TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional L&C Construção

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

                                [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Ciências Contábeis

1º semestre

Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais,

 Responsabilidade Social e Meio Ambiente

 

DESAFIO PROFISSIONAL

Projeto de práticas sustentáveis para a empresa L&Construções.

        

Osasco, 04 de novembro 2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

OBJETIVOS GERAIS 4

OBJETIVOS ESPECÍFICOS4

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA5

IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE6

Tabela de Sustentabilidade Econômica7

Tabela de Sustentabilidade Ambiental8

Tabela de Sustentabilidade Social9

Relatório do Programa de Sustentabilidade10

CONCLUSÃO13

BIBLIOGRAFIA14



INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje muito se tem falado em Sustentabilidade, praticas sustentáveis, aquecimento Global e responsabilidade social. Sabemos que a SUSTENTABILIDADE é o caminho do equilíbrio em que o Social, o Econômico e o Ambiental se somam para vivermos em uma sociedade melhor para todos. Para que algo seja considerado “sustentável” deve atender os 3(três) pilares da Sustentabilidade devendo ser Economicamente Viável, Socialmente Justo e Ambientalmente Correto.

A Empresa L&Construção atua no mercado desde 1983 na área da construção civil de casas populares no Estado de Sergipe e conta com uma equipe de aproximadamente 230 colaboradores, a empresa tem por Gerente de Negócios o Sr. Manoel. Nosso papel neste desafio será o de elaborar um Programa de Sustentabilidade para a empresa L&Construção, onde o mesmo tenha como seu foco principal o Ganho em termos de Lucro, valorização da marca, respeito às pessoas e conservação do Planeta.

Nosso plano de trabalho esta focado na iniciativa do Gerente de Negócios Sr. Manoel, em repensar praticas adotadas pela empresa, e em contribuir com novas ideias de praticas ambientais introduzindo na área urbana um novo conceito de Habitação e construção buscando qualidade de vida e um menor impacto ao meio ambiente.


OBJETIVOS GERAIS:

  • Favorecer a aprendizagem
  • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
  • Promover o estudo dirigido à distância.
  • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
  • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
  • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
  • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.
  • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver capacidade para elaborar, programar e consolidar projetos em organizações.
  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo, atuar preventivamente, e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.
  • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, revelando-se um profissional adaptável.
  • Contribuir com ideias para o programa de sustentabilidade.
  • Valorizar a marca, aumentar o lucro e a competitividade.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Neste desafio abordaremos temas que estão indiretamente ligados.

Em responsabilidade social observamos que as mudanças climáticas, o aquecimento global e a emissão dos gases do efeito estufa são consequências da má conservação do meio ambiente. A ganância do homem, a busca por lucratividade e conforto custou muito caro para nossa natureza.

Hoje, nosso planeta pede socorro, nossas reservas, nossos animais estão cada vez mais extintos. Apenas com conscientização, incentivo e força de vontade e conhecimento podemos mudar o quadro desta história.

Com cultura e investimento as pessoas poderão enxergar o quão devastadores temos sido para nosso planeta.

Se as empresas adotarem medidas sustentáveis, como a utilização de material reciclável, a economia de energia e água verão o impacto positivo que causará na vida financeira de suas organizações. Ao implantarem tais mudanças veremos empresas mais rentáveis, mais lucrativas, funcionários bem capacitados e valorizados, e o principal preocupado com a preservação do meio ambiente.

Para tratar das questões relacionadas à sustentabilidade, temos que analisar os aspectos sociais, ambientais e econômicos que devem estar em perfeita harmonia.

Sustentabilidade social visa o bem estar da sociedade como um todo, oferecendo qualidade de vida para a população.

Sustentabilidade ambiental tem como objetivo amenizar os impactos ambientais ocasionados pela poluição, desmatamento e o uso desmedido dos recursos naturais.

Sustentabilidade econômica está ligada diretamente à lucratividade, consumo de bens e produção das organizações sem devastar a natureza.

Economia verde é um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que ao ser aplicado em um determinado local, possa gerar o desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social. 


IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE

A construção civil é um dos setores mais produtivos do país, gerando empregos diretos e indiretos, mudando a economia e proporcionando a população mais conforto e lindas paisagens com seus imensos projetos. Por outro lado vemos o quanto à construção civil tem impactado o meio ambiente, sendo um dos maiores destruidores de nossos recursos naturais.

Vemos consumo exagerado de água e energia, a exploração do solo para a captação de matéria prima para fabricação de cimento, pedra e entre outros. A contaminação do solo e do ar com a emissão dos gases do efeito estufa e a liberação do carbono.

A expansão urbana fez com que diminuísse a área verde e consequentemente acabando com o habitat natural dos animais. Hoje é comum vermos animais circulando em locais totalmente urbanos em busca de abrigo e alimento.

Os resíduos da construção civil têm impactado muito o meio ambiente, mas esses impactos podem ser diminuídos se descartado em locais adequado e reaproveitando materiais que são recicláveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (434 Kb)   docx (97.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com