partir daí vem o início de uma melhor gestão, visando entender as necessidades e deficiências da empresa, seus pontos fortes e fracos, onde investir, de qual forma, reduzindo custos e aumentando a sua produção.

Como utilizar o plano de negócio?
       No caso específico do restaurante SMAK, a empreendedora Dona Irena Partala poderia utilizar um plano de negócios para entender onde estão ocorrendo as falhas e os motivos pelos quais não está havendo progresso no seu negócio. Sendo assim, poderia melhorar seus investimentos, aumentar o seu lucro e colocar em prática o que estiver estabelecido em seu planejamento. 
      A prática do planejamento poderia levar a empreendedora a organizar melhor suas atividades e tornar o seu estabelecimento mais produtivo. 
falta de planejamento em todos os setores da empresa, pois a proprietária não possui conhecimento suficiente para realizar um planejamento adequado; insuficiência de funcionários, o que leva a proprietária a exercer várias atividades paralelas; identificação inadequada na faixada do restaurante, pois a presenta apenas o seu nome sem apontar o ramo de atividade; ausência de cardápio que apresente outros pratos que não sejam típicos da Polônia; não existência de trabalho em equipe, já que ocorre uma resistência por parte da proprietária; falha no pagamento de fornecedores, devido à proprietária estar muito atarefada, às vezes ocorre um esquecimento dos pagamentos na data definida.
    Entre as fraquezas detectadas no negócio da senhora Irena Partala está a falta de inovação, que é um ponto fundamental para o seu desenvolvimento, pois Drucker destaca que inovação é uma importante característica de um excelente empreendedor:

PASSO 3

FORÇAS

          (Ambiente Interno)

 Quais os pontos fortes do              restaurante?

Exemplo: Boa localização, comida típica polonesa, decoração e arquitetura rústica, cozinheiro experiente.

FRAQUEZAS

                     (Ambiente Interno)

  Quais os pontos fracos do restaurante?

Exemplo: Cardápios escritos à mão em língua polonesa, garçom inexperiente e com problemas de saúde, cardápio sem muita opção, acúmulo de funções sobre a proprietária, desorganização financeira e administrativa

(Ambiente Externo)

(Ambiente Externo)

OPORTUNIDADES

(Ambiente Externo)

OPORTUNIDADES                                                           (Ambiente Externo)                                                         Quais as possibilidades observadas para o restaurante gerar receita?

Exemplo: Aumento significativo de turistas na região, boa localização (ponto turístico), turistas desembarcam em respectivo horário de almoço, experiência do cozinheiro.

                AMEAÇAS

      (Ambiente Externo)

Quais as possibilidades observadas para o restaurante perder receita?

 Exemplo: Crescimento significativo de restaurantes na região, pouco freqüentado, grandes concorrências, pouca publicidade.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (752.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com